🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Sustentabilidade e Empresas

Sustentabilidade

Original Teachy

Sustentabilidade e Empresas

Objetivos (15 - 20 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Familiarizar os alunos com a relação entre sustentabilidade e empresas, permitindo-lhes compreender como as práticas de sustentabilidade podem ser integradas nas operações de uma organização para minimizar efeitos adversos no meio ambiente, economia e sociedade.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver a capacidade dos alunos para analisar e desenvolver uma estratégia de sustentabilidade que esteja alinhada com os objetivos gerais de uma organização. Isso incluirá o entendimento das regulamentações e diretrizes de sustentabilidade, a capacidade de conduzir uma avaliação de impacto ambiental e a gestão das expectativas dos stakeholders.

  2. Ensinar aos alunos como as empresas podem se beneficiar da economia verde ou circular e como implementar essas práticas em suas operações, além de elaborar relatórios de sustentabilidade de acordo com as normas aceitas internacionalmente.

  3. Incutir nas mentes dos alunos a importância da diversidade cultural e ética na prática da sustentabilidade, e como promover a equidade e a justiça por meio de práticas sustentáveis.

  4. Desenvolver habilidades de liderança, comunicação e análise para que os alunos possam liderar e comunicar iniciativas de sustentabilidade e analisar dados e relatórios relacionados à sustentabilidade de maneira significativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior: Começaremos o nosso dia relembrando o conteúdo da aula anterior, "Sustentabilidade e Inovação". Isso é fundamental para que possamos nos aprofundar nos tópicos de hoje, pois a inovação é uma ferramenta crucial para a implementação de práticas sustentáveis nas empresas.

  2. Situações-Problema: Para começar a explorar o assunto, apresentaremos duas situações hipotéticas. A primeira, uma empresa que lida com a produção de resíduos tóxicos e está procurando maneiras de minimizar seu impacto ambiental. A segunda, uma empresa que deseja implementar práticas de economia circular, mas tem dificuldade em convencer seus stakeholders sobre os benefícios a longo prazo dessa mudança.

  3. Contextualização: Discutiremos a importância do tema "Sustentabilidade e Empresas" no mundo real, destacando como as práticas sustentáveis podem não apenas minimizar os danos ao meio ambiente e à sociedade, mas também promover o crescimento econômico e a competitividade das empresas.

  4. Quebra-Gelo: Para chamar a atenção dos alunos, compartilharemos dois fatos interessantes. Primeiro, a história da Patagonia, uma empresa que doa 1% de suas vendas para a restauração e proteção do meio ambiente natural. Em segundo lugar, a curiosidade de que a economia circular poderia gerar $4,5 trilhões de novos rendimentos econômicos até 2030, de acordo com a Fundação Ellen MacArthur.

Esta introdução dará aos alunos uma base sólida para entrar no tópico mais aprofundado de "Sustentabilidade e Empresas", e como a sustentabilidade pode ser uma estratégia eficaz para o crescimento econômico.

Desenvolvimento (50 - 60 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores (10 - 15 minutos)

  1. Incentivar os alunos a compartilharem os conceitos de sustentabilidade que aprenderam nas aulas anteriores.
  2. Abordar quaisquer mal-entendidos ou conceitos equivocados que possam surgir.
  3. Realçar a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade no mundo dos negócios.

Apresentação da Teoria (15 - 20 minutos)

  1. Introduzir os princípios fundamentais de sustentabilidade e como eles se aplicam às empresas.
  2. Explicar a relação entre a sustentabilidade e as operações de negócios.
  3. Discutir as regulamentações, diretrizes e normas de sustentabilidade que as empresas devem seguir.
  4. Fornecer uma visão geral da gestão de stakeholders, avaliação de impacto ambiental e relatórios de sustentabilidade.
  5. Explorar o conceito de economia verde e circular e como as empresas podem se beneficiar dessas práticas.

Atividades Práticas (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Estudo de Caso

  1. Dividir os alunos em grupos e fornecer a cada grupo um estudo de caso de uma empresa real que implementou práticas de sustentabilidade em suas operações.
  2. Instruir os alunos a analisar o estudo de caso, identificar as práticas de sustentabilidade utilizadas, avaliar o impacto dessas práticas e discutir como elas podem ser aplicadas em outros contextos de negócios.
  3. Permitir que cada grupo apresente seus achados e discussões.

Atividade 2: Simulação de Avaliação de Impacto Ambiental

  1. Fornecer aos alunos um cenário hipotético de uma empresa que planeja implementar uma nova operação de negócios.
  2. Instruir os alunos a conduzirem uma avaliação de impacto ambiental para o cenário, considerando os potenciais efeitos negativos e positivos no meio ambiente.
  3. Orientar os alunos a desenvolverem uma estratégia de mitigação para qualquer impacto negativo identificado e discutir como a empresa pode promover impactos positivos.

Materiais Necessários:

  1. Estudos de caso de empresas que implementaram práticas de sustentabilidade.
  2. Cenários hipotéticos para a simulação de avaliação de impacto ambiental.
  3. Papel e canetas para anotações e desenhos.

As atividades práticas permitirão aos alunos aplicar a teoria que aprenderam na prática, aprimorando sua compreensão do tema "Sustentabilidade e Empresas".

Retorno (15 - 20 minutos)

Revisão da Teoria e das Atividades Práticas (10 - 15 minutos)

  1. Facilitar uma discussão em sala de aula sobre os conceitos aprendidos e as atividades realizadas. Fazer perguntas para estimular a reflexão, como: "Como as práticas de sustentabilidade observadas nos estudos de caso se relacionam com os princípios de sustentabilidade que foram discutidos?" e "Como a simulação de avaliação de impacto ambiental ajudou a entender o impacto das operações de negócios no meio ambiente?".

  2. Realizar uma revisão rápida dos conceitos chave apresentados na aula, garantindo que os alunos compreendam os princípios de sustentabilidade, a relação entre sustentabilidade e operações de negócios, regulamentações e diretrizes de sustentabilidade, gestão de stakeholders, avaliação de impacto ambiental, relatórios de sustentabilidade e economia verde e circular.

  3. Corrigir quaisquer mal-entendidos ou conceitos equivocados que possam surgir durante a discussão.

Avaliação da Aprendizagem (5 minutos)

  1. Pedir aos alunos que escrevam em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais perguntas você ainda tem?".

  2. Coletar os papéis e revisar as respostas para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou esclarecimento adicional.

Tarefa de Casa (menos de 1 minuto para anunciar)

  1. Distribuir uma lista de exercícios sobre o tópico "Sustentabilidade e Empresas" para os alunos resolverem em casa. Os exercícios devem cobrir todos os conceitos-chave apresentados na aula e proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam.

Materiais Necessários:

  1. Papel e canetas para anotações.
  2. Lista de exercícios sobre "Sustentabilidade e Empresas".

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a eficácia de sua instrução e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais atenção. Além disso, a tarefa de casa proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar ainda mais seu aprendizado.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação: O professor deve revisar os pontos principais abordados durante a aula, reforçando os conceitos fundamentais de sustentabilidade e como eles se aplicam às empresas. Isso inclui a discussão sobre as regulamentações e diretrizes de sustentabilidade, a gestão de stakeholders, a realização de avaliações de impacto ambiental, a elaboração de relatórios de sustentabilidade, e a implementação da economia verde e circular.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve destacar como as atividades práticas do estudo de caso e da simulação de avaliação de impacto ambiental permitiram que os alunos aplicassem a teoria aprendida em situações do mundo real. Isso ajuda a solidificar o entendimento dos alunos e demonstra a aplicabilidade direta dos conceitos de sustentabilidade nas operações de negócios.

  3. Materiais Complementares: Para aprofundar o aprendizado dos alunos, o professor pode sugerir materiais de estudo adicionais. Isso pode incluir leituras recomendadas, vídeos, podcasts ou websites que abordam o tema "Sustentabilidade e Empresas". Também se pode sugerir que os alunos pesquisem casos de estudo adicionais de empresas que implementaram com sucesso práticas sustentáveis.

  4. Importância do Tópico: Por último, o professor deve ressaltar a relevância do tópico "Sustentabilidade e Empresas" no mundo atual. Com o crescente reconhecimento da necessidade de práticas sustentáveis, as empresas que são capazes de implementar essas práticas não só reduzem seu impacto negativo no meio ambiente, mas também ganham uma vantagem competitiva. Portanto, ter um entendimento sólido de como a sustentabilidade pode ser implementada no contexto empresarial é uma habilidade valiosa no mundo dos negócios modernos.

A conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois reúne todos os elementos da aula e reforça a importância e a relevância do tópico. Também fornece aos alunos recursos adicionais para continuar aprendendo sobre o tópico por conta própria.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies