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Plano de aula de Subjetividade da Cultura Contemporânea

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Subjetividade da Cultura Contemporânea

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Subjetividade da Cultura Contemporânea

Palavras ChaveSubjetividade, Cultura Contemporânea, Redes Sociais, Identidade Digital, Interpretação, Expressão Cultural, Debate, Análise Crítica, Atividades Práticas, Colaboração, Comunicação, Reflexão, Teoria e Prática
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor, Filmes ou séries em DVD ou online, Perfis de redes sociais impressos, Papel e canetas para anotações, Materiais para criação de 'exposição' (textos, vídeos, músicas, objetos)
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor sobre os aspectos mais relevantes da interação entre subjetividade e cultura contemporânea. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, facilita-se o engajamento e a aplicação prática dos conceitos discutidos. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e analisar manifestações de subjetividade na cultura contemporânea, como redes sociais e expressões artísticas.

2. Desenvolver a compreensão de como a subjetividade influencia as relações sociais e individuais no contexto atual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a reflexão crítica sobre como a constante exposição digital afeta a formação da subjetividade individual.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações-problema que os estimulam a aplicar o conhecimento adquirido de forma crítica e reflexiva. Além disso, a contextualização ajuda a conectar o tema com a realidade dos alunos, mostrando a relevância prática e teórica da subjetividade na cultura contemporânea. Este momento também prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, garantindo que os alunos estejam mentalmente preparados para explorar o tema em profundidade.

Situações Problema

1. Imagine que um amigo próximo está constantemente postando sobre sua vida nas redes sociais, mas você percebe que muitas dessas postagens não refletem a realidade que você conhece. Como a subjetividade se manifesta nesse contexto?

2. Pense em um filme ou série que você assistiu recentemente, onde diferentes personagens interpretam uma mesma situação de maneiras completamente opostas. Como essas interpretações refletem a subjetividade dos personagens e, por extensão, dos espectadores?

Contextualização

A subjetividade na cultura contemporânea é um tema relevante e presente no dia a dia de todos, especialmente com o advento das redes sociais e a proliferação de narrativas digitais. A capacidade de cada indivíduo de construir sua própria realidade e de compartilhá-la com o mundo tem implicações profundas nas relações sociais e na formação de identidades. Além disso, a influência da subjetividade é claramente observada em debates públicos, onde pessoas com perspectivas radicalmente opostas podem interpretar os mesmos fatos de maneiras completamente diferentes.

Desenvolvimento

Duração: (65-75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre a subjetividade na cultura contemporânea através de atividades práticas e colaborativas. Esta seção incentiva os estudantes a explorar conceitos teóricos em contextos reais e a desenvolver habilidades de análise crítica e comunicação. A escolha de apenas uma atividade por aula permite que os grupos se dediquem totalmente à tarefa, maximizando a compreensão e aprofundamento no tema abordado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Hashtag Yourself: A Construção da Identidade Digital

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Analisar a construção de identidades digitais e como a subjetividade se expressa nas redes sociais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para analisar o perfil de redes sociais de um influenciador digital conhecido e de um colega de classe pré-selecionado. Eles deverão identificar padrões de comportamento, estilo de postagens e como cada um constrói sua imagem na plataforma. O objetivo é entender como a subjetividade se manifesta na criação de uma identidade digital.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir perfis de redes sociais (Instagram, Twitter, etc.) para análise.

  • Cada grupo deve analisar os perfis e discutir como os indivíduos se apresentam e como a audiência pode interpretar essas apresentações.

  • Preparar uma breve apresentação para compartilhar as conclusões com a classe.

  • Apresentar para a turma as descobertas e discutir em conjunto as diferentes formas de construção de identidade digital.

Atividade 2 - O Ponto de Vista em Debate

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Entender como a subjetividade influencia a interpretação de eventos e a construção de narrativas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assistirão a pequenos trechos de filmes ou séries onde um mesmo evento é observado por diferentes personagens. Cada grupo deverá discutir e apresentar como a subjetividade de cada personagem influencia sua interpretação do evento, e como isso altera a narrativa.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Exibir trechos de diferentes filmes ou séries para cada grupo.

  • Discutir em grupo como a subjetividade de cada personagem afeta sua interpretação do evento.

  • Preparar uma apresentação para a classe discutindo as diferentes perspectivas e suas consequências na trama.

  • Realizar um debate com outros grupos para comparar diferentes interpretações.

Atividade 3 - Curadoria Cultural: A Arte de Expressar-se

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Explorar a diversidade de expressões culturais e o papel da subjetividade na interpretação e criação de significados.

- Descrição: A atividade consiste na criação de uma 'exposição' dentro da sala de aula. Cada grupo escolherá um tema ou tópico atual e, utilizando materiais variados (textos, vídeos, músicas, objetos), deverá criar um espaço que represente como diferentes indivíduos se expressam e constroem significados a partir desse tema, considerando a subjetividade.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um tema ou tópico atual para trabalhar.

  • Recolher materiais (textos, vídeos, músicas, objetos) que representem diferentes perspectivas sobre o tema.

  • Criar um espaço na sala de aula que represente as diversas formas de expressão e significados associados ao tema.

  • Apresentar a 'exposição' para a classe, explicando as escolhas e como elas refletem a subjetividade.

Retorno

Duração: (15-20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e como isso se aplica ao mundo real. Através da discussão em grupo, os alunos podem compartilhar insights, esclarecer dúvidas e aprofundar sua compreensão coletiva sobre a subjetividade na cultura contemporânea. Este momento também serve para avaliar a eficácia das atividades em alcançar os objetivos de aprendizagem, além de fomentar habilidades de comunicação e argumentação dos alunos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, perguntando como cada grupo estruturou sua análise e o que descobriram de mais surpreendente. Encoraje os alunos a compartilhar as diferentes perspectivas que surgiram das atividades e como isso influenciou sua compreensão da subjetividade na cultura contemporânea. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão: 1. Peça a cada grupo que resuma suas descobertas principais; 2. Solicite que discutam como as diferentes perspectivas impactam a interpretação e a construção de conhecimento; 3. Pergunte como eles aplicariam esses conceitos em situações do cotidiano ou em trabalhos futuros.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar compreender a subjetividade na atividade realizada?

2. Como as descobertas feitas nas atividades podem ser aplicadas para entender melhor as interações sociais reais?

3. Houve alguma alteração na perspectiva dos alunos sobre a subjetividade na cultura contemporânea após as atividades?

Conclusão

Duração: (10-15 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos abordados. Além disso, visa reforçar a relevância do estudo da subjetividade na cultura contemporânea, conectando os conteúdos teóricos com as atividades práticas e suas aplicações no mundo real. Este momento também serve para preparar os alunos para futuras discussões e reflexões sobre o tema.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a análise da subjetividade na cultura contemporânea e como ela se manifesta em diferentes contextos, como redes sociais, arte e mídia. É importante reforçar as descobertas feitas pelos alunos nas atividades práticas, destacando as diversas formas de expressão e interpretação que foram exploradas.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades realizadas na aula, como a análise de perfis de redes sociais, debates sobre filmes e a criação de uma 'exposição', permitiram a aplicação prática de conceitos teóricos discutidos previamente sobre subjetividade e cultura. Destacar como esses exercícios ajudaram a conectar a teoria com a prática, permitindo aos alunos verem a relevância dos conceitos filosóficos no dia a dia.

Fechamento

Para concluir, o professor deve enfatizar a importância do entendimento da subjetividade na cultura contemporânea, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também em como esse conhecimento pode ser aplicado em situações cotidianas. Discutir como uma maior conscientização sobre as diferentes perspectivas pode enriquecer as relações interpessoais e a compreensão dos discursos culturais atuais.

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