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Plano de aula de Calorimetria: Problemas de Trocas de Calor

Física

Original Teachy

'EM13CNT102'

Calorimetria: Problemas de Trocas de Calor

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Calorimetria: Problemas de Trocas de Calor

Palavras Chavecalorimetria, trocas de calor, mudanças de estado, temperatura de equilíbrio, isolamento térmico, problemas práticos, atividades interativas, aplicação de conceitos, física do cotidiano, engajamento estudantil, resolução de problemas, discussão em grupo, aprendizado ativo, contextualização
Materiais Necessárioscaixas de isopor, papel alumínio, plástico bolha, jornal, fonte de calor, alimentos para teste de calor, termômetros, materiais isolantes diversos, recipientes térmicos, água
Códigos BNCCEM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTermologia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre os focos principais da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção ajuda a direcionar as atividades subsequentes e a maximizar o aproveitamento do tempo em sala. Além disso, serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos compreendam os desafios e as metas de aprendizagem da sessão.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a resolver problemas práticos envolvendo trocas de calor, com ênfase em mudanças de estado e de temperatura.

2. Desenvolver habilidades para calcular a temperatura de equilíbrio final e a quantidade de material necessária para atingir uma temperatura desejada.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a aplicação de conceitos teóricos estudados previamente em situações práticas e contextuais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que será explorado na aula, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e a aplicação dos conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização do tema com exemplos práticos e do cotidiano ajuda a mostrar a relevância do estudo da calorimetria, aumentando o interesse e a percepção da utilidade do conhecimento físico em suas vidas.

Situações Problema

1. Imagine que você está preparando um lanche para levar em uma viagem de carro e quer garantir que ele se mantenha quente por algumas horas. Como você poderia usar os princípios da calorimetria para escolher a melhor maneira de embalar o lanche e manter a temperatura desejada?

2. Considere que uma geladeira doméstica opera retirando calor do seu interior. Se a temperatura ambiente for de 30°C e você deseja manter a geladeira a 5°C, como poderia calcular a quantidade de calor que a geladeira precisa remover a cada hora para manter esta temperatura?

Contextualização

A calorimetria é uma parte essencial da física que encontramos no dia a dia, desde cozinhar uma refeição até projetar sistemas de refrigeração. Por exemplo, entender como diferentes materiais absorvem e retêm calor pode ajudar na escolha de roupas para climas variados. Além disso, o estudo das mudanças de estado, como a ebulição e a fusão, permite compreender processos como a fabricação de gelo ou a ebulição da água para cozinhar alimentos. Esses exemplos práticos mostram como a física está intrinsecamente ligada a situações reais e podem despertar maior interesse e engajamento dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conceitos de calorimetria que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, eles podem explorar a física do calor em situações que simulam problemas reais, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Cada atividade proposta visa consolidar o conhecimento teórico através da prática, preparando os alunos para situações reais e mostrando a aplicabilidade da física no cotidiano.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio do Chef Físico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de calorimetria para resolver um problema prático de engenharia térmica, propondo soluções criativas e eficazes.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a projetar um sistema de isolamento térmico para manter um alimento aquecido por um período prolongado. Será fornecida uma caixa de isopor, diferentes materiais (papel alumínio, plástico bolha, jornal, etc.) e uma fonte de calor constante. O objetivo é maximizar a retenção de calor dentro da caixa, avaliando e comparando as temperaturas internas ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir os materiais disponíveis para cada grupo.

  • Cada grupo deve projetar e construir um protótipo de isolante térmico para a caixa de isopor, usando os materiais fornecidos.

  • Medir a temperatura inicial do alimento dentro da caixa.

  • Colocar a caixa em teste com a fonte de calor.

  • A cada 15 minutos, registrar e comparar as temperaturas internas de cada protótipo.

  • Ao final da aula, apresentar os resultados e discutir qual isolante obteve melhor desempenho e por quê.

Atividade 2 - O Mistério do Freezer Desaparecido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e cálculo em um cenário divertido e aplicado, promovendo a compreensão de conceitos de calorimetria de forma prática.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos irão atuar como detetives tentando resolver o enigma do freezer desaparecido. Eles precisam determinar quanto calor o 'ladrão' (um objeto desconhecido) está emitindo para o ambiente, usando conceitos de trocas de calor e temperatura.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe um 'ladrão' (um objeto com uma temperatura desconhecida) e um termômetro.

  • Os grupos devem envolver o 'ladrão' com diferentes materiais isolantes e medir a temperatura ao longo do tempo.

  • Utilizar os dados coletados para calcular a taxa de emissão de calor do 'ladrão'.

  • Elaborar uma teoria sobre o que poderia ser o objeto roubado, com base nas propriedades térmicas observadas.

  • Apresentar as conclusões e discutir as estratégias usadas para resolver o enigma.

Atividade 3 - Construtores de Calor

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de calorimetria e termodinâmica no projeto de um sistema prático, integrando cálculos teóricos com a construção de um protótipo funcional.

- Descrição: Os alunos irão projetar e construir um pequeno dispositivo que possa aquecer água até uma temperatura específica, utilizando uma fonte de calor controlada. O desafio é calcular a quantidade de calor necessária e projetar um sistema que maximize a eficiência energética.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo recebe materiais como recipientes térmicos, fonte de calor, termômetros e água.

  • Definir uma temperatura alvo para a água.

  • Os grupos devem calcular a quantidade de calor necessária para aquecer a água até a temperatura desejada.

  • Projetar e construir o dispositivo, considerando eficiência e segurança.

  • Testar o dispositivo e ajustar o design conforme necessário.

  • Apresentar o projeto e os resultados, discutindo os desafios encontrados e as soluções adotadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de compreensão, reforça a aplicabilidade dos conceitos físicos e promove habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar aprendizados e insights obtidos durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem as soluções encontradas, os desafios enfrentados e como aplicariam o conhecimento adquirido em situações reais. Utilize perguntas abertas para promover uma troca de ideias dinâmica e inclusiva, e assegure que todos os grupos tenham a oportunidade de contribuir e de ouvir as experiências dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar os conceitos de calorimetria nas atividades práticas?

2. Como a teoria estudada previamente ajudou na resolução dos problemas práticos?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta interessante durante a aplicação dos experimentos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, vinculando os conceitos teóricos com as práticas realizadas em sala e destacando a relevância do estudo da calorimetria no cotidiano. Este momento é crucial para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada do conteúdo, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em situações reais e futuros estudos. Além disso, reforça a importância da física como uma ferramenta para resolver problemas e entender o mundo ao nosso redor.

Resumo

Na etapa final da aula, é essencial resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre a calorimetria, especialmente as trocas de calor e suas aplicações práticas. Este resumo serve para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos temas discutidos.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi constantemente reforçada. As atividades práticas, como o 'Desafio do Chef Físico' e 'O Mistério do Freezer Desaparecido', permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos teóricos estudados, como a conservação da energia e a transferência de calor, em cenários simulados que replicam situações reais. Isso não apenas facilitou a compreensão dos conceitos, mas também demonstrou sua relevância no cotidiano e em aplicações industriais.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a importância da calorimetria no dia a dia. Compreender como o calor é transferido e manipulado em sistemas como geladeiras, sistemas de calefação e isolamentos térmicos, por exemplo, é crucial para otimizar processos e reduzir desperdícios energéticos. Esses conhecimentos não apenas enriquecem a compreensão científica dos alunos, mas também os capacitam a tomar decisões informadas em suas vidas profissionais e pessoais.

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