Entrar

Plano de aula de Magnetismo: Ímãs

Física

Original Teachy

'EM13CNT301'

Magnetismo: Ímãs

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Magnetismo: Ímãs

Palavras ChaveMagnetismo, Ímãs, Campo Magnético, Pólo Norte, Pólo Sul, Materiais Ferromagnéticos, Atividades Práticas, Bússola Caseira, Engenharia Elétrica, Tecnologia Médica, Aplicações Práticas, Reflexão
Materiais NecessáriosVídeo sobre trem de levitação magnética (Maglev), Agulha de costura, Pequeno ímã de barra, Pedaço de cortiça ou isopor, Tigela com água, Folha de papel
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaEletromagnetismo

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de magnetismo e suas propriedades fundamentais, preparando-os para atividades práticas e experimentais. Compreender o funcionamento básico dos ímãs é essencial para o desenvolvimento de habilidades técnicas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em campos como engenharia elétrica e tecnologia médica.

Objetivos principais:

1. Entender que um ímã é um objeto que produz um campo magnético ao seu redor.

2. Compreender que o campo magnético é invisível, mas é responsável pela força que puxa objetos ferromagnéticos.

3. Identificar que um ímã possui um pólo norte e um pólo sul.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância do magnetismo em aplicações práticas do dia a dia.
  2. Relacionar o conhecimento teórico com aplicações no mercado de trabalho, como em motores elétricos e equipamentos de ressonância magnética.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de magnetismo e suas propriedades fundamentais, preparando-os para atividades práticas e experimentais. Compreender o funcionamento básico dos ímãs é essencial para o desenvolvimento de habilidades técnicas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em campos como engenharia elétrica e tecnologia médica.

Contextualização

O magnetismo está presente em diversas situações do nosso dia a dia, desde a simples fixação de um recado na geladeira até o funcionamento de sofisticados equipamentos médicos como as máquinas de ressonância magnética. Compreender os princípios básicos que regem o comportamento dos ímãs é essencial para entender como essas tecnologias funcionam e como podem ser aprimoradas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: Um dos primeiros registros do uso de ímãs data de mais de 2.000 anos atrás na Grécia Antiga, onde se descobriu que certas pedras, chamadas de magnetita, possuíam a capacidade de atrair ferro.  Conexão com o Mercado: O magnetismo é fundamental na engenharia elétrica, sendo utilizado em motores elétricos, geradores e transformadores. Na medicina, é usado em equipamentos de ressonância magnética para criar imagens detalhadas do interior do corpo humano sem a necessidade de cirurgia.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Mostre um vídeo curto de 2-3 minutos sobre o funcionamento de um trem de levitação magnética (Maglev). Após o vídeo, pergunte aos alunos: 'Como vocês acham que os ímãs são utilizados para fazer um trem levitar?'

Desenvolvimento

Duração: 40 - 45 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os conceitos de magnetismo através de atividades práticas e reflexivas. Ao construir uma bússola caseira, os alunos terão uma experiência direta com os princípios magnéticos e irão desenvolver habilidades práticas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, os exercícios de fixação e avaliação permitirão a consolidação do conhecimento adquirido, garantindo que os alunos possam aplicar esses conceitos em contextos reais.

Tópicos a Abordar

  1. O que é um ímã
  2. Campo magnético e suas propriedades
  3. Pólos magnéticos: norte e sul
  4. Interação entre ímãs e materiais ferromagnéticos
  5. Aplicações do magnetismo no dia a dia e no mercado de trabalho

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a onipresença do magnetismo em suas vidas cotidianas e no mercado de trabalho. Pergunte como o entendimento dos princípios magnéticos pode ser útil em suas futuras carreiras. Incentive-os a pensar sobre como tecnologias que utilizam magnetismo, como motores elétricos e equipamentos de ressonância magnética, impactam a sociedade e o avanço tecnológico.

Mini Desafio

Construção de uma Bússola Caseira

Nesta atividade, os alunos irão construir uma bússola utilizando materiais simples para compreender na prática como o campo magnético da Terra interage com um ímã.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
  2. Distribua os seguintes materiais para cada grupo: uma agulha de costura, um pequeno ímã de barra, um pedaço de cortiça ou isopor, uma tigela com água e uma folha de papel.
  3. Peça aos alunos que esfreguem um dos extremos da agulha no ímã aproximadamente 30 vezes em uma única direção. Isso magnetizará a agulha.
  4. Instrua-os a cortar um pequeno pedaço de cortiça ou isopor e inserir a agulha magnetizada através dele para que flutue na água.
  5. Coloque a cortiça com a agulha na tigela de água e observe como a agulha se alinha com o campo magnético da Terra, apontando para o norte e o sul.
  6. Solicite que os alunos anotem suas observações e discutam entre si como o experimento demonstra o conceito de pólos magnéticos e campo magnético.

Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos vejam em primeira mão a interação entre ímãs e o campo magnético da Terra, solidificando sua compreensão dos conceitos de pólos magnéticos e campos magnéticos.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva o que é um ímã e como ele interage com materiais ferromagnéticos.
  2. Explique a diferença entre os pólos norte e sul de um ímã.
  3. Desenhe e rotule o campo magnético ao redor de um ímã de barra.
  4. Dê exemplos de três aplicações práticas do magnetismo no mercado de trabalho.
  5. Discuta como o entendimento do magnetismo pode beneficiar futuras carreiras em engenharia elétrica e tecnologia médica.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante a aula. Ao resumir os conceitos principais, promover uma discussão sobre as atividades realizadas e conectar a teoria com aplicações práticas, os alunos terão uma compreensão mais profunda e contextualizada do magnetismo, além de reconhecerem sua relevância em suas vidas e futuras carreiras.

Discussão

️ Discussão: Oriente os alunos a discutirem como a construção da bússola caseira ajudou na compreensão dos conceitos de pólos magnéticos e campo magnético. Pergunte como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em contextos do dia a dia e no mercado de trabalho, como na engenharia elétrica e na tecnologia médica. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância do magnetismo em suas vidas cotidianas e futuras carreiras.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, incluindo: o que é um ímã, o conceito de campo magnético, a distinção entre pólos norte e sul, a interação entre ímãs e materiais ferromagnéticos, e as aplicações práticas do magnetismo no mercado de trabalho. Enfatize como os alunos observaram esses conceitos na prática através da construção da bússola caseira.

Fechamento

Fechamento: Explique que a aula conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos vissem os princípios do magnetismo em ação. Reforce a importância do magnetismo em diversas áreas tecnológicas e no cotidiano, destacando como o entendimento desses conceitos pode abrir portas para várias oportunidades profissionais. Agradeça a participação ativa dos alunos e compartilhe a importância de continuar explorando e aplicando esses conhecimentos no futuro.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies