Entrar

Plano de aula de Conflitos no Oriente Médio

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Conflitos no Oriente Médio

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e geopolítico do Oriente Médio:

    • Identificar os principais eventos e movimentos políticos que moldaram a situação atual da região.
    • Analisar as características geográficas, demográficas e culturais que influenciaram o Desenvolvimento dos conflitos.
  2. Analisar os principais conflitos no Oriente Médio:

    • Identificar os conflitos mais significativos e suas causas.
    • Descrever os principais atores envolvidos e suas motivações.
    • Avaliar as consequências dos conflitos para a região e o mundo.
  3. Desenvolver uma visão crítica e contextualizada sobre o tema:

    • Analisar diferentes pontos de vista sobre os conflitos.
    • Compreender a complexidade e a multiplicidade de fatores que contribuem para os conflitos no Oriente Médio.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de pesquisa:

    • Estimular os alunos a procurar informações em diversas fontes.
    • Incentivar a reflexão e o debate sobre as informações obtidas.
  2. Promover a habilidade de argumentação e o respeito ao contraditório:

    • Encorajar os alunos a expressar suas opiniões e argumentos de forma respeitosa e fundamentada.
    • Fomentar o debate e a discussão em sala de aula, promovendo o respeito às diferenças de opinião.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve começar relembrando os alunos sobre o conceito de geopolítica, destacando a importância da localização geográfica, recursos naturais e características culturais na formação de conflitos. (3 - 5 minutos)
  2. Situações Problema:

    • O professor pode lançar duas situações problema. Primeiro, o conflito israelense-palestino e a questão das fronteiras. Segundo, o conflito na Síria e a questão do Estado Islâmico. Essas situações devem ser usadas para contextualizar o tema da aula e despertar o interesse dos alunos. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor deve explicar como os conflitos no Oriente Médio impactam o mundo, seja pela migração de refugiados, pelo terrorismo ou pela influência econômica da região devido ao petróleo. Isso ajudará os alunos a entender a relevância do tema. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução do Tópico:

    • O professor pode iniciar a aula contando duas curiosidades: a primeira é que o termo "Oriente Médio" foi cunhado no século XIX por europeus que se referiam à região como "o Oriente" em relação a eles. A segunda é que o Oriente Médio é a região de origem de três das maiores religiões do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, o que contribui para a complexidade dos conflitos na região. (2 - 3 minutos)
  5. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • Para finalizar a Introdução, o professor pode compartilhar duas notícias recentes sobre conflitos no Oriente Médio, como a situação no Afeganistão após a retirada das tropas dos EUA e o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Essas notícias ajudarão a demonstrar a relevância e a atualidade do tema. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Contexto Histórico do Oriente Médio (5 - 7 minutos):

    • O professor deve começar explicando o contexto histórico do Oriente Médio, destacando os seguintes pontos:
      • A formação dos primeiros impérios na região, como o Império Persa e o Império Otomano.
      • O impacto das Cruzadas e da colonização europeia na região.
      • A criação do Estado de Israel após a Segunda Guerra Mundial e a subsequente diáspora palestina.
      • A formação dos atuais estados árabes e a luta por independência.
    • O professor deve utilizar mapas e cronogramas para ilustrar esses pontos, facilitando a compreensão dos alunos.
  2. Teoria - Principais Conflitos no Oriente Médio (10 - 12 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar os principais conflitos no Oriente Médio, focando nos seguintes pontos:
      • O conflito israelense-palestino, suas origens e Desenvolvimento.
      • A Revolução Iraniana e as tensões entre Irã e Arábia Saudita.
      • A Guerra do Golfo e a subsequente invasão do Iraque pelos EUA.
      • A Primavera Árabe e seus desdobramentos, incluindo a guerra na Síria e o surgimento do Estado Islâmico.
    • O professor deve discutir as causas e consequências desses conflitos, bem como os diferentes atores envolvidos.
  3. Atividade Prática - Debate sobre Conflitos (5 - 6 minutos):

    • Após a explicação, os alunos serão divididos em grupos e receberão um dos conflitos discutidos para pesquisar e preparar um pequeno debate. Cada grupo deve apresentar os principais aspectos do conflito, as diferentes perspectivas envolvidas e suas próprias conclusões.
    • O professor deve monitorar os debates, fornecendo orientação e esclarecendo dúvidas.
  4. Atividade Prática - Análise de Notícias (5 - 6 minutos):

    • Para concluir a parte de Desenvolvimento, o professor deve fornecer aos alunos notícias recentes sobre conflitos no Oriente Médio.
    • Os alunos devem ler as notícias e discutir em grupo como o conhecimento adquirido na aula pode ajudá-los a entender a situação.
    • O professor deve estimular a reflexão e o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

O objetivo desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão abrangente e contextualizada dos conflitos no Oriente Médio, bem como desenvolver suas habilidades de pesquisa, argumentação e análise crítica.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve reunir todos os grupos para uma discussão em sala de aula. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as conclusões de seu debate.
    • Durante as apresentações, o professor deve estimular o debate, permitindo que outros grupos façam perguntas ou comentários. Isso ajudará a enriquecer a compreensão dos alunos sobre os conflitos discutidos.
    • O professor deve intervir, se necessário, para fornecer esclarecimentos adicionais ou corrigir mal-entendidos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer a conexão entre as discussões em grupo e a teoria apresentada.
    • O professor deve destacar como as diferentes perspectivas dos grupos refletem a complexidade dos conflitos no Oriente Médio, e como as causas e consequências desses conflitos estão interligadas.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Para finalizar a etapa de Retorno, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas como: Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Como você pode aplicar o que aprendeu em sua vida diária ou em outras disciplinas?
    • Os alunos devem anotar suas respostas, que podem ser compartilhadas voluntariamente com a classe ou entregues ao professor para avaliação.
    • O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em suas reflexões e a identificar áreas onde ainda têm dúvidas ou dificuldades. Isso ajudará a orientar as aulas futuras e a adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos.

O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, promover a reflexão sobre o tema e identificar possíveis lacunas de conhecimento. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual ajudam a desenvolver as habilidades de pensamento crítico e a capacidade de expressar e defender ideias.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Principais Pontos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o contexto histórico do Oriente Médio, os principais conflitos, as causas e consequências desses conflitos, e a relevância dos conflitos para a região e o mundo.
    • O professor pode utilizar um recurso visual, como um mapa ou um cronograma, para ajudar a recapitular os pontos principais.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • O professor pode destacar como a explicação teórica dos conflitos foi complementada pelas atividades práticas, como os debates e a análise de notícias.
    • Além disso, o professor deve ressaltar como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado no entendimento de notícias atuais, na reflexão sobre questões sociais e políticas, e até mesmo na tomada de decisões como cidadãos conscientes.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema, o professor pode sugerir alguns materiais extras.
    • Isso pode incluir livros, documentários, sites de notícias, e artigos acadêmicos sobre o Oriente Médio e seus conflitos.
    • O professor pode também indicar atividades complementares, como a pesquisa individual sobre um conflito específico ou a realização de um debate simulado em sala de aula.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve destacar a importância do assunto no dia a dia dos alunos.
    • O professor pode explicar, por exemplo, como os conflitos no Oriente Médio afetam a economia global, a política internacional, e até mesmo a segurança e a estabilidade de suas próprias comunidades.
    • Além disso, o professor pode ressaltar como o entendimento dos conflitos no Oriente Médio pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades valiosas, como o pensamento crítico, a empatia, e a capacidade de considerar múltiplos pontos de vista.

O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, motivá-los a continuar estudando o assunto, e demonstrar a relevância do tema para suas vidas e para o mundo ao seu redor. Além disso, a Conclusão ajuda a reforçar os principais conceitos e a conectar a teoria à prática e às aplicações.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies