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Plano de aula de Brasil: Golpe Cívico-Militar

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil: Golpe Cívico-Militar

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Brasil: Golpe Cívico-Militar

Palavras ChaveGolpe Cívico-Militar de 1964, Brasil, João Goulart, Reformas de Base, Polarização Política, Tensão Social, Intervenção dos EUA, Guerra Fria, Comunismo, Ditadura Militar
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores para quadro branco ou giz, Projetor multimídia, Computador ou laptop, Slides de apresentação (PowerPoint ou similar), Cópias impressas de materiais de leitura (se aplicável), Vídeos/documentários relevantes (se aplicável), Canetas e cadernos para anotações dos alunos
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.; EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão clara dos objetivos que se pretende alcançar durante a aula, estabelecendo uma base sólida para a compreensão dos processos históricos que culminaram no golpe de 1964 e a influência externa, especialmente dos EUA, nesse contexto. Com esses objetivos bem definidos, os alunos poderão direcionar sua atenção para os pontos mais relevantes do conteúdo apresentado.

Objetivos principais:

1. Descrever os eventos que levaram ao golpe cívico-militar de 1964 no Brasil.

2. Analisar a participação e o apoio dos EUA aos militares brasileiros no contexto da Guerra Fria.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos sobre o ambiente político, social e econômico do Brasil na época que antecedeu o golpe de 1964. Ao fornecer esse panorama inicial, os alunos poderão compreender melhor as razões que levaram ao golpe e a complexidade das forças internas e externas envolvidas. Esse entendimento é essencial para o aprofundamento no tema e para a análise crítica dos eventos subsequentes.

Contexto

O Brasil vivenciou um período de grande instabilidade política e social nas décadas de 1950 e 1960. Após a renúncia de Jânio Quadros em 1961, seu vice, João Goulart, assumiu a presidência em meio a um ambiente de polarização política. Sua administração foi marcada por intensas reformas de base, que incluíam mudanças agrárias, trabalhistas e educacionais. Entretanto, essas reformas geraram descontentamento em diversos setores da sociedade, incluindo militares, empresários e parte da classe média, que temiam uma guinada socialista no país. Em meio a esse cenário de tensão, os militares, com apoio de setores civis e do governo dos Estados Unidos, articularam um golpe que culminou na deposição de Goulart em 31 de março de 1964, dando início a uma ditadura que duraria 21 anos.

Curiosidades

Você sabia que o apoio dos Estados Unidos ao golpe de 1964 no Brasil fazia parte de uma estratégia maior durante a Guerra Fria? Os EUA temiam a expansão do comunismo na América Latina após a Revolução Cubana em 1959 e, por isso, apoiaram regimes militares que prometessem combater essa ideologia. Esse fato demonstra como decisões políticas locais podem ser influenciadas por contextos internacionais, algo que ainda vemos ocorrer nos dias de hoje em diferentes partes do mundo.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma análise detalhada dos eventos que levaram ao golpe cívico-militar de 1964, destacando os principais fatores internos e externos envolvidos. Através da explanação minuciosa e da resolução de questões, os alunos poderão consolidar seu entendimento sobre o tema, identificando os processos que culminaram no golpe e a influência dos EUA nesse contexto.

Tópicos Abordados

1. Instabilidade Política e Econômica (1950-1964): Explique o contexto de instabilidade política e econômica que o Brasil vivia nas décadas de 1950 e 1960, destacando a renúncia de Jânio Quadros e a ascensão de João Goulart ao poder. 2. Reformas de Base de João Goulart: Detalhe as principais reformas propostas por João Goulart, como a reforma agrária, trabalhista e educacional, e como essas reformas geraram descontentamento em diversos setores da sociedade. 3. Polarização Política e Tensão Social: Analise a crescente polarização política e tensão social no Brasil, mencionando a oposição entre os setores que apoiavam as reformas e aqueles que temiam uma guinada socialista. 4. Articulação do Golpe Militar: Descreva como os militares, com o apoio de setores civis e do governo dos Estados Unidos, articularam o golpe que culminou na deposição de João Goulart em 31 de março de 1964. 5. Participação dos EUA e a Guerra Fria: Explique como o apoio dos Estados Unidos ao golpe de 1964 se insere no contexto da Guerra Fria, destacando o medo da expansão do comunismo na América Latina e a estratégia americana de apoio a regimes militares.

Questões para Sala de Aula

1. Quais foram as principais reformas propostas por João Goulart e por que elas geraram descontentamento em diversos setores da sociedade? 2. Como a polarização política e a tensão social contribuíram para a articulação do golpe militar de 1964? 3. De que maneira a participação dos Estados Unidos no golpe de 1964 reflete o contexto da Guerra Fria e o medo da expansão do comunismo na América Latina?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é promover uma discussão aprofundada e reflexiva sobre os temas abordados durante a aula. Ao revisitar as questões apresentadas e incentivar o engajamento dos alunos por meio de perguntas reflexivas, o professor poderá consolidar o entendimento dos alunos sobre o golpe cívico-militar de 1964, destacando a complexidade dos fatores internos e externos que contribuíram para esse evento histórico. Essa interação também permite que os alunos desenvolvam habilidades críticas e analíticas, essenciais para a compreensão da história.

Discussão

  • Principais Reformas de João Goulart: As reformas de base propostas por João Goulart incluíam a reforma agrária, que visava a redistribuição de terras para trabalhadores rurais; a reforma trabalhista, que buscava melhorar as condições de trabalho e aumentar os direitos dos trabalhadores; e a reforma educacional, que pretendia ampliar o acesso à educação e modernizar o sistema educacional. Essas reformas geraram descontentamento entre os grandes proprietários de terra, empresários e setores conservadores da sociedade, que temiam a perda de privilégios e uma possível guinada socialista no país.

  • Polarização Política e Tensão Social: A polarização política e a tensão social aumentaram à medida que as reformas de Goulart enfrentavam resistência de setores conservadores e ganhavam apoio de movimentos populares e sindicatos. A sociedade brasileira ficou dividida entre aqueles que apoiavam as mudanças propostas pelo governo e aqueles que viam nelas uma ameaça à ordem estabelecida. Essa divisão criou um clima de instabilidade e fomentou a articulação de um golpe militar como solução para a crise.

  • Participação dos EUA e a Guerra Fria: A participação dos Estados Unidos no golpe de 1964 está inserida no contexto da Guerra Fria, período marcado pela rivalidade entre os EUA e a União Soviética. Após a Revolução Cubana em 1959, os EUA estavam preocupados com a expansão do comunismo na América Latina. Para conter essa ameaça, apoiaram regimes militares que prometessem combater o comunismo. No caso do Brasil, os EUA forneceram apoio logístico e financeiro aos militares que depuseram João Goulart, refletindo a política americana de intervenção em países da região para assegurar governos alinhados aos seus interesses.

Engajamento dos Alunos

1. Considerando as reformas propostas por João Goulart, quais aspectos delas você acredita teriam maior impacto na sociedade brasileira da época? Por quê? 2. Como você acha que a polarização política e a tensão social influenciaram a percepção da população sobre a necessidade de um golpe militar? 3. Na sua opinião, a intervenção dos EUA no golpe de 1964 pode ser justificada pelo contexto da Guerra Fria? Quais seriam os argumentos a favor e contra essa intervenção? 4. De que maneira os eventos de 1964 no Brasil podem ser comparados a outros golpes militares na América Latina durante a Guerra Fria? 5. Que lições podemos tirar do golpe de 1964 em relação à influência de potências estrangeiras na política interna de um país?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula e fortalecendo a compreensão deles sobre o golpe de 1964. Isso garante que os alunos saiam da aula com uma visão clara e coesa do tema, além de destacar a relevância prática do conteúdo abordado.

Resumo

  • O contexto de instabilidade política e econômica do Brasil nas décadas de 1950 e 1960.
  • As reformas de base propostas por João Goulart e o descontentamento que geraram.
  • A polarização política e a tensão social que contribuíram para a articulação do golpe militar.
  • A articulação do golpe militar com apoio de setores civis e do governo dos Estados Unidos.
  • A participação dos EUA no golpe de 1964 no contexto da Guerra Fria e o medo da expansão do comunismo na América Latina.

A aula conectou a teoria com a prática ao detalhar como os processos históricos e decisões políticas locais foram influenciados por contextos internacionais, como a Guerra Fria. Isso foi exemplificado pela intervenção dos EUA no golpe de 1964, demonstrando a interação entre forças internas e externas na condução de eventos históricos significativos.

Compreender o golpe cívico-militar de 1964 é essencial para analisar a história recente do Brasil e suas implicações atuais. A influência de potências estrangeiras na política interna de um país, como a intervenção dos EUA, é um tema relevante para entender a geopolítica contemporânea e a soberania nacional. Isso também ajuda os alunos a desenvolver uma visão crítica sobre a história e a política global.

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