Entrar

Plano de aula de Ásia: Extremo Oriente

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Ásia: Extremo Oriente

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Ásia: Extremo Oriente

Palavras ChaveExtremo Oriente, Antiguidade, Idade Média, China, Japão, Coreia, Invenções, Bússola, Pólvora, Papel, Organização Social, Civilizações, Tecnologia, História, Mercado de Trabalho, Atividades Práticas, Reflexão Crítica, Desenvolvimento Global, Intercâmbio Cultural, Navegação, Comércio
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre invenções do Extremo Oriente, Projetor ou tela para exibição do vídeo, Computador com acesso à internet, Materiais para construção de bússola (agulhas, ímãs, recipientes com água, pedaços de cortiça), Ferramentas digitais para quiz (Kahoot ou Google Forms), Folhas e canetas para anotações e respostas às perguntas, Quadro branco e marcadores para facilitação de discussões
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e detalhada dos povos do Extremo Oriente, destacando a importância de suas contribuições culturais e tecnológicas. Isso prepara os alunos para atividades práticas e interativas que vão consolidar o conhecimento adquirido, além de conectar esses conhecimentos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como análise crítica, pesquisa e aplicação de tecnologias históricas em contextos modernos.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever os principais grupos de povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média europeia.

2. Explorar o desenvolvimento social, cultural e tecnológico dessas civilizações.

3. Analisar as principais invenções e avanços técnicos desses grupos e seu impacto na organização social.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar os conhecimentos históricos com habilidades práticas aplicáveis ao mercado de trabalho.
  2. Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a evolução das sociedades.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e detalhada dos povos do Extremo Oriente, destacando a importância de suas contribuições culturais e tecnológicas. Isso prepara os alunos para atividades práticas e interativas que vão consolidar o conhecimento adquirido, além de conectar esses conhecimentos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como análise crítica, pesquisa e aplicação de tecnologias históricas em contextos modernos.

Contextualização

O Extremo Oriente, especialmente regiões como a China, Japão e Coreia, desempenhou um papel vital na história do mundo com suas avançadas civilizações que contribuíram significativamente para o desenvolvimento global. Desde a invenção do papel e da pólvora até a arquitetura e filosofia, essas sociedades não só moldaram a cultura oriental, mas também influenciaram profundamente o Ocidente através das rotas comerciais e intercâmbios culturais.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

‍ No passado, as inovações tecnológicas do Extremo Oriente, como a bússola e o papel, revolucionaram a navegação e a comunicação, influenciando diretamente o mercado de trabalho global. Hoje, a herança dessas antigas civilizações ainda é visível em indústrias modernas, como a tecnologia da informação e a manufatura avançada. Por exemplo, a tradição chinesa de manufatura de seda levou ao desenvolvimento de têxteis de alta tecnologia, enquanto os princípios da arquitetura japonesa influenciam o design sustentável nas construções modernas.

Atividade Inicial

️ Atividade Inicial: Exibir um vídeo curto (3-5 minutos) que mostre algumas das invenções mais importantes do Extremo Oriente e suas aplicações contemporâneas. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora, como: 'Como vocês acham que a invenção da bússola mudou o mundo?'

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os povos do Extremo Oriente, estimulando a reflexão crítica e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Através de atividades interativas e desafiadoras, os alunos desenvolvem habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

Tópicos a Abordar

  1. Principais grupos de povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média: chineses, japoneses, coreanos, entre outros.
  2. Desenvolvimento social e cultural dessas civilizações.
  3. Principais invenções e avanços tecnológicos: bússola, pólvora, papel, entre outros.
  4. Organização social e estrutura política dessas sociedades.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as inovações tecnológicas e culturais dos povos do Extremo Oriente influenciaram não apenas suas próprias sociedades, mas também o desenvolvimento global. Provoque-os a pensar sobre as conexões entre essas invenções e o mundo contemporâneo, especialmente em áreas como tecnologia, comércio e cultura.

Mini Desafio

Construção de uma Bússola

Os alunos irão construir uma bússola utilizando materiais simples, como agulhas, ímãs e recipientes com água. A atividade tem como objetivo mostrar a importância dessa invenção e como ela mudou a navegação e o comércio mundial.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua os materiais necessários para cada grupo: agulhas, ímãs, recipientes com água, pedaços de cortiça.
  3. Instrua os alunos a magnetizarem as agulhas esfregando-as em um ímã por aproximadamente 30-60 segundos.
  4. Peça que eles coloquem a agulha magnetizada sobre um pedaço de cortiça e, em seguida, coloquem o conjunto flutuando no recipiente com água.
  5. Explique que a agulha alinhará automaticamente com o campo magnético da Terra, apontando para o norte.
  6. Solicite que os grupos discutam como essa simples tecnologia revolucionou a navegação e o comércio na história.

Objetivo: Demonstrar a importância da bússola como uma invenção do Extremo Oriente e entender seu impacto na navegação e comércio mundial.

Duração: 20 - 25 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que respondam as seguintes questões em grupo ou individualmente:
  2. Quais foram os principais povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média?
  3. Cite algumas das principais invenções desses povos e explique como elas influenciaram o mundo.
  4. Descreva a organização social típica dessas civilizações.
  5. Oriente os alunos a compartilharem suas respostas com a turma e a discutirem as diferentes perspectivas apresentadas.
  6. Aplique um quiz rápido utilizando ferramentas digitais (como Kahoot ou Google Forms) para avaliar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão coesa dos conteúdos abordados e suas aplicações práticas. Esta etapa visa também estimular a reflexão crítica e a discussão, permitindo que os alunos compartilhem suas impressões e compreendam a relevância histórica e contemporânea do tema estudado.

Discussão

Discussão: Facilite uma discussão entre os alunos sobre os conteúdos abordados durante a aula. Pergunte como a construção da bússola aumentou a compreensão deles sobre as inovações tecnológicas do Extremo Oriente. Provoque-os a refletir sobre como essas invenções influenciaram o comércio global e a vida cotidiana. Incentive os alunos a compartilhar suas perspectivas sobre a importância das invenções para as sociedades antigas e modernas. Promova uma análise crítica das atividades práticas e como elas ajudaram a consolidar os conhecimentos teóricos.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais tópicos abordados na aula: os principais povos do Extremo Oriente na Antiguidade e Idade Média, suas inovações tecnológicas (como a bússola, pólvora e papel), e a organização social dessas civilizações. Ressalte como essas sociedades contribuíram significativamente para o desenvolvimento global e como suas invenções moldaram o mundo moderno.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou teoria e prática ao utilizar atividades interativas para ilustrar as contribuições tecnológicas e culturais do Extremo Oriente. Ressalte a importância de entender essas conexões históricas para desenvolver habilidades práticas e aplicáveis ao mercado de trabalho. Conclua destacando a relevância do tema para o dia a dia, mostrando como as invenções e avanços dessas civilizações ainda impactam nossas vidas e continuam a influenciar áreas como tecnologia, comércio e cultura.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies