Plano de Aula | Metodologia Técnica | Ásia: Extremo Oriente
Palavras Chave | Extremo Oriente, Antiguidade, Idade Média, China, Japão, Coreia, Invenções, Bússola, Pólvora, Papel, Organização Social, Civilizações, Tecnologia, História, Mercado de Trabalho, Atividades Práticas, Reflexão Crítica, Desenvolvimento Global, Intercâmbio Cultural, Navegação, Comércio |
Materiais Necessários | Vídeo curto sobre invenções do Extremo Oriente, Projetor ou tela para exibição do vídeo, Computador com acesso à internet, Materiais para construção de bússola (agulhas, ímãs, recipientes com água, pedaços de cortiça), Ferramentas digitais para quiz (Kahoot ou Google Forms), Folhas e canetas para anotações e respostas às perguntas, Quadro branco e marcadores para facilitação de discussões |
Códigos BNCC | EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e detalhada dos povos do Extremo Oriente, destacando a importância de suas contribuições culturais e tecnológicas. Isso prepara os alunos para atividades práticas e interativas que vão consolidar o conhecimento adquirido, além de conectar esses conhecimentos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como análise crítica, pesquisa e aplicação de tecnologias históricas em contextos modernos.
Objetivos principais:
1. Identificar e descrever os principais grupos de povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média europeia.
2. Explorar o desenvolvimento social, cultural e tecnológico dessas civilizações.
3. Analisar as principais invenções e avanços técnicos desses grupos e seu impacto na organização social.
Objetivos secundários:
- Relacionar os conhecimentos históricos com habilidades práticas aplicáveis ao mercado de trabalho.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a evolução das sociedades.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e detalhada dos povos do Extremo Oriente, destacando a importância de suas contribuições culturais e tecnológicas. Isso prepara os alunos para atividades práticas e interativas que vão consolidar o conhecimento adquirido, além de conectar esses conhecimentos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como análise crítica, pesquisa e aplicação de tecnologias históricas em contextos modernos.
Contextualização
O Extremo Oriente, especialmente regiões como a China, Japão e Coreia, desempenhou um papel vital na história do mundo com suas avançadas civilizações que contribuíram significativamente para o desenvolvimento global. Desde a invenção do papel e da pólvora até a arquitetura e filosofia, essas sociedades não só moldaram a cultura oriental, mas também influenciaram profundamente o Ocidente através das rotas comerciais e intercâmbios culturais.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
No passado, as inovações tecnológicas do Extremo Oriente, como a bússola e o papel, revolucionaram a navegação e a comunicação, influenciando diretamente o mercado de trabalho global. Hoje, a herança dessas antigas civilizações ainda é visível em indústrias modernas, como a tecnologia da informação e a manufatura avançada. Por exemplo, a tradição chinesa de manufatura de seda levou ao desenvolvimento de têxteis de alta tecnologia, enquanto os princípios da arquitetura japonesa influenciam o design sustentável nas construções modernas.
Atividade Inicial
️ Atividade Inicial: Exibir um vídeo curto (3-5 minutos) que mostre algumas das invenções mais importantes do Extremo Oriente e suas aplicações contemporâneas. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora, como: 'Como vocês acham que a invenção da bússola mudou o mundo?'
Desenvolvimento
Duração: 40 - 50 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os povos do Extremo Oriente, estimulando a reflexão crítica e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Através de atividades interativas e desafiadoras, os alunos desenvolvem habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.
Tópicos a Abordar
- Principais grupos de povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média: chineses, japoneses, coreanos, entre outros.
- Desenvolvimento social e cultural dessas civilizações.
- Principais invenções e avanços tecnológicos: bússola, pólvora, papel, entre outros.
- Organização social e estrutura política dessas sociedades.
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como as inovações tecnológicas e culturais dos povos do Extremo Oriente influenciaram não apenas suas próprias sociedades, mas também o desenvolvimento global. Provoque-os a pensar sobre as conexões entre essas invenções e o mundo contemporâneo, especialmente em áreas como tecnologia, comércio e cultura.
Mini Desafio
Construção de uma Bússola
Os alunos irão construir uma bússola utilizando materiais simples, como agulhas, ímãs e recipientes com água. A atividade tem como objetivo mostrar a importância dessa invenção e como ela mudou a navegação e o comércio mundial.
Instruções
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Distribua os materiais necessários para cada grupo: agulhas, ímãs, recipientes com água, pedaços de cortiça.
- Instrua os alunos a magnetizarem as agulhas esfregando-as em um ímã por aproximadamente 30-60 segundos.
- Peça que eles coloquem a agulha magnetizada sobre um pedaço de cortiça e, em seguida, coloquem o conjunto flutuando no recipiente com água.
- Explique que a agulha alinhará automaticamente com o campo magnético da Terra, apontando para o norte.
- Solicite que os grupos discutam como essa simples tecnologia revolucionou a navegação e o comércio na história.
Objetivo: Demonstrar a importância da bússola como uma invenção do Extremo Oriente e entender seu impacto na navegação e comércio mundial.
Duração: 20 - 25 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Peça aos alunos que respondam as seguintes questões em grupo ou individualmente:
- Quais foram os principais povos do Extremo Oriente durante a Antiguidade e Idade Média?
- Cite algumas das principais invenções desses povos e explique como elas influenciaram o mundo.
- Descreva a organização social típica dessas civilizações.
- Oriente os alunos a compartilharem suas respostas com a turma e a discutirem as diferentes perspectivas apresentadas.
- Aplique um quiz rápido utilizando ferramentas digitais (como Kahoot ou Google Forms) para avaliar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado.
Conclusão
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão coesa dos conteúdos abordados e suas aplicações práticas. Esta etapa visa também estimular a reflexão crítica e a discussão, permitindo que os alunos compartilhem suas impressões e compreendam a relevância histórica e contemporânea do tema estudado.
Discussão
Discussão: Facilite uma discussão entre os alunos sobre os conteúdos abordados durante a aula. Pergunte como a construção da bússola aumentou a compreensão deles sobre as inovações tecnológicas do Extremo Oriente. Provoque-os a refletir sobre como essas invenções influenciaram o comércio global e a vida cotidiana. Incentive os alunos a compartilhar suas perspectivas sobre a importância das invenções para as sociedades antigas e modernas. Promova uma análise crítica das atividades práticas e como elas ajudaram a consolidar os conhecimentos teóricos.
Resumo
Resumo: Recapitule os principais tópicos abordados na aula: os principais povos do Extremo Oriente na Antiguidade e Idade Média, suas inovações tecnológicas (como a bússola, pólvora e papel), e a organização social dessas civilizações. Ressalte como essas sociedades contribuíram significativamente para o desenvolvimento global e como suas invenções moldaram o mundo moderno.
Fechamento
Fechamento: Explique como a aula conectou teoria e prática ao utilizar atividades interativas para ilustrar as contribuições tecnológicas e culturais do Extremo Oriente. Ressalte a importância de entender essas conexões históricas para desenvolver habilidades práticas e aplicáveis ao mercado de trabalho. Conclua destacando a relevância do tema para o dia a dia, mostrando como as invenções e avanços dessas civilizações ainda impactam nossas vidas e continuam a influenciar áreas como tecnologia, comércio e cultura.