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Plano de aula de Funções Orgânicas: Nomenclatura de Álcool

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Funções Orgânicas: Nomenclatura de Álcool

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Funções Orgânicas: Nomenclatura de Álcool

Palavras ChaveAutoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Funções Orgânicas, Nomenclatura de Álcoois, Química, 3º Ano do Ensino Médio, IUPAC, Mindfulness, Álcoois, Metanol, Etanol, Trabalho em Grupo, Autoavaliação, Metas SMART, Feedback
Materiais NecessáriosProjetor ou lousa digital, Marcadores ou giz, Cópias das fórmulas estruturais de álcoois, Folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis, Relógio ou cronômetro para práticas de Mindfulness, Computador ou tablet para pesquisas adicionais, Material de referência sobre nomenclatura IUPAC
Códigos BNCCEM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Orgânica

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula, estabelecendo um entendimento sólido do conteúdo que será abordado. Ao alinhar as expectativas e focar nas habilidades específicas que serão desenvolvidas, os alunos estarão mais preparados para se envolverem ativamente nas atividades e discussões subsequentes. Além disso, essa etapa ajuda a fomentar um ambiente de aprendizado orientado, onde as competências socioemocionais podem ser exploradas de maneira integrada ao conteúdo acadêmico.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e nomear a nomenclatura IUPAC adequada para álcoois, diferenciando-a da de outros compostos orgânicos.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e nomear corretamente álcoois em diferentes contextos químicos.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness: Conectando-se ao Momento Presente

A atividade de aquecimento emocional é uma prática de Mindfulness, que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Mindfulness envolve a prática de estar completamente presente e engajado no momento, consciente de seus pensamentos e sentimentos sem se distrair. Esta prática, quando realizada antes da aula, prepara os alunos mentalmente e emocionalmente para o aprendizado, reduzindo a ansiedade e aumentando a atenção.

1. Prepare o ambiente: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente, com as costas retas e os pés apoiados no chão. Certifique-se de que todos estejam em um ambiente tranquilo e sem distrações.

2. Explique a atividade: Informe aos alunos que farão uma breve prática de Mindfulness para ajudá-los a se concentrar e estar presentes no momento.

3. Início da respiração: Oriente os alunos a fecharem os olhos ou a fixarem o olhar em um ponto à frente. Peça que comecem a respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

4. Concentração na respiração: Instrua-os a focarem toda a atenção na respiração. Peça que sintam o ar entrando e saindo do corpo, percebendo o movimento do abdômen e do peito.

5. Observação dos pensamentos: Explique que, se pensamentos surgirem, eles devem apenas observá-los sem julgamento e gentilmente voltar a atenção para a respiração.

6. Duração: Mantenha a prática de respiração por aproximadamente 5 minutos. Use um tom de voz calmo e pausado durante toda a orientação.

7. Finalização: Gradualmente, peça aos alunos que comecem a movimentar os dedos das mãos e dos pés, abrindo os olhos lentamente. Encoraje-os a refletirem sobre como se sentem após a prática.

Contextualização do Conteúdo

Os álcoois são compostos orgânicos presentes em nosso dia a dia, desde o álcool etílico utilizado em bebidas alcoólicas até o álcool isopropílico encontrado em produtos de limpeza e desinfetantes. Entender a nomenclatura dos álcoois é fundamental não apenas para o estudo da química, mas também para a nossa vida cotidiana, pois ajuda a identificar e diferenciar substâncias que podem ter usos e efeitos diferentes. Por exemplo, a compreensão da diferença entre o metanol (altamente tóxico) e o etanol (consumido em bebidas alcoólicas) pode literalmente salvar vidas. Ao aprender sobre estas nomenclaturas, os alunos também desenvolvem habilidades socioemocionais importantes, como a responsabilidade e a tomada de decisão informada, uma vez que saber identificar e utilizar corretamente essas substâncias é crucial para a segurança e bem-estar.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Álcoois: Álcoois são compostos orgânicos que possuem um ou mais grupos hidroxila (-OH) ligados a átomos de carbono saturados. A fórmula geral dos álcoois é R-OH, onde R representa um grupo alquila.

2. Nomenclatura IUPAC de Álcoois: A nomenclatura IUPAC segue regras específicas para nomear os álcoois:

3. Identificação da Cadeia Principal: A cadeia principal é a cadeia de carbonos mais longa que contém o grupo hidroxila.

4. Numeração da Cadeia Principal: Numere a cadeia principal de modo que o grupo hidroxila receba o menor número possível.

5. Nomeação da Cadeia Principal: Use o nome do alcano correspondente à cadeia principal, substituindo a terminação '-o' por '-ol'.

6. Indicação da Posição do Grupo Hidroxila: Indique a posição do grupo hidroxila com um número precedendo o nome do álcool.

7. Identificação e Nomeação dos Substituintes: Nomeie e numere todos os grupos substituintes, colocando-os em ordem alfabética antes do nome principal.

8. Exemplo: O composto CH3CH2CH2OH é nomeado como 'propan-1-ol'.

9. Classes de Álcoois: Álcoois podem ser classificados em primários (1º), secundários (2º) e terciários (3º) com base no número de grupos alquila ligados ao carbono que contém o grupo hidroxila.

10. Diferença entre Metanol e Etanol: Metanol (CH3OH) é um álcool simples e altamente tóxico, enquanto o etanol (CH3CH2OH) é o álcool presente em bebidas alcoólicas e é menos tóxico. A compreensão dessas diferenças é crucial para a segurança e uso adequado.

11. Relevância dos Álcoois no Cotidiano: Álcoois são amplamente utilizados em produtos de limpeza, desinfetantes, solventes e na fabricação de bebidas alcoólicas. Compreender suas nomenclaturas e propriedades é essencial para a aplicação prática na vida diária.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 40 a 50 minutos

Identificação e Nomenclatura de Álcoois

Os alunos trabalharão em grupos para identificar e nomear diferentes álcoois a partir de suas fórmulas estruturais. Em seguida, cada grupo apresentará suas respostas e discutirá as dificuldades enfrentadas durante a atividade.

1. Formação dos Grupos: Divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribuição das Fórmulas Estruturais: Entregue a cada grupo um conjunto de fórmulas estruturais de álcoois para identificar e nomear.

3. Trabalho em Grupo: Peça aos grupos que identifiquem a cadeia principal, numerem os carbonos, localizem o(s) grupo(s) hidroxila e nomeiem os compostos segundo as regras da IUPAC.

4. Discussão em Grupo: Após a identificação e nomeação, cada grupo deve discutir entre si as dificuldades encontradas e as estratégias usadas para superá-las.

5. Apresentação das Respostas: Cada grupo apresentará suas respostas e explicará o raciocínio por trás de suas nomeações.

6. Correção e Feedback: Corrija as respostas junto com a turma, fornecendo feedback imediato e esclarecendo dúvidas.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece incentivando os alunos a Reconhecerem (Recognize) as emoções que sentiram durante a atividade. Pergunte se se sentiram frustrados, confiantes ou confusos em algum momento. Em seguida, ajude-os a Compreender (Understand) as causas dessas emoções, discutindo como a dificuldade ou clareza das instruções pode ter influenciado seus sentimentos.

Depois, peça aos alunos para Nomearem (Label) essas emoções corretamente e Expressarem (Express) como se sentiram durante a apresentação das respostas. Pergunte como lidaram com a frustração ou com a confiança que sentiram e como isso afetou a dinâmica do grupo. Por fim, conduza uma discussão sobre como poderiam Regular (Regulate) essas emoções de forma mais eficiente em futuras atividades, promovendo estratégias de autocontrole e apoio mútuo.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Após a conclusão das atividades, peça aos alunos que reflitam sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Esta reflexão pode ser realizada por escrito ou em formato de discussão em grupo. Oriente os alunos a escreverem ou discutirem sobre um ou dois parágrafos abordando questões como: Quais foram os momentos mais desafiadores durante a aula? Como se sentiram ao enfrentar esses desafios? Quais estratégias usaram para lidar com suas emoções? Como poderiam melhorar essa gestão emocional no futuro? Incentive-os a serem honestos e críticos em suas autoavaliações.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e as estratégias utilizadas para gerenciá-las, os alunos desenvolvem um maior autoconhecimento e autocontrole, competências essenciais tanto para o ambiente acadêmico quanto para a vida pessoal. Essa prática também promove a consciência social, ao permitir que os alunos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros, fortalecendo habilidades sociais e de empatia.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, proponha aos alunos que estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido sobre a nomenclatura de álcoois. Explique que essas metas podem incluir o aprofundamento do estudo do tema, a aplicação prática do conhecimento em experimentos de laboratório ou a melhoria das habilidades de identificação e nomenclatura de compostos orgânicos. Incentive os alunos a definirem metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido) para garantir que sejam claras e atingíveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar os conceitos de nomenclatura IUPAC para álcoois.

2. Aplicar o conhecimento adquirido em exercícios práticos e experimentos de laboratório.

3. Participar de grupos de estudo para discutir e resolver dúvidas sobre o tema.

4. Desenvolver um glossário pessoal de compostos orgânicos e suas nomenclaturas.

5. Estabelecer um cronograma de estudos para revisar o conteúdo antes das avaliações. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas concretas, os alunos são incentivados a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de planejamento e organização. Além disso, essa prática promove a tomada de decisão responsável, ao refletirem sobre suas necessidades e objetivos pessoais e acadêmicos, e a busca por estratégias eficazes para alcançá-los.

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