🇧🇷
Entrar

Questão sobre Diferentes Grupos Sociais e Culturais

História

Originais Teachy

'EF03HI03'

Diferentes Grupos Sociais e Culturais

Média

(Originais Teachy 2024) - Questão Média de História

Na escola, você e seus amigos formam um grupo e, juntos, criam brincadeiras e compartilham ideias. Na sua cidade, existem também outros grupos de crianças, como os que moram em bairros diferentes ou frequentam escolas distintas. Além disso, as famílias podem ter tradições especiais, como a comida que preparam em festas ou os jogos que gostam de jogar. Pense nos seus amigos e nas famílias deles, bem como em outras crianças e famílias que você conhece. De que maneira os grupos sociais e culturais que existem na sua comunidade são parecidos e diferentes entre si? Explique usando exemplos do seu dia a dia.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

UFPA

Idade Média: Introdução • 'EF06HI14, EF06HI15'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A chegada dos portugueses e a subsequente colonização do território que viria a se tornar o Brasil estão intrinsecamente ligadas a uma série de fatores históricos, econômicos e políticos do contexto europeu da época. O incentivo à exploração ultramarina, impulsionado pela lógica mercantilista e pelo desejo de expandir o poder régio e a riqueza nacional, foi um dos principais motores desse processo, refletindo-se diretamente na forma como a colonização foi conduzida e em suas consequências para as sociedades pré-existentes no território. Em 'A Formação do Brasil Contemporâneo', Caio Prado Júnior salienta: 'A colonização do Brasil, como fenômeno histórico, é compreensível tão somente no contexto de uma economia mundial que, ao se desvencilhar da antiga organização feudal, se projetava já nos moldes de um sistema capitalista emergente.' (1942). Com base nessa contextualização, responda: (1) Como a lógica do mercantilismo influenciou as práticas coloniais dos portugueses e de que maneira isso impactou as populações indígenas e africanas que habitavam o território? (2) De que forma a transição do sistema feudal para o capitalismo, destacada por Caio Prado Júnior, se refletiu no processo de colonização do Brasil?

Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses na América • 'EM13CHS101, EM13CHS103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

FGV

Queda do Império Romano do Ocidente, Antiguidade Tardia: Revisão • 'EM13CH101, EM13CH204'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

A Queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. marcou o fim da Antiguidade e o início da Idade Média, sendo um período de transição conhecido como Antiguidade Tardia. Entre outros fatores, este declínio romano foi influenciado por problemas econômicos, políticos, militares e culturais, assim como pelo crescimento do cristianismo. Neste contexto, explique quais foram os principais fatores que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente, como este período de transição impactou o início da Idade Média e de que forma o crescimento do cristianismo contribuiu para a configuração da sociedade medieval.

Queda do Império Romano do Ocidente, Antiguidade Tardia: Revisão • 'EM13CH101, EM13CH204'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies