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Questão sobre Medição de Ângulos

Matemática

Originais Teachy

'EF06MA25'

Medição de Ângulos

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Em um projeto de arquitetura, um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental precisa medir um ângulo interno de uma maquete de uma casa para garantir que uma parede esteja perfeitamente alinhada. O transferidor que ele possui mede ângulos com precisão de 1 grau. O ângulo a ser medido é formado entre duas paredes, que na maquete são representadas por segmentos de reta AB e BC. O aluno alinha a base do transferidor com o segmento de reta AB e o ponto central do transferidor com o ponto B, onde as duas paredes se encontram. O transferidor então indica que o ângulo formado entre as duas paredes é 134 graus. No entanto, o aluno suspeita que a medição pode não estar correta, pois a soma dos ângulos internos de um triângulo deve ser sempre 180 graus. Após revisar a sua aplicação do transferidor, ele percebe que a leitura está sendo feita incorretamente devido à posição do ponto central do transferidor e decide corrigir a medição. Considerando que a medida correta do ângulo formado entre as duas paredes é um múltiplo de 5 graus, qual é o novo ângulo medido pelo aluno e qual a justificativa matemática para essa correção?

Gabarito:

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