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Questão sobre Espaços Amostrais

Matemática

Originais Teachy

Espaços Amostrais

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Matemática

Durante a aula de Matemática, os alunos do 7º ano decidiram realizar um experimento que envolvesse conceitos de espaço amostral. O experimento consistia em lançar um dado, em seguida lançar uma moeda duas vezes e, por fim, retirar aleatoriamente uma carta de um baralho comum de 52 cartas, sem reposição. Cada vez que a moeda caísse, 'cara' representaria a seleção dos elementos do espaço amostral do dado que são múltiplos de 3, e 'coroa' os não múltiplos de 3. A tarefa dos alunos era determinar o número de elementos no espaço amostral total do experimento e, em seguida, encontrar a probabilidade de obter a carta de copas, sabendo que antes de tirar a carta, o dado mostrou um número par e as duas moedas lançadas resultaram em 'cara' e 'coroa', respectivamente. Auxiliando-se de conceitos matemáticos adequados para resolver o problema, como cálculo do espaço amostral e cálculo de probabilidade condicional, quais são o número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas?
a.
O número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto é 192 e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas é 1/2.
b.
O número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto é 96 e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas é 1/6.
c.
O número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto é 192 e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas é 1/8.
d.
O número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto é 96 e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas é 1.
e.
O número total de elementos no espaço amostral do experimento proposto é 48 e a probabilidade de obter uma carta de copas nas condições especificadas é 1/4.

Gabarito:

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Probabilidade: Eventos Dependentes • 'EF09MA20'

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João e Maria decidiram fazer um jardim no formato de um quadrado. No entanto, eles querem que o jardim seja grande o suficiente para plantar flores e legumes. Sabendo disso, eles mediram os lados do quadrado e descobriram que cada lado mede 4 metros. a) Calcule a área do jardim. b) Eles resolveram aumentar em 1 metro cada lado do quadrado. Qual seria a nova área do jardim? c) Quantos metros quadrados a mais eles terão na nova área em relação à área inicial?

Área: Quadrado • 'EF07MA31'

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João está aprendendo sobre simetria e plano cartesiano em suas aulas de Matemática. Ele desenhou um quadrado ABCD de lado 2 unidades no primeiro quadrante do plano cartesiano, de forma que o ponto A está na origem (0,0) e o quadrado está posicionado de forma que os vértices B, C e D estão nos pontos (2,0), (2,2) e (0,2) respectivamente. Agora, ele quer desenhar o simétrico deste quadrado em relação à origem. Você pode ajudar João? Descreva os passos que ele deve seguir e explique o conceito de simetria usado nesse processo.

Simetria no Plano Cartesiano: Introdução • 'EF04MA19, 'EF07MA20''

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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