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Questão sobre Espaços Amostrais

Matemática

Originais Teachy

Espaços Amostrais

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Matemática

Em uma competição de habilidades diversas, um grupo de estudantes recebe um desafio que envolve estatísticas e probabilidade. O desafio consiste em montar um jogo que utilize três tipos de eventos aleatórios distintos: o lançamento de um dado cúbico justo, a escolha aleatória de uma carta de um baralho bem misturado (sem reposição) e o giro de uma roleta dividida em 18 partes de cores diferentes, sendo 8 vermelhas, 8 pretas e 2 verdes. O jogo atribui pontos aos participantes de acordo com as seguintes regras: Se a carta retirada for um Ás, 5 pontos são ganhos; se o dado mostrar um número par, 3 pontos são ganhos; e se a cor selecionada na roleta for verde, o jogador recebe 10 pontos. Para avaliar a justeza do jogo, são realizadas simulações onde um grande número de tentativas são feitas por um software de probabilidade programado corretamente. Se uma das simulações é composta por 1000 tentativas consecutivas dos três eventos aleatórios, qual é a probabilidade de que um jogador obtenha mais de 30 pontos no total de uma única tentativa?
a.
13/117
b.
7/117
c.
31/234
d.
26/117
e.
13/234

Gabarito:

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ENCCEJA

Probabilidade: Eventos Dependentes • 'EF09MA20'

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Teachy

João e Maria decidiram fazer um jardim no formato de um quadrado. No entanto, eles querem que o jardim seja grande o suficiente para plantar flores e legumes. Sabendo disso, eles mediram os lados do quadrado e descobriram que cada lado mede 4 metros. a) Calcule a área do jardim. b) Eles resolveram aumentar em 1 metro cada lado do quadrado. Qual seria a nova área do jardim? c) Quantos metros quadrados a mais eles terão na nova área em relação à área inicial?

Área: Quadrado • 'EF07MA31'

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CEDERJ

Volume: Blocos Retangulares • 'EF08MA21'

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Teachy

No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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