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Questão sobre Figuras Congruentes

Matemática

Originais Teachy

'EF03MA16'

Figuras Congruentes

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Dentro de um ambiente escolar, os alunos do 3º ano estão aprendendo sobre figuras geométricas e suas propriedades. João e Maria estão brincando com o jogo de tangram, um quebra-cabeça chinês composto por sete peças que, quando dispostas de uma maneira específica, formam um quadrado. Uma das peças do jogo de tangram é um triângulo retângulo menor, e a tarefa de João é criar um retângulo maior utilizando todas as sete peças. Após muitas tentativas, João acredita ter conseguido, mas Maria, que é muito boa em observar padrões, percebeu que o retângulo formado não está correto, pois contém figuras congruentes que não deveriam se repetir. Qual peça ou peças João deve reorganizar ou girar para formar um retângulo sem figuras congruentes repetidas?
a.
João deve criar um retângulo que tenha exatamente duas figuras congruentes diretamente opostas.
b.
João deve usar as peças do tangram para formar um círculo dentro do retângulo sem sobreposições.
c.
João deve reorganizar as peças de modo que não haja figuras congruentes repetidas no retângulo.
d.
João deve juntar as peças para formar um único triângulo grande no centro do retângulo.
e.
João deve deixar uma das sete peças de fora para formar um retângulo sem figuras congruentes.

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Nos museus, podemos conhecer diversas histórias sobre o jeito de viver de muitos povos. É possível imaginar e conhecer o modo como se vestiam, comiam e cozinhavam em diferentes culturas e locais do nosso planeta. Um exemplo disso são objetos utilizados por alguns povos indígenas, que, ao contrário do que muitos pensam, não estão restritos ao passado, mas continuam presentes na vida dos seus inúmeros representantes nas diversas regiões brasileiras. Observe o infográfico que indica a quantidade de indígenas por região brasileira no ano de 2010: Por um erro de impressão, o quantitativo referente à região Sul não apareceu no infográfico. Com base nas informações do infográfico, sendo o total de indígenas no Brasil em 2010 igual a 896,7 mil, a diferença entre a quantidade de indígenas das regiões Centro-Oeste e Sul era de

Soma e Subtração de Números Decimais • ''EF05MA07''

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

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Em um jogo de matemática avançada para crianças do 1º ano do ensino fundamental, a regra para formar uma sequência é multiplicar o número anterior por 2 e somar 1. A sequência dada é a seguinte: 1, 3, 7, 15, __, 31, __, 63. Qual é o número que completa corretamente o espaço em branco na sequência de acordo com a regra estabelecida? Considere que os espaços em branco devem ser preenchidos com o menor número natural possível que satisfaça a regra e mantenha a progressão crescente.

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