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Questão sobre Probabilidade de Eventos Complementares

Matemática

Originais Teachy

'EF08MA22'

Probabilidade de Eventos Complementares

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Uma turma de 8o ano está realizando um projeto de ciências que envolve a compreensão de probabilidade. Em um dos experimentos, eles lançam três moedas justas e registram os resultados. Cada moeda pode cair com o lado 'cara' (C) ou 'coroa' (R). Os alunos devem calcular a probabilidade de que pelo menos uma das moedas mostre coroa. Para completar essa tarefa, eles devem entender o conceito de eventos complementares: a probabilidade de um evento A ocorrer é 1 menos a probabilidade de A não ocorrer. Além disso, sabem que em um experimento de lançamento de moedas, a soma de todas as probabilidades possíveis deve ser 1. Com base nesse cenário, descreva como os alunos podem calcular a probabilidade de que pelo menos uma das moedas mostre coroa e explique o conceito de eventos complementares aplicado a esse cálculo.

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Nos museus, podemos conhecer diversas histórias sobre o jeito de viver de muitos povos. É possível imaginar e conhecer o modo como se vestiam, comiam e cozinhavam em diferentes culturas e locais do nosso planeta. Um exemplo disso são objetos utilizados por alguns povos indígenas, que, ao contrário do que muitos pensam, não estão restritos ao passado, mas continuam presentes na vida dos seus inúmeros representantes nas diversas regiões brasileiras. Observe o infográfico que indica a quantidade de indígenas por região brasileira no ano de 2010: Por um erro de impressão, o quantitativo referente à região Sul não apareceu no infográfico. Com base nas informações do infográfico, sendo o total de indígenas no Brasil em 2010 igual a 896,7 mil, a diferença entre a quantidade de indígenas das regiões Centro-Oeste e Sul era de

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