Entrar

Questão sobre Experimento: pH de soluções

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: pH de soluções

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?
a.
O experimento fornece uma ideia qualitativa do pH das soluções, mas não fornece valores quantitativos precisos.
b.
O aluno foi capaz de determinar com precisão os valores de pH das soluções testadas.
c.
As conclusões do aluno baseadas nas cores observadas são suficientes para uma determinação exata do pH.
d.
O método utilizado pelo aluno é recomendado para medições de pH em laboratórios profissionais.
e.
A tabela de cores utilizada pelo aluno é uma medida objetiva e pode ser aplicada a todas as soluções de forma precisa.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a elaboração de um projeto científico, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio decidiu investigar a influência de diferentes tipos de adubo na taxa de crescimento de plantas de feijão. Eles formularam a hipótese de que o adubo orgânico promoveria um crescimento mais significativo comparado ao adubo químico. Para testar essa hipótese, planejaram um experimento no qual cultivariam duas amostras de plantas de feijão, uma com adubo orgânico e outra com adubo químico, e monitorariam o crescimento durante um período de quatro semanas. O grupo estabeleceu critérios claros para medição do crescimento, como a altura das plantas e o número de folhas. Eles também definiram procedimentos detalhados para garantir que as condições de crescimento fossem as mesmas para ambas as amostras. Considerando o contexto apresentado, qual deveria ser o primeiro passo do grupo para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos no experimento?

Projetos de Pesquisa

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um cilindro contendo 2 litros de gás está inicialmente a uma pressão de 3 atmosferas. Se o gás é comprimido para um volume de 1 litro, mantendo a temperatura constante, qual será a pressão resultante no cilindro, de acordo com a Lei de Boyle?

Experimento: Lei de Boyle

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a realização de um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio verificou que a eletricidade pode ser conduzida através de água, ao observar a luz emitida por um pequeno LED ao aplicar uma corrente elétrica em um recipiente com água desmineralizada. Em seguida, o grupo decidiu testar a condutividade elétrica de outros materiais. Para tanto, utilizaram um circuito simples, composto por uma fonte de energia, fios condutores, um LED e os materiais a serem testados, e observaram se o LED acendia ou não ao ser conectado aos materiais. Após conduzirem os experimentos com diferentes materiais, eles puderam classificá-los como condutores ou isolantes de acordo com o comportamento observado. Considerando o contexto do experimento e os princípios que regem a condução da eletricidade, qual é a maneira correta de diferenciar um condutor de um isolante? Qual propriedade fundamental dos materiais determina se eles são bons condutores ou isolantes de eletricidade?

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento escolar, um estudante montou um circuito simples contendo uma bateria de 9V, um resistor de 100 ohms e um LED. O LED possui uma queda de tensão de 2V e opera com uma corrente de 20 mA. A tarefa do aluno é calcular a corrente total do circuito e a potência dissipada pelo resistor. Considerando que um LED é um diodo, o qual permite a passagem de corrente em um único sentido, e que a bateria e o LED estão em série com o resistor, como o estudante deve proceder para realizar os cálculos necessários sem prejudicar o funcionamento do LED?

Experimento: Circuito Elétrico

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies