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Questão sobre Experimento: pH de soluções

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: pH de soluções

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?
a.
O experimento fornece uma ideia qualitativa do pH das soluções, mas não fornece valores quantitativos precisos.
b.
O aluno foi capaz de determinar com precisão os valores de pH das soluções testadas.
c.
As conclusões do aluno baseadas nas cores observadas são suficientes para uma determinação exata do pH.
d.
O método utilizado pelo aluno é recomendado para medições de pH em laboratórios profissionais.
e.
A tabela de cores utilizada pelo aluno é uma medida objetiva e pode ser aplicada a todas as soluções de forma precisa.

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Ao misturar uma solução de nitrato de prata com uma solução de cloreto de sódio, observamos a formação de um precipitado branco. Este é um exemplo clássico da 'Reação em Solução' e pode ser representado pela seguinte equação química balanceada: AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq). Considerando a estequiometria da reação e o Princípio de Conservação da Massa, determine quantos mols de nitrato de sódio (NaNO3) são necessários para reagir completamente com 0,25 mols de cloreto de prata (AgCl) formado. Utilize as massas molares dos elementos: Ag = 107,87 g/mol, N = 14,01 g/mol, O = 16,00 g/mol, Na = 22,99 g/mol, Cl = 35,45 g/mol. Desconsidere as proporções em massa dos elementos na formação dos compostos e considere que todas as substâncias estão em solução aquosa na reação.

Experimento: Reações de químicas

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Durante a realização de um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio verificou que a eletricidade pode ser conduzida através de água, ao observar a luz emitida por um pequeno LED ao aplicar uma corrente elétrica em um recipiente com água desmineralizada. Em seguida, o grupo decidiu testar a condutividade elétrica de outros materiais. Para tanto, utilizaram um circuito simples, composto por uma fonte de energia, fios condutores, um LED e os materiais a serem testados, e observaram se o LED acendia ou não ao ser conectado aos materiais. Após conduzirem os experimentos com diferentes materiais, eles puderam classificá-los como condutores ou isolantes de acordo com o comportamento observado. Considerando o contexto do experimento e os princípios que regem a condução da eletricidade, qual é a maneira correta de diferenciar um condutor de um isolante? Qual propriedade fundamental dos materiais determina se eles são bons condutores ou isolantes de eletricidade?

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Um cilindro contendo 2 litros de gás está inicialmente a uma pressão de 3 atmosferas. Se o gás é comprimido para um volume de 1 litro, mantendo a temperatura constante, qual será a pressão resultante no cilindro, de acordo com a Lei de Boyle?

Experimento: Lei de Boyle

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Durante um experimento em laboratório, um estudante do 1º ano do ensino médio precisa determinar o pH de três soluções líquidas desconhecidas. Com o objetivo de evitar uma contaminação cruzada utilizando o mesmo eletrodo de pH, o estudante precisa limpar o eletrodo entre as medições. Ele decide realizar o experimento no seguinte procedimento: 1) Coloca 50 mL da Solução 1 em um béquer e insere o eletrodo de pH para medir sua acidez ou basicidade; 2) Após a leitura, limpa o eletrodo com água destilada e seca com papel absorvente; 3) Repete o processo com a Solução 2 e depois com a Solução 3, sempre seguindo o mesmo procedimento de limpeza; 4) Registra os valores obtidos de pH para cada uma das soluções. Com base nessa situação-problema, determine qual deve ser o critério utilizado pelo estudante para garantir a precisão das medições e a integridade e eficácia do eletrodo de pH ao longo do experimento.

Experimento: pH de soluções

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