Entrar

Questão sobre Absolutismo

História

Originais Teachy

'EM13CHS101'

Absolutismo

Fácil

(Originais Teachy 2024) - Questão Fácil de História

Durante os séculos XVI e XVII, a Europa vivenciou o fortalecimento das monarquias absolutistas, um sistema político em que o rei concentrava em suas mãos o poder absoluto, muitas vezes justificado pelo direito divino dos reis. Esse modelo buscava centralizar o controle político, econômico e militar em torno do soberano, limitando o poder da nobreza e outros grupos sociais. Considerando esse contexto, qual era a principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época?
a.
A principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época era a concentração de poder absoluto nas mãos do monarca, sem a necessidade de dividir ou compartilhar esse poder com outras instituições ou grupos sociais.
b.
A principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época era a descentralização do poder, permitindo que as regiões tivessem autonomia significativa e que os nobres participassem ativamente do governo.
c.
A principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época era a justificação do poder real através de um contrato social, que envolvia a participação ativa dos cidadãos nas decisões governamentais.
d.
A principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época era a limitação do poder real por meio de constituições escritas, que garantiam direitos e liberdades aos súditos.
e.
A principal característica que diferenciava as monarquias absolutistas europeias de outros sistemas políticos da época era a eleição do monarca por um conselho de nobres, que decidia sobre as políticas a serem implementadas no reino.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

FMJ

Brasil: Cívico-Militar: Revisão • 'EM13CHS102, EM13CHS602'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A chegada dos portugueses e a subsequente colonização do território que viria a se tornar o Brasil estão intrinsecamente ligadas a uma série de fatores históricos, econômicos e políticos do contexto europeu da época. O incentivo à exploração ultramarina, impulsionado pela lógica mercantilista e pelo desejo de expandir o poder régio e a riqueza nacional, foi um dos principais motores desse processo, refletindo-se diretamente na forma como a colonização foi conduzida e em suas consequências para as sociedades pré-existentes no território. Em 'A Formação do Brasil Contemporâneo', Caio Prado Júnior salienta: 'A colonização do Brasil, como fenômeno histórico, é compreensível tão somente no contexto de uma economia mundial que, ao se desvencilhar da antiga organização feudal, se projetava já nos moldes de um sistema capitalista emergente.' (1942). Com base nessa contextualização, responda: (1) Como a lógica do mercantilismo influenciou as práticas coloniais dos portugueses e de que maneira isso impactou as populações indígenas e africanas que habitavam o território? (2) De que forma a transição do sistema feudal para o capitalismo, destacada por Caio Prado Júnior, se refletiu no processo de colonização do Brasil?

Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses na América • 'EM13CHS101, EM13CHS103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, os estudos tornam-se mais organizados. Qual ciência nasce com a leitura crítica de documentos?

Que é história? • 'EF06HI03, EF06HI01'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

A Queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. marcou o fim da Antiguidade e o início da Idade Média, sendo um período de transição conhecido como Antiguidade Tardia. Entre outros fatores, este declínio romano foi influenciado por problemas econômicos, políticos, militares e culturais, assim como pelo crescimento do cristianismo. Neste contexto, explique quais foram os principais fatores que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente, como este período de transição impactou o início da Idade Média e de que forma o crescimento do cristianismo contribuiu para a configuração da sociedade medieval.

Queda do Império Romano do Ocidente, Antiguidade Tardia: Revisão • 'EM13CH101, EM13CH204'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies