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Questão sobre Racionalização de Denominadores

Matemática

Originais Teachy

Racionalização de Denominadores

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Matemática

Em um estudo de acústica, um grupo de engenheiros está projetando uma sala que deve ter um tempo de reverberação específico para garantir a qualidade sonora desejada. O tempo de reverberação depende da geometria da sala e dos materiais utilizados em sua construção. Para calcular corretamente este tempo, é necessário compreender como as ondas sonoras se comportam nos diferentes ambientes. Em uma situação hipotética, os engenheiros observam que, em uma sala com formato cúbico, as ondas sonoras refletem nas paredes, criando interferências que são modeladas por funções que envolvem raízes quadradas. Se a intensidade do som após uma reflexão específica é descrita pela função f(d) = 1/(√2d), onde d é a distância em metros do ponto de emissão até o ponto de impacto na parede, calcule a nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada de modo a alterar a distância entre os pontos de emissão e recepção. Considere que a modificação na sala mantém o mesmo formato cúbico e que a nova distância é d' = d/√3, onde d é a distância inicial entre os pontos.
a.
A nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada, mantendo o mesmo formato cúbico, é f(d') = d/√3.
b.
A nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada, mantendo o mesmo formato cúbico, é f(d') = √3d.
c.
A nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada, mantendo o mesmo formato cúbico, é f(d') = 1/d.
d.
A nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada, mantendo o mesmo formato cúbico, é f(d') = √(3/2)/d.
e.
A nova expressão para a intensidade do som após a sala ser modificada, mantendo o mesmo formato cúbico, é f(d') = 1/(√3d).

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

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Uma empresa de pesquisas realizou um levantamento sobre a quantidade de horas semanais que jovens de 14 a 18 anos dedicam aos estudos em uma determinada região. Os dados foram coletados e organizados em classes de frequência. Com base nesses dados, os alunos devem calcular a amplitude total das classes, a média das horas de estudo semanais e a porcentagem de jovens que estudam mais de 15 horas por semana.

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