Entrar

Questão sobre Homônimos, Homógrafos, Homófonos e Parônimos

Português

Originais Teachy

Homônimos, Homógrafos, Homófonos e Parônimos

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Leia o seguinte trecho do poema de Olavo Bilac: "Ouvir estrelas! Ora, direis, ouvir estrelas! / Certo, perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, / Que, para ouvi-las, muita vez desperto / E abro as janelas, pálido de espanto...". Considerando o uso de palavras homônimas, homógrafas, homófonas e parônimas, analise como o autor utiliza esses recursos para criar efeitos sonoros e de sentido no poema. Identifique, a partir do contexto apresentado, um exemplo de homônimo ou parônimo que contribui para a construção poética e justifique sua escolha a partir das características linguísticas e contextuais do trecho.
a.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é um exemplo de prosopopeia, atribuindo características humanas a elementos inanimados.
b.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é uma metáfora que sugere a capacidade de perceber o que é invisível ou inaudível, criando um efeito de estranhamento e beleza poética.
c.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' utiliza a sinestesia para unir sentidos diferentes, enriquecendo a imagem poética.
d.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' destaca-se pelo uso de aliteração, criando um efeito sonoro marcante.
e.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é uma hipérbole que intensifica a percepção sensorial do leitor.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies