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Questão sobre Processo de Comunicação

Português

Originais Teachy

'EM13LGG402'

Processo de Comunicação

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Na era da informação, a comunicação evoluiu para além das simples trocas de mensagens, assumindo formatos complexos e interligados. O fenômeno das redes sociais, por exemplo, possibilita um diálogo global instantâneo, no qual a viralização de conteúdos é uma estratégia poderosa para disseminação de ideias e influências. Neste contexto, uma organização não governamental (ONG) ambientalista lança uma campanha com o intuito de alertar sobre os perigos do desmatamento na Amazônia. A mensagem principal, transmitida por meio de um vídeo que combina imagens impactantes e um discurso emotivo, é direcionada a jovens de várias partes do mundo, convidando-os a tomar consciência da situação e a pressionar seus respectivos governos a adotar políticas mais rigorosas de preservação ambiental. Considerando o processo de comunicação envolvido nesse cenário, e tendo em mente a função de cada um dos elementos - emissor, mensagem, receptor, canal e código - identifique como se manifesta cada um destes agentes na interação proposta pela ONG e avalie, com base nessa análise, quais estratégias poderiam ser adotadas para aumentar a efetividade da campanha.
a.
A ONG ambientalista é o emissor da mensagem, o conteúdo do vídeo (imagens e discurso) constitui a mensagem, os jovens são os receptores, a rede social é o canal de transmissão e o conjunto de signos e regras que permite a compreensão da mensagem é o código.
b.
Os jovens que compartilham o vídeo nas redes sociais são os emissores da mensagem, a ONG é o receptor, a mensagem é transmitida através de um canal de televisão e o código é representado pelas leis ambientais internacionais.
c.
A rede social é o emissor da mensagem, o vídeo é o receptor, as imagens do desmatamento são o canal de transmissão e o código é a marca da ONG.
d.
O canal de transmissão da mensagem é o discurso emotivo, a ONG é o canal pelo qual a mensagem é enviada, o receptor é o conteúdo do vídeo e o código é o idioma no qual o vídeo é apresentado.
e.
A mensagem é o canal de transmissão, a ONG é o código que permite a compreensão do vídeo, o receptor é a rede social e o emissor é a tecnologia utilizada para a produção do vídeo.

Gabarito:

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Texto de referência: "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa) Tendo em vista o texto de Fernando Pessoa acima e considerando seus conhecimentos sobre acento tônico e acento gráfico, responda: a) Identifique e classifique as palavras quanto à tonicidade no primeiro verso do poema de Fernando Pessoa, explicando a diferença entre acento tônico e gráfico. b) A palavra "nada" é um exemplo de palavra proparoxítona, sendo essa uma classe que sempre é acentuada graficamente. Explique o motivo dessa regra existir e dê outros dois exemplos de palavras proparoxítonas. Lembrando que suas respostas devem conter explicações claras e exemplos coerentes.

Acento Tônico e Acento Gráfico

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Noções de Classicismo e Barroco • 'EM13LGG601, EM13LGG602'

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Na língua portuguesa, o fonema /$/ pode ser representado tanto pelo dígrafo "CH" quanto pela letra "X". Com base nesse conhecimento, explique as diferenças na utilização dessas representações e escreva duas palavras para cada grafia (X e CH) que possuam o fonema /$/ em sua composição. Além disso, analise como o contexto e a etimologia das palavras podem influenciar na escolha da ortografia correta conforme a norma padrão.

Fonema: Representado por X ou CH • 'EM13LGG104'

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