Entrar

Questão sobre Orações Adverbiais

Português

Originais Teachy

'EM13LGG103'

Orações Adverbiais

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Leia o trecho abaixo extraído de um poema de Manuel Bandeira e, em seguida, responda à questão: "Vou-me embora pra Pasárgada / Lá sou amigo do rei / Lá tenho a mulher que eu quero / Na cama que escolherei." Neste fragmento, o eu-lírico expressa um desejo de fuga para um lugar onde suas vontades são plenamente realizadas. Considerando a função das orações subordinadas adverbiais no contexto, qual é o efeito dessas orações na construção do sentido de utopia e idealização presente no poema?
a.
O efeito das orações no poema de Manuel Bandeira é criar um cenário onde o eu-lírico encontra desafios e obstáculos, reforçando a ideia de um lugar imperfeito e indesejado, em contraste com a realidade satisfatória.
b.
O efeito das orações no poema de Manuel Bandeira é criar um cenário onde o eu-lírico pode realizar todos os seus desejos, reforçando a ideia de um lugar perfeito e desejado, em contraste com a realidade insatisfatória.
c.
O efeito das orações no poema de Manuel Bandeira é criar um cenário onde o eu-lírico vivencia desilusões e decepções, reforçando a ideia de um lugar desanimador e indesejado, em contraste com a realidade promissora.
d.
O efeito das orações no poema de Manuel Bandeira é criar um cenário onde o eu-lírico enfrenta limitações e frustrações, reforçando a ideia de um lugar restritivo e indesejado, em contraste com a realidade ideal.
e.
O efeito das orações no poema de Manuel Bandeira é criar um cenário onde o eu-lírico experimenta incertezas e dúvidas, reforçando a ideia de um lugar confuso e indesejado, em contraste com a realidade clara.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um discurso político, são comuns o uso de termos acessórios da oração, como adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo, pois estes ajudam a enfatizar e tornar o discurso mais claro e expressivo. Dada esta informação, analise o trecho a seguir: "Cidadãos e cidadãs brasileiras, nossa nação enfrenta, infelizmente, um momento de incerteza política e econômica. Com determinação, superaremos os desafios e construiremos um futuro melhor para todos." Identifique e classifique os termos acessórios da oração presentes neste trecho, explicando sua função e importância no discurso.

Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo • 'EM13LGG103'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies