Entrar

Questão sobre Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Português

Originais Teachy

Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

No poema "O Homem; As Viagens" de Carlos Drummond de Andrade, o eu-lírico reflete sobre a experiência humana e suas inquietações. Em um dos versos, ele menciona: "O homem, bicho da Terra tão pequeno, chateia-se na Terra, lugar de muita miséria e pouca diversăo, e, a fim de se distrair, inventou as viagens de mar." Com base nesse fragmento, analise a função dos verbos presentes, identificando quais são de ligação e quais apresentam transitividade verbal ou nominal. Qual é o impacto dessas escolhas verbais na construção do sentido do poema e na representação do estado emocional do eu-lírico?
a.
As escolhas verbais de Drummond ajudam a construir o sentido do poema ao contrastar o estado emocional de insatisfação do eu-lírico com a ação criativa e escapista do homem, reforçando a ideia de que as viagens são uma invenção para lidar com a monotonia e a miséria da vida terrena.
b.
As escolhas verbais de Drummond ajudam a construir o sentido do poema ao destacar a ação contínua do homem, sugerindo que as viagens são uma forma de enfrentar a rotina e a falta de propósito na vida.
c.
As escolhas verbais de Drummond ajudam a construir o sentido do poema ao enfatizar a relação entre o homem e o desconhecido, sugerindo que as viagens são uma exploração do desconhecido para superar a insatisfação.
d.
As escolhas verbais de Drummond ajudam a construir o sentido do poema ao evidenciar a busca do eu-lírico por novas experiências, indicando que as viagens são uma tentativa de encontrar significado na existência.
e.
As escolhas verbais de Drummond ajudam a construir o sentido do poema ao sublinhar a dualidade entre a realidade e a imaginação, mostrando que as viagens são uma maneira de escapar da banalidade cotidiana.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.

Gênero Textual: Crônica • 'EF08LP01, EF89LP09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies