INTRODUÇÃO
Relevância do Tema
- Expressão Corporal: Dançar é uma maneira divertida de nos expressarmos. Movimentos dançados ajudam a contar histórias e a mostrar como nos sentimos.
- Coordenação e Saúde: Dançar torna nosso corpo mais forte e nossa mente mais ágil. É como um jogo onde ganhamos saúde enquanto nos divertimos.
- Cultura e História: Cada dança vem de um lugar e tem sua própria história. Aprender sobre movimentos dançados é também aprender sobre o mundo!
Contextualização
- Arte em Movimento: Na disciplina de Artes, exploramos muitas formas de criar, como pintar e desenhar. Movimentos dançados são arte com nosso corpo!
- Linguagem Universal: Mesmo que não falemos a mesma língua, dançar é uma forma de todos entenderem o que queremos dizer.
- Currículo Interativo: Aqui, não só ouvimos e vemos, mas também fazemos. Dançar é uma parte importante do que aprendemos na escola, nos ajudando a crescer de diversas maneiras.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Componentes
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Partes do Corpo: Para dançar, usamos diferentes partes do corpo como pés, pernas, braços e cabeça. Cada uma pode se mover de várias maneiras.
- Pés: Podem pisar, saltar e deslizar.
- Pernas: Podem chutar, dobrar e girar.
- Braços: Podem balançar, alcançar e rodar.
- Cabeça: Pode balançar, inclinar e virar.
- Tronco: Pode se curvar, torcer e balançar.
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Espaço e Tempo: Movimentos na dança ocupam espaço e duram um tempo.
- Espaço: Dançarinos se movem para cima, para baixo, para os lados e giram no espaço ao redor.
- Tempo: Movimentos podem ser rápidos ou lentos, e seguimos o ritmo da música.
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Energia: É a força usada nos movimentos dançados.
- Movimentos Fortes: Como pular alto ou bater o pé com força no chão.
- Movimentos Suaves: Como balançar os braços levemente ou dar passos de ponta de pé.
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Fluidez: Como os movimentos se conectam uns com os outros em uma dança.
- Movimentos Contínuos: Sem parar, como numa roda-gigante que não para de girar.
- Movimentos Isolados: Um movimento de cada vez, como bater palmas e depois dar um passo.
Termos-Chave
- Ritmo: O padrão de tempo na música que guia a dança. É como o tique-taque de um relógio ou o coração batendo.
- Coreografia: Uma sequência planejada de movimentos dançados. É como uma história contada através dos movimentos do corpo.
- Improvisação: Dançar sem uma coreografia, movendo-se como a música faz sentir. É como desenhar sem um modelo, deixando a imaginação guiar.
Exemplos e Casos
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A Dança das Estátuas: Música toca e as crianças dançam livremente. Quando a música para, todos congelam. Mostra como podemos usar o corpo para representar objetos ou ideias.
- Crianças aprendem sobre o espaço ao se moverem pelo salão.
- Aprendem sobre tempo ao congelar com a parada da música.
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Siga o Mestre: Uma criança faz um movimento e as outras precisam copiar. Ensina sobre a relação entre partes do corpo e como imitar movimentos ajuda na coordenação.
- Observação e repetição dos movimentos do 'mestre' praticam fluidez e ritmo.
- Ajuda na compreensão de como movimentos se conectam para formar uma dança.
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Bailarinos de Papelão: Crianças movem figuras de papelão que têm partes do corpo articuladas. Ajuda a entender como as partes do corpo se movem na dança.
- Demonstração visual de como cada parte pode se mover.
- Trabalha a ideia de sequência de movimentos e coordenação entre partes do corpo.
RESUMO DETALHADO
Pontos Relevantes
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Exploração do Corpo: Entendemos que o corpo é o nosso instrumento na dança. Aprendemos a identificar e mover cada parte dele de formas diferentes.
- Descobrimos que podemos criar passos novos com a combinação de movimentos simples!
- Praticamos movimentos isolados e também sequências que conectam diferentes partes do corpo.
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Uso do Espaço e Tempo: Percebemos que a dança acontece no espaço ao nosso redor e que o tempo da música nos ajuda a decidir quando e como nos mover.
- Brincamos de ser pequenos e grandes no espaço, explorando diferentes tamanhos de movimento.
- Dançamos rápido como coelhinhos e devagar como tartarugas, sentindo o ritmo da música.
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Dinâmica dos Movimentos: Experimentamos usar diferentes energias ao dançar, desde movimentos muito fortes até aqueles bem levinhos.
- Fazemos movimentos que parecem pintar o ar com pincéis imaginários para sentir a fluidez.
- Imitamos diferentes animais para explorar a força e a suavidade em nossos movimentos.
Conclusões
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Arte e Expressão: A dança é uma forma de arte que permite expressar emoções e contar histórias com o corpo.
- Concluímos que não precisamos de palavras para mostrar como nos sentimos; nosso corpo fala!
- Vimos que, assim como um quadro ou uma música, uma dança pode ser cheia de ideias e sentimentos.
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Imitação e Criatividade: Através dos jogos, aprendemos a copiar movimentos e a criar os nossos próprios.
- Observamos que, mesmo copiando, cada um de nós tem um jeito especial e único de dançar.
- Descobrimos que nossas melhores danças vêm quando usamos nossa criatividade e deixamos o corpo fluir com a música.
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Coordenação e Trabalho em Grupo: Praticar dança ajuda a melhorar nossa coordenação e a trabalhar em grupo.
- Aprendemos a sincronizar nossos movimentos com os dos amigos e a cooperar para criar uma dança juntos.
- Sentimos a alegria de compartilhar a música e os movimentos com os colegas, fortalecendo nossa amizade.
Exercícios
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Caixa de Música: Ao tocar diferentes músicas, a criança deve dançar conforme o ritmo, escolhendo movimentos que combinem com o som. Isso ajuda a entender a relação entre o movimento e a música.
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Espelho Mágico: Duas crianças frente a frente, uma delas é o reflexo e deve imitar os movimentos da outra. Isso desenvolve a atenção, a imitação e a consciência das partes do corpo.
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Histórias Dançantes: Cada criança escolhe uma história para contar através da dança, usando movimentos para representar personagens e ações. Isso estimula a criatividade e a expressão corporal.