🇧🇷
Entrar

Questão sobre Unidade Astronômica

Ciências

Originais Teachy

Unidade Astronômica

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Ciências

Vários objetos celestes do Sistema Solar, incluindo asteroides, cometas e planetas, orbitam o Sol em trajetórias elípticas. A Unidade Astronômica (UA) é frequentemente utilizada para expressar distâncias entre esses corpos e o Sol, sendo definida como a distância média entre a Terra e o Sol. O desenvolvimento de tecnologias espaciais permitiu medições cada vez mais precisas de distâncias no cosmos, levando à descoberta de novos corpos e a uma melhor compreensão da dinâmica orbital do Sistema Solar. Nesse contexto, um grupo de estudantes investiga um asteroide que possui um periélio (ponto de órbita mais próximo do Sol) a 0,3 UA e um afélio (ponto de órbita mais distante do Sol) a 5,2 UA. Considerando a segunda lei de Kepler, que afirma que os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol, as quais têm o Sol em um dos focos, e sabendo que a excentricidade (e) de uma elipse é dada por e = c/a, onde 'c' é a distância do centro da elipse a um de seus focos e 'a' é o semi-eixo maior da elipse, determine a excentricidade da órbita do asteroide e interprete o que essa excentricidade revela sobre a sua trajetória orbital.
a.
A excentricidade da órbita do asteroide é aproximadamente 0,89, indicando uma órbita muito alongada, mais próxima de 1 do que de 0, e que se diferencia significativamente de uma órbita circular.
b.
A excentricidade da órbita do asteroide é aproximadamente 0,20, sugerindo uma órbita ligeiramente alongada, mas ainda bem próxima de uma órbita circular.
c.
A excentricidade da órbita do asteroide é aproximadamente 0,03, mostrando uma órbita quase circular, muito próxima de 0.
d.
A excentricidade da órbita do asteroide é aproximadamente 1,00, revelando uma órbita parabólica, com o asteroide visitando o Sistema Solar uma única vez.
e.
A excentricidade da órbita do asteroide é aproximadamente 0,50, indicando uma órbita comum, que poderia ser confundida com uma órbita circular sem medições precisas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

URCA

Corpo Humano: Organização das Células • 'EF06CI05'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ao observar um mapa-múndi, podemos notar que a superfície terrestre é majoritariamente coberta por grandes extensões de água, que chamamos de oceanos, intercaladas por massas de terra, os continentes. A distribuição dessas massas é resultante de processos geológicos complexos que ocorreram ao longo de milhões de anos. Primeiro, a formação da Pangeia, um supercontinente único, e posteriormente a deriva dos continentes até a posição que ocupam hoje. Considerando esse contexto, e baseando-se em seus conhecimentos, elabore uma explicação detalhada sobre: 1) Como a teoria da deriva continental, proposta por Alfred Wegener, contribui para nossa compreensão da configuração atual dos continentes e a evidência de que, em algum ponto no passado geológico, eles estavam todos juntos em um só. 2) Quais são as evidências observadas na própria forma dos continentes que suportam a ideia de que a Terra possui uma forma esférica? Inclua em sua resposta uma análise comparativa entre a superfície da Terra e a casca externa de uma laranja, caso necessário.

Estudo da Terra • 'EF06CI13, EF06CI14'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considerando os processos que transformam um tipo de rocha em outro e os diferentes ambientes geológicos onde elas se formam, explique como uma rocha sedimentar pode ser metamorfizada, descrevendo as etapas desse processo e mencionando as forças e condições que atuam sobre a rocha durante a metamorfismo. Além disso, relate um exemplo de uma rocha sedimentar comum que pode sofrer metamorfismo e as possíveis implicações desse evento no ciclo das rochas. Para completar a resposta, identifique e discuta como este processo se relaciona com a preservação de fósseis, considerando a importância do registro fóssil para a ciência e a geologia.

Tipos de Rocha • 'EF06CI12'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

O sistema urinário desempenha um papel fundamental na regulação do meio interno, contribuindo para a manutenção das condições ideais para o funcionamento das células do corpo humano. A partir dessa perspectiva, considere o seguinte cenário: ao realizar uma atividade física intensa, o corpo humano responde a um aumento da temperatura interna através de mecanismos de regulação como a transpiração. Este processo resulta em modificações no fluxo sanguíneo e na filtração realizada pelos rins. Com base nisso, responda: (1) Como o sistema urinário auxilia na regulação da temperatura corporal durante a atividade física intensa? (2) Explique de que forma a anatomia e a fisiologia dos rins permitem que eles atuem como filtros e auxiliem na manutenção da homeostase do organismo.

Corpo Humano: Sistema Urinário • 'EF06CI06'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies