Entrar

Questão sobre Astronomia: Fases da Lua

Física

Originais Teachy

'EF09CI15'

Astronomia: Fases da Lua

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Física

Culturas antigas utilizavam a observação das fases da lua para diferentes fins, como orientação espacial e temporal. Qual das alternativas abaixo representa corretamente a relação entre as fases da lua e a agricultura, de acordo com algumas dessas culturas?
a.
A fase da lua crescente era associada ao início do plantio e a fase minguante, ao momento da colheita.
b.
A fase da lua nova era associada à colheita, enquanto a fase da lua cheia indicava o momento do plantio.
c.
A fase da lua nova era associada ao início do plantio, enquanto a fase da lua cheia indicava o momento da colheita.
d.
Todas as fases da lua eram igualmente importantes para a agricultura nas culturas antigas.
e.
As fases da lua não tinham relação com a agricultura, sendo utilizadas apenas para orientação temporal.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

SEMSP_PROVA_SEMESTRAL_SP

Astronomia: Fases da Lua • 'EF09CI15'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

João está ajudando sua irmã a empurrar um carrinho de supermercado que inicialmente está em repouso. A massa total do carrinho, incluindo os itens do interior, é de 40 kg. Eles conseguem acelerar o carrinho, aplicando uma força de 80 N. Considere a resistência do solo, como uma força de atrito de 20 N, que age na direção oposta à força aplicada por João e sua irmã. (a) Utilizando a segunda lei de Newton, calcule a aceleração do carrinho. (b) Se eles empurram o carrinho por uma distância de 30 metros, qual é o trabalho realizado pela força resultante sobre o carrinho? (c) Utilizando a terceira lei de Newton, explique o que acontece com a força que o chão exerce sobre o carrinho e seus pneus.

Dinâmica: Introdução às Leis de Newton

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um fotógrafo deseja tirar uma foto de um objeto situado a 50 cm de sua câmera, utilizando uma lente convergente de distância focal de 20 cm. Utilizando a equação de Gauss, determine a distância da imagem formada pela lente e o aumento linear transversal da imagem.

Lentes: Equação de Gauss • 'EM13CNT301'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um jogador de futebol chuta uma bola com uma velocidade inicial de 20 m/s, fazendo um ângulo de 30 graus com o solo. Considerando a resistência do ar desprezível e utilizando a decomposição do movimento oblíquo, analise o seguinte: a) Determine as velocidades iniciais nas direções horizontal e vertical. b) Calcule o tempo total que a bola passa no ar até tocar o solo novamente. c) Encontre o alcance horizontal da bola, ou seja, a distância percorrida no eixo X até tocar o solo.

Cinemática: Movimento Oblíquo

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies