Entrar

Questão sobre Leitura e Compreensão de Texto

Inglês

Originais Teachy

Leitura e Compreensão de Texto

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Inglês

Leia o seguinte trecho do poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto: "Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas E iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta." Com base no trecho do poema, identifique o tema central abordado pelo autor e qual crítica social está implícita na descrição dos 'Severinos'. Considere o contexto histórico e cultural da obra ao responder.
a.
O tema central do trecho é a celebração das tradições culturais nordestinas e a valorização das festas populares como forma de resistência.
b.
O tema central do trecho é a exaltação da beleza natural do sertão nordestino e a importância da preservação ambiental.
c.
O tema central do trecho é a crítica ao abandono das práticas agrícolas tradicionais e a necessidade de modernização do campo.
d.
O tema central do trecho é a reflexão sobre a migração urbana e os desafios enfrentados nas grandes cidades pelos nordestinos.
e.
O tema central do trecho é a denúncia das condições de vida dos trabalhadores rurais nordestinos e a crítica à desigualdade social e à falta de políticas públicas eficazes para melhorar a vida dessas pessoas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Which sentence correctly uses the Present Continuous tense to describe what the children are doing?

Presente Contínuo

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Identifique e corrija os erros nos tempos verbais das frases a seguir, atribuindo o tempo verbal correto a cada oração. 1. 'If I would have known, I would have helped him.' 2. 'She is waiting for you since two hours.' 3. 'By the time you get here, I already will leave.' 4. 'I had been working on this project for several months before I get promoted.' 5. 'When I arrived, they already had left.'

Verbos: Exercícios de Tempos Verbais • 'EM13LGG403'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo e responda à pergunta a seguir: "Em meio ao bosque denso, entre carvalhos e pinheiros, o lobo uiva para a lua prateada, enquanto a coruja observa do alto das árvores. Suas penas macias brilham à luz do luar, tal qual o brilho das estrelas no céu. A floresta, com suas folhas verdes e flores coloridas, é um lar para inúmeros seres, cada um desempenhando seu papel no equilíbrio da natureza." Com base no vocabulário presente no trecho, qual alternativa descreve corretamente a interação entre os elementos da fauna e da flora mencionados, considerando as características dos animais e plantas citados?

Vocabulário: Animais, Plantas e Partes do Corpo Humano

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considerando a importância dos antônimos e sinônimos para a compreensão de textos em inglês, avalie o trecho a seguir de uma peça teatral famosa e destaque um par de antônimos e um par de sinônimos relevantes ao texto. Em seguida, explique como a escolha dessas palavras contribui para o desenvolvimento do significado ou do estilo do texto. 'To be, or not to be, that is the question: Whether 'tis nobler in the mind to suffer The slings and arrows of outrageous fortune, Or to take arms against a sea of troubles And by opposing end them. To die: to sleep; No more; and by a sleep to say we end The heart-ache and the thousand natural shocks That flesh is heir to, 'tis a consummation Devoutly to be wish'd. To die, to sleep; To sleep: perchance to dream: ay, there's the rub; For in that sleep of death what dreams may come When we have shuffled off this mortal coil, Must give us pause: there's the respect That makes calamity of so long life.' - William Shakespeare, 'Hamlet' (Act 3, Scene 1)

Antônimos e Sinônimos

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies