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Questão sobre Unidades de Medida: Temperatura

Matemática

Originais Teachy

'EF04MA23'

Unidades de Medida: Temperatura

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Matemática

Quando falamos em temperatura, estamos nos referindo ao quanto está frio ou quente algo pode estar. No nosso dia a dia, usamos o termômetro para medir a temperatura do ar, da água, ou até mesmo de um forno. A unidade de medida mais comum para a temperatura é o grau Celsius, que é representado pelo símbolo °C. Por exemplo, quando a temperatura está em 20°C, significa que está um pouco frio, mas não muito. Se a temperatura estiver abaixo de 0°C, a água congela e forma gelo. Se estiver acima de 30°C, é considerado um dia muito quente. Pensando nisso, você já deve ter visto as temperaturas escritas em graus Celsius em muitos lugares, como nos noticiários ou nos termômetros ao ar livre. Agora, vamos pensar: Quais são as principais situações em que você percebe a variação da temperatura no seu dia a dia e como isso pode influenciar o que você faz? Explique também como você consegue comparar se um dia está mais frio ou mais quente usando a unidade de medida grau Celsius.

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João e Maria decidiram fazer um jardim no formato de um quadrado. No entanto, eles querem que o jardim seja grande o suficiente para plantar flores e legumes. Sabendo disso, eles mediram os lados do quadrado e descobriram que cada lado mede 4 metros. a) Calcule a área do jardim. b) Eles resolveram aumentar em 1 metro cada lado do quadrado. Qual seria a nova área do jardim? c) Quantos metros quadrados a mais eles terão na nova área em relação à área inicial?

Área: Quadrado • 'EF07MA31'

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

Componentes dos Triângulos

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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