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Questão sobre Advérbio e Locução Adverbial

Português

Originais Teachy

'EF07LP09'

Advérbio e Locução Adverbial

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Português

Trecho: "Devagar, quase parando, atravessou o jardim silvestre, coberto de folhas mortas; os galhos secos das árvores roçavam nas vidraças sujas, e a chuva fina, miudinha, persistente, resvalava pelas vidraças, gotas úmidas, unidas, transparentes... Então, realmente sozinho e triste como na sua dura mocidade, sob os telhados simples de aldeia, casas de amigos e hospedarias, percebeu que lentamente morria." - Machado de Assis, Dom Casmurro. Baseando-se no trecho acima, apresente dois exemplos de advérbios e/ou locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração e descreva o seu impacto no texto.

Gabarito:

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Texto de referência: "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa) Tendo em vista o texto de Fernando Pessoa acima e considerando seus conhecimentos sobre acento tônico e acento gráfico, responda: a) Identifique e classifique as palavras quanto à tonicidade no primeiro verso do poema de Fernando Pessoa, explicando a diferença entre acento tônico e gráfico. b) A palavra "nada" é um exemplo de palavra proparoxítona, sendo essa uma classe que sempre é acentuada graficamente. Explique o motivo dessa regra existir e dê outros dois exemplos de palavras proparoxítonas. Lembrando que suas respostas devem conter explicações claras e exemplos coerentes.

Acento Tônico e Acento Gráfico

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No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

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Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

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