Entrar

Questão sobre Coesão Textual: Uso de Pronomes

Português

Originais Teachy

'EF09LP04'

Coesão Textual: Uso de Pronomes

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Considere o fragmento adaptado do romance 'Dom Casmurro' de Machado de Assis: "Capitu, apesar de ter olhos de ressaca, sempre mantinha um olhar firme e seguro. Bentinho, por outro lado, tinha dúvidas e inseguranças que não conseguia disfarçar. Ele frequentemente pensava nela e em sua influência em sua vida, o que o fazia questionar suas próprias decisões." A partir desse contexto, escolha a alternativa que apresenta o uso mais adequado de pronomes para manter a coesão textual ao substituir os substantivos destacados no fragmento.
a.
A alternativa correta é aquela que utiliza os pronomes 'ela', 'eles', 'ele', 'elas', e 'elas' para substituir os substantivos destacados, mantendo a coesão e clareza do texto.
b.
A alternativa correta é aquela que utiliza os pronomes 'ela', 'eles', 'ele', 'ela', e 'elas' para substituir os substantivos destacados, mantendo a coesão e clareza do texto.
c.
A alternativa correta é aquela que utiliza os pronomes 'ela', 'eles', 'ele', 'elas', e 'ele' para substituir os substantivos destacados, mantendo a coesão e clareza do texto.
d.
A alternativa correta é aquela que utiliza os pronomes 'ela', 'eles', 'ele', 'eles', e 'elas' para substituir os substantivos destacados, mantendo a coesão e clareza do texto.
e.
A alternativa correta é aquela que utiliza os pronomes 'ela', 'eles', 'ele', 'elas', e 'ele' para substituir os substantivos destacados, mantendo a coesão e clareza do texto.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você está lendo um texto de divulgação científica em um site de notícias. Qual das seguintes características NÃO faz parte das características típicas de um texto de divulgação científica?

Texto: Divulgação Científica • 'EF08LP01, EF08LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies