Entrar

Questão sobre Conhecimento Linguístico: Artigo e Adjetivo na Construção do Texto

Português

Originais Teachy

'EF06LP04'

Conhecimento Linguístico: Artigo e Adjetivo na Construção do Texto

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

No contexto da preservação ambiental, microplásticos têm se tornado uma crescente preocupação global, devido aos seus efeitos na cadeia alimentar e nos ecossistemas marinhos. O documentário 'Plástico nos Mares' apresenta uma investigação aprofundada sobre o tema, buscando sensibilizar o público sobre a necessidade de ações imediatas para mitigar este problema. Ao analisar um trecho do documentário, percebe-se a seguinte descrição: 'Os **pequenos** fragmentos de plástico, muitas vezes invisíveis a olho nu, infiltram-se em múltiplos níveis da vida marinha, afetando a sobrevivência de diversas espécies'. Considerando o uso de artigos e adjetivos no fragmento apresentado, avalie o impacto semântico da presença do adjetivo 'pequenos' na construção do enunciado. Como este elemento linguístico contribui para a caracterização do problema dos microplásticos nos oceanos?
a.
Ao descrever os microplásticos como 'pequenos', a frase enfatiza a capacidade do oceano de diluir e dispersar as partículas, transmitindo uma mensagem de que o problema pode ser naturalmente resolvido sem intervenção humana.
b.
O adjetivo 'pequenos' sugere que os microplásticos são menos perigosos que os macroplásticos, desviando o foco da necessidade de ações imediatas para o monitoramento de outras formas de poluição marinha.
c.
A presença do adjetivo 'pequenos' na frase indica que os microplásticos são facilmente visíveis, o que acalma a preocupação pública e reflete a eficácia das atuais práticas de preservação ambiental.
d.
O adjetivo 'pequenos' minimiza a importância dos microplásticos, sugerindo que seu tamanho reduzido diminui seus efeitos na vida marinha e, consequentemente, a necessidade de ações para solucionar o problema.
e.
A presença do adjetivo 'pequenos' caracteriza os microplásticos como partículas diminutas, ressaltando sua natureza intrusiva e seu impacto na cadeia alimentar e na dificuldade de remoção, o que é crucial para a conscientização sobre a gravidade do problema e a necessidade de ações imediatas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies