Entrar

Questão sobre Gênero Textual: Crônica

Português

Originais Teachy

'EF08LP01'

Gênero Textual: Crônica

Fácil

(Originais Teachy 2024) - Questão Fácil de Português

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.
a.
A característica fundamental da crônica evidenciada no texto é a reflexão sobre o cotidiano, manifestada através da observação de uma cena comum que convida o leitor a pensar sobre a importância das pausas na vida agitada da cidade.
b.
A característica fundamental da crônica evidenciada no texto é a crítica social, manifestada através da observação de uma cena comum que destaca as desigualdades na cidade.
c.
A característica fundamental da crônica evidenciada no texto é a narrativa histórica, manifestada através da observação de uma cena comum que remete a eventos passados da cidade.
d.
A característica fundamental da crônica evidenciada no texto é o humor, manifestada através da observação de uma cena comum que provoca risos sobre a vida na cidade.
e.
A característica fundamental da crônica evidenciada no texto é a descrição detalhada, manifestada através da observação de uma cena comum que foca nos aspectos visuais da praça.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na língua portuguesa, o fonema /$/ pode ser representado tanto pelo dígrafo "CH" quanto pela letra "X". Com base nesse conhecimento, explique as diferenças na utilização dessas representações e escreva duas palavras para cada grafia (X e CH) que possuam o fonema /$/ em sua composição. Além disso, analise como o contexto e a etimologia das palavras podem influenciar na escolha da ortografia correta conforme a norma padrão.

Fonema: Representado por X ou CH • 'EM13LGG104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies