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Questão sobre Experimento: Calor e Mudança de Estado

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Calor e Mudança de Estado

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de Química, os alunos receberam a tarefa de observar as mudanças de estado físico da água. Inicialmente, um recipiente de água foi colocado no congelador para formar gelo. Após algumas horas, o gelo foi transferido para um copo limpo e seco em temperatura ambiente. Enquanto o gelo começava a derreter, um termômetro foi inserido no copo para monitorar a temperatura. Os alunos foram instruídos a anotar a temperatura inicial do gelo, a temperatura no momento em que todo o gelo tinha se transformado em água líquida e a temperatura ao longo do processo de fusão. Com base nas observações e no conhecimento adquirido sobre a adição ou remoção de calor, os alunos devem explicar de que forma a adição de sal de cozinha no gelo poderia afetar o processo de fusão e as medidas de temperatura observadas no experimento.
a.
O gelo com sal de cozinha derrete à mesma temperatura do gelo puro, mas o processo é mais rápido e requer menos calor.
b.
A adição de sal de cozinha ao gelo acelera o processo de fusão, diminuindo a quantidade de calor necessária e aumentando a temperatura de fusão.
c.
Ao adicionar sal de cozinha ao gelo, a temperatura no momento em que todo o gelo derrete é a mesma que a temperatura inicial do gelo sem sal.
d.
A temperatura no momento em que todo o gelo com sal tinha se transformado em água seria superior a 0°C, enquanto a temperatura ao longo do processo de fusão seria inferior a 0°C.
e.
A adição de sal de cozinha ao gelo afeta o processo de fusão, aumentando a quantidade de calor necessária e diminuindo a temperatura de fusão, o que explica as medidas de temperatura observadas no experimento.

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Dificuldade Fácil

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Durante a elaboração de um projeto científico, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio decidiu investigar a influência de diferentes tipos de adubo na taxa de crescimento de plantas de feijão. Eles formularam a hipótese de que o adubo orgânico promoveria um crescimento mais significativo comparado ao adubo químico. Para testar essa hipótese, planejaram um experimento no qual cultivariam duas amostras de plantas de feijão, uma com adubo orgânico e outra com adubo químico, e monitorariam o crescimento durante um período de quatro semanas. O grupo estabeleceu critérios claros para medição do crescimento, como a altura das plantas e o número de folhas. Eles também definiram procedimentos detalhados para garantir que as condições de crescimento fossem as mesmas para ambas as amostras. Considerando o contexto apresentado, qual deveria ser o primeiro passo do grupo para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos no experimento?

Projetos de Pesquisa

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Dificuldade Difícil

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Durante um experimento de física em um laboratório escolar, um grupo de alunos foi instruído a medir o coeficiente de atrito cinético entre uma superfície de madeira e diferentes materiais. Utilizando o plano inclinado e uma polia para minimizar o atrito estático, os estudantes realizaram uma série de medições da aceleração de um corpo em repouso que começava a se mover ao sofrer a ação de uma força gravitacional descendo o plano. Após coletar os dados, que incluíam ângulo de inclinação do plano e aceleração do corpo, o grupo se deparou com uma divergência no cálculo do coeficiente de atrito cinético quando utilizavam diferentes métodos para analisar os resultados. Considerando a importância do método científico na realização de experimentos, assinale a alternativa que descreve o passo inicial que os alunos devem tomar para resolver essa discrepância, aplicando corretamente o princípio da revisão experimental e verificação das condições de segurança adequadas.

Revisão do conteúdo teórico de experimentos

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Ao misturar uma solução de nitrato de prata com uma solução de cloreto de sódio, observamos a formação de um precipitado branco. Este é um exemplo clássico da 'Reação em Solução' e pode ser representado pela seguinte equação química balanceada: AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq). Considerando a estequiometria da reação e o Princípio de Conservação da Massa, determine quantos mols de nitrato de sódio (NaNO3) são necessários para reagir completamente com 0,25 mols de cloreto de prata (AgCl) formado. Utilize as massas molares dos elementos: Ag = 107,87 g/mol, N = 14,01 g/mol, O = 16,00 g/mol, Na = 22,99 g/mol, Cl = 35,45 g/mol. Desconsidere as proporções em massa dos elementos na formação dos compostos e considere que todas as substâncias estão em solução aquosa na reação.

Experimento: Reações de químicas

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Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

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