🇧🇷
Entrar

Questão sobre Experimento: Condução de eletricidade

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Condução de eletricidade

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de ciências, os alunos foram desafiados a construir um circuito simples para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzirem eletricidade. Utilizando uma bateria de 1,5 V, um soquete, fios de cobre e materiais diversos, como madeira, papel alumínio e plástico, os alunos deveriam verificar quais dos materiais testados permitiam a passagem de corrente elétrica. Após montar o circuito, conectando os materiais de forma alternada ao soquete e ao fio de cobre, que foi fixado em um suporte comum, os estudantes observaram que apenas alguns materiais permitiam que a lâmpada acendesse, enquanto outros não permitiam a passagem da corrente. Com base nessa experiência, qual conclusão correta pode ser tirada sobre a capacidade de condução de eletricidade dos materiais testados? Considerando as propriedades dos materiais e o que foi observado no circuito montado, como podemos classificar os materiais em condutores e isolantes nesta situação experimental?
a.
Os materiais que mantiveram a lâmpada apagada são condutores de eletricidade, e os que a fizeram acender são isolantes.
b.
Os materiais que permitiram a passagem da corrente são isolantes, e os que não permitiram são condutores.
c.
Não é possível determinar se os materiais são condutores ou isolantes com base no experimento da lâmpada.
d.
Os materiais que não deixaram a lâmpada acender são condutores de eletricidade, e os que deixaram são isolantes.
e.
Os materiais que permitiram que a lâmpada acendesse são condutores de eletricidade, enquanto os que não permitiram são isolantes.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento escolar, um estudante montou um circuito simples contendo uma bateria de 9V, um resistor de 100 ohms e um LED. O LED possui uma queda de tensão de 2V e opera com uma corrente de 20 mA. A tarefa do aluno é calcular a corrente total do circuito e a potência dissipada pelo resistor. Considerando que um LED é um diodo, o qual permite a passagem de corrente em um único sentido, e que a bateria e o LED estão em série com o resistor, como o estudante deve proceder para realizar os cálculos necessários sem prejudicar o funcionamento do LED?

Experimento: Circuito Elétrico

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a elaboração de um projeto científico, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio decidiu investigar a influência de diferentes tipos de adubo na taxa de crescimento de plantas de feijão. Eles formularam a hipótese de que o adubo orgânico promoveria um crescimento mais significativo comparado ao adubo químico. Para testar essa hipótese, planejaram um experimento no qual cultivariam duas amostras de plantas de feijão, uma com adubo orgânico e outra com adubo químico, e monitorariam o crescimento durante um período de quatro semanas. O grupo estabeleceu critérios claros para medição do crescimento, como a altura das plantas e o número de folhas. Eles também definiram procedimentos detalhados para garantir que as condições de crescimento fossem as mesmas para ambas as amostras. Considerando o contexto apresentado, qual deveria ser o primeiro passo do grupo para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos no experimento?

Projetos de Pesquisa

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio observou o crescimento de fungos em diferentes temperaturas e umidades. Eles perceberam que, em uma placa de Petri, os fungos se desenvolviam de maneira mais rápida em temperaturas mais elevadas e altos níveis de umidade, enquanto em condições mais secas e com temperaturas mais baixas o crescimento era significativamente mais lento. Baseando-se nas observações realizadas, qual seria a condição ideal para o crescimento acelerado de fungos em um ambiente controlado no laboratório?

Experimento: Crescimento de fungus

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies