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Questão sobre Experimento: Densidade de Sólidos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Densidade de Sólidos

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Durante um experimento em laboratório, um aluno do primeiro ano do ensino médio é solicitado a determinar a densidade de um cubo de metal. O cubo tem uma massa conhecida de 500 gramas e as dimensões do lado do cubo são medidas como sendo 5 centímetros. Considerando que o aluno saiba que a fórmula para calcular a densidade de um objeto é a razão entre a massa e o volume, e que ele esteja ciente de que as unidades de medida devem ser consistentes na aplicação da fórmula, qual seria a densidade do cubo de metal em g/cm³ e como ele pode confirmar se suas unidades estão corretas?
a.
A densidade do cubo de metal é de 4g/m^3 e as unidades estão incorretas.
b.
A densidade do cubo de metal é de 6g/cm^3 e as unidades estão corretas.
c.
A densidade do cubo de metal é de 4g/cm^3 e as unidades estão corretas.
d.
A densidade do cubo de metal é de 5g/cm^3 e as unidades estão corretas.
e.
A densidade do cubo de metal é de 3g/cm^3 e as unidades estão corretas.

Gabarito:

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Dificuldade Fácil

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Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

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Dificuldade Difícil

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Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

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Dificuldade Médio

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Durante um experimento em laboratório, um estudante do 1º ano do ensino médio precisa determinar o pH de três soluções líquidas desconhecidas. Com o objetivo de evitar uma contaminação cruzada utilizando o mesmo eletrodo de pH, o estudante precisa limpar o eletrodo entre as medições. Ele decide realizar o experimento no seguinte procedimento: 1) Coloca 50 mL da Solução 1 em um béquer e insere o eletrodo de pH para medir sua acidez ou basicidade; 2) Após a leitura, limpa o eletrodo com água destilada e seca com papel absorvente; 3) Repete o processo com a Solução 2 e depois com a Solução 3, sempre seguindo o mesmo procedimento de limpeza; 4) Registra os valores obtidos de pH para cada uma das soluções. Com base nessa situação-problema, determine qual deve ser o critério utilizado pelo estudante para garantir a precisão das medições e a integridade e eficácia do eletrodo de pH ao longo do experimento.

Experimento: pH de soluções

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Dificuldade Fácil

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Durante uma aula prática de química, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio realizou um experimento para observar uma reação química. Eles combinaram ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3) em um béquer, e notaram a formação imediata de um gás borbulhante, seguido por uma mudança na cor e textura da mistura. Com base nas observações, qual deve ser o produto sólido dessa reação? Considere as informações sobre as substâncias envolvidas e o conhecimento sobre tipos de reações químicas.

Experimento: Reações de químicas

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