Entrar

Questão sobre Experimento: pH de soluções

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: pH de soluções

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Experimentos científicos

Durante um experimento em laboratório, um estudante do 1º ano do ensino médio precisa determinar o pH de três soluções líquidas desconhecidas. Com o objetivo de evitar uma contaminação cruzada utilizando o mesmo eletrodo de pH, o estudante precisa limpar o eletrodo entre as medições. Ele decide realizar o experimento no seguinte procedimento: 1) Coloca 50 mL da Solução 1 em um béquer e insere o eletrodo de pH para medir sua acidez ou basicidade; 2) Após a leitura, limpa o eletrodo com água destilada e seca com papel absorvente; 3) Repete o processo com a Solução 2 e depois com a Solução 3, sempre seguindo o mesmo procedimento de limpeza; 4) Registra os valores obtidos de pH para cada uma das soluções. Com base nessa situação-problema, determine qual deve ser o critério utilizado pelo estudante para garantir a precisão das medições e a integridade e eficácia do eletrodo de pH ao longo do experimento.
a.
O critério utilizado pelo estudante deve ser lavar o eletrodo apenas com água corrente entre cada medição de pH.
b.
O critério utilizado pelo estudante deve ser mergulhar o eletrodo em uma solução saturada de sais entre cada medição de pH.
c.
O critério utilizado pelo estudante deve ser limpar o eletrodo com uma solução de limpeza apropriada, enxaguar com água destilada, e secar cuidadosamente entre cada medição de pH.
d.
O critério utilizado pelo estudante deve ser aplicar uma pequena quantidade de óleo mineral no eletrodo entre cada medição de pH.
e.
O critério utilizado pelo estudante deve ser secar o eletrodo com um lenço de papel entre cada medição de pH.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento de física em um laboratório escolar, um grupo de alunos foi instruído a medir o coeficiente de atrito cinético entre uma superfície de madeira e diferentes materiais. Utilizando o plano inclinado e uma polia para minimizar o atrito estático, os estudantes realizaram uma série de medições da aceleração de um corpo em repouso que começava a se mover ao sofrer a ação de uma força gravitacional descendo o plano. Após coletar os dados, que incluíam ângulo de inclinação do plano e aceleração do corpo, o grupo se deparou com uma divergência no cálculo do coeficiente de atrito cinético quando utilizavam diferentes métodos para analisar os resultados. Considerando a importância do método científico na realização de experimentos, assinale a alternativa que descreve o passo inicial que os alunos devem tomar para resolver essa discrepância, aplicando corretamente o princípio da revisão experimental e verificação das condições de segurança adequadas.

Revisão do conteúdo teórico de experimentos

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a elaboração de um projeto científico, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio decidiu investigar a influência de diferentes tipos de adubo na taxa de crescimento de plantas de feijão. Eles formularam a hipótese de que o adubo orgânico promoveria um crescimento mais significativo comparado ao adubo químico. Para testar essa hipótese, planejaram um experimento no qual cultivariam duas amostras de plantas de feijão, uma com adubo orgânico e outra com adubo químico, e monitorariam o crescimento durante um período de quatro semanas. O grupo estabeleceu critérios claros para medição do crescimento, como a altura das plantas e o número de folhas. Eles também definiram procedimentos detalhados para garantir que as condições de crescimento fossem as mesmas para ambas as amostras. Considerando o contexto apresentado, qual deveria ser o primeiro passo do grupo para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos no experimento?

Projetos de Pesquisa

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de Química, os alunos receberam a tarefa de observar as mudanças de estado físico da água. Inicialmente, um recipiente de água foi colocado no congelador para formar gelo. Após algumas horas, o gelo foi transferido para um copo limpo e seco em temperatura ambiente. Enquanto o gelo começava a derreter, um termômetro foi inserido no copo para monitorar a temperatura. Os alunos foram instruídos a anotar a temperatura inicial do gelo, a temperatura no momento em que todo o gelo tinha se transformado em água líquida e a temperatura ao longo do processo de fusão. Com base nas observações e no conhecimento adquirido sobre a adição ou remoção de calor, os alunos devem explicar de que forma a adição de sal de cozinha no gelo poderia afetar o processo de fusão e as medidas de temperatura observadas no experimento.

Experimento: Calor e Mudança de Estado

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento escolar, um estudante montou um circuito simples contendo uma bateria de 9V, um resistor de 100 ohms e um LED. O LED possui uma queda de tensão de 2V e opera com uma corrente de 20 mA. A tarefa do aluno é calcular a corrente total do circuito e a potência dissipada pelo resistor. Considerando que um LED é um diodo, o qual permite a passagem de corrente em um único sentido, e que a bateria e o LED estão em série com o resistor, como o estudante deve proceder para realizar os cálculos necessários sem prejudicar o funcionamento do LED?

Experimento: Circuito Elétrico

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies