Entrar

Questão sobre Brasil Colônia: Escravidão, Comércio Transatlântico

História

Originais Teachy

'EM13CHS104'

Brasil Colônia: Escravidão, Comércio Transatlântico

Fácil

(Originais Teachy 2024) - Questão Fácil de História

Durante o período colonial brasileiro, o sistema econômico adotado pelo Estado português baseava-se na produção exportadora de gêneros tropicais, especialmente o açúcar, que demandava uma quantidade expressiva de mão-de-obra. Para atender a essa necessidade, estabeleceu-se um complexo sistema de comércio transatlântico de escravizados africanos, que não se restringia apenas ao envio de indivíduos fisicamente, mas também incorporava aspectos culturais e sociais do continente africano ao Brasil. Sobre esse contexto histórico e considerando os registros deixados por viajantes e historiadores da época, analise o trecho a seguir: 'Nos engenhos de açúcar, observa-se uma mestiçagem de técnicas de trabalho trazidas da África com métodos de produção europeus, refletindo a complexa interação entre as culturas envolvidas no sistema escravista.' Considerando a interdependência entre a economia colonial e o comércio de escravizados africanos, e refletindo sobre as informações presentes no trecho, qual é o papel da migração forçada de africanos no processo de formação do trabalho e da cultura no Brasil colonial?
a.
A migração forçada de africanos foi fundamental para o desenvolvimento da economia colonial e para a formação de uma cultura brasileira diversificada e dinâmica, influenciando o trabalho nas lavouras e engenhos de açúcar e promovendo uma rica interação cultural.
b.
A migração forçada de africanos teve um impacto limitado no desenvolvimento da economia colonial, uma vez que a produção de açúcar já contava com a mão-de-obra suficiente vinda de outras regiões.
c.
Os escravizados africanos no Brasil colonial tiveram pouca participação na formação do trabalho nas lavouras e engenhos de açúcar, atuando majoritariamente em atividades domésticas e urbanas.
d.
A cultura africana, trazida pelos escravizados, foi prontamente assimilada pela sociedade europeia, sem deixar vestígios significativos nas práticas de trabalho ou na cultura brasileira.
e.
A economia colonial brasileira baseada no açúcar foi desenvolvida sem influências externas, com os portugueses implementando com sucesso métodos de produção que não demandavam a incorporação de técnicas de trabalho africanas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

UFAM

Brasil Colônia: Sociedade Colonial • 'EM13CHS503, EM13CHS601'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Qual foi a primeira civilização a desenvolver a escrita na África?

Antigo Egito: Introdução • 'EF06HI05, EF06HI13'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na nossa escola, temos uma festa muito especial que acontece todo ano. Por outro lado, cada um de nós também tem festas e comemorações únicas em nossas casas e comunidades. Você consegue pensar em uma celebração que é especial para a sua família ou comunidade e que é diferente das festas que temos na escola? Descreva essa festa e explique o porquê dela ser importante para você e sua família ou comunidade.

Comunidade e Interações Sociais • 'EF02HI01, EF02HI02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ao longo da história, diferentes povos e sociedades desenvolveram maneiras de marcar a passagem do tempo, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. Essas formas de contagem do tempo são um importante aspecto da memória coletiva de uma sociedade e ajudam a entender o seu passado. Descreva duas formas pelas quais os povos indígenas e os africanos marcaram a passagem do tempo em suas culturas. Além disso, explique como a história é uma reconstrução do passado feita pelo historiador e pode atender a interesses específicos.

História e Memória • ''EF05HI08''

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies