🇧🇷
Entrar

Questão sobre Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do século XIX: Revisão

História

Originais Teachy

'EM13CHS103', 'EM13CHS206'

Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do século XIX: Revisão

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de História

A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX, foi um período marcado pelo avanço da tecnologia e a expansão do capitalismo. Nesse contexto, várias doutrinas sociais surgiram como resposta às desigualdades crescentes e às condições precárias de trabalho. Entre as doutrinas sociais do século XIX, qual delas defendia a luta entre as classes sociais e a necessidade de uma revolução proletária para estabelecer uma sociedade sem classes?
a.
Marxismo
b.
Liberalismo
c.
Positivismo
d.
Anarquismo
e.
Socialismo utópico

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

FMJ

Brasil: Cívico-Militar: Revisão • 'EM13CHS102', 'EM13CHS602'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A chegada dos portugueses e a subsequente colonização do território que viria a se tornar o Brasil estão intrinsecamente ligadas a uma série de fatores históricos, econômicos e políticos do contexto europeu da época. O incentivo à exploração ultramarina, impulsionado pela lógica mercantilista e pelo desejo de expandir o poder régio e a riqueza nacional, foi um dos principais motores desse processo, refletindo-se diretamente na forma como a colonização foi conduzida e em suas consequências para as sociedades pré-existentes no território. Em 'A Formação do Brasil Contemporâneo', Caio Prado Júnior salienta: 'A colonização do Brasil, como fenômeno histórico, é compreensível tão somente no contexto de uma economia mundial que, ao se desvencilhar da antiga organização feudal, se projetava já nos moldes de um sistema capitalista emergente.' (1942). Com base nessa contextualização, responda: (1) Como a lógica do mercantilismo influenciou as práticas coloniais dos portugueses e de que maneira isso impactou as populações indígenas e africanas que habitavam o território? (2) De que forma a transição do sistema feudal para o capitalismo, destacada por Caio Prado Júnior, se refletiu no processo de colonização do Brasil?

Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses na América • 'EM13CHS101', 'EM13CHS103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

UFAM

Brasil Colônia: Sociedade Colonial • 'EM13CHS503', 'EM13CHS601'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ESPCEX

Absolutismo: Revisão • 'EM13CHS101', 'EM13CHS102', 'EM13CH106'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies