Entrar

Questão sobre Homônimos, Homógrafos, Homófonos e Parônimos

Português

Originais Teachy

Homônimos, Homógrafos, Homófonos e Parônimos

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Leia o seguinte trecho do poema de Olavo Bilac: "Ouvir estrelas! Ora, direis, ouvir estrelas! / Certo, perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, / Que, para ouvi-las, muita vez desperto / E abro as janelas, pálido de espanto...". Considerando o uso de palavras homônimas, homógrafas, homófonas e parônimas, analise como o autor utiliza esses recursos para criar efeitos sonoros e de sentido no poema. Identifique, a partir do contexto apresentado, um exemplo de homônimo ou parônimo que contribui para a construção poética e justifique sua escolha a partir das características linguísticas e contextuais do trecho.
a.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é uma metáfora que sugere a capacidade de perceber o que é invisível ou inaudível, criando um efeito de estranhamento e beleza poética.
b.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' destaca-se pelo uso de aliteração, criando um efeito sonoro marcante.
c.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' utiliza a sinestesia para unir sentidos diferentes, enriquecendo a imagem poética.
d.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é um exemplo de prosopopeia, atribuindo características humanas a elementos inanimados.
e.
No trecho do poema de Olavo Bilac, não há um exemplo direto de homônimos ou parônimos, mas a expressão 'ouvir estrelas' é uma hipérbole que intensifica a percepção sensorial do leitor.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um discurso político, são comuns o uso de termos acessórios da oração, como adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo, pois estes ajudam a enfatizar e tornar o discurso mais claro e expressivo. Dada esta informação, analise o trecho a seguir: "Cidadãos e cidadãs brasileiras, nossa nação enfrenta, infelizmente, um momento de incerteza política e econômica. Com determinação, superaremos os desafios e construiremos um futuro melhor para todos." Identifique e classifique os termos acessórios da oração presentes neste trecho, explicando sua função e importância no discurso.

Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies