Entrar

Questão sobre Tendências Literárias: Literatura Marginal

Português

Originais Teachy

'EM13LGG302'

Tendências Literárias: Literatura Marginal

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

A Literatura Marginal, também conhecida como Literatura Periférica, é uma tendência literária que surgiu no Brasil no início do século XXI, dando voz às populações marginalizadas e periféricas. Com relação às características desta literatura, qual das alternativas abaixo melhor representa os principais elementos que a compõem?
a.
A temática da vida nas periferias, o uso da linguagem popular e a abordagem de questões sociais.
b.
A predominância de temas fantasiosos, a linguagem culta e uma abordagem esperançosa sobre a sociedade.
c.
O uso predominante de poesia hermética, carregada de simbolismo e referências a figuras míticas.
d.
A presença de personagens aristocráticos, descrições detalhadas da alta sociedade e a linguagem rebuscada.
e.
A narrativa em primeira pessoa, contando histórias de encontro e separação com um toque de melancolia.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies