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Questão sobre Soluções: Tipos de Solução

Química

Originais Teachy

'EM13CNT303'

Soluções: Tipos de Solução

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Química

Ao preparar uma solução de açúcar em água, um estudante adicionou 200g de açúcar em 500ml de água, e percebeu que ainda era possível dissolver mais açúcar na água sem que este se acumulasse no fundo do recipiente. Analisando essa situação, responda: 1) Que tipo de solução o estudante obteve após dissolver o açúcar? 2) Explique as condições que devem ser atendidas para que a solução de açúcar e água seja considerada supersaturada. Justifique a sua resposta com base nos princípios físico-químicos das soluções.

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Um químico está realizando um experimento para determinar as propriedades dos elementos do grupo 14 da tabela periódica. Ele seleciona uma amostra pura de um elemento desconhecido X que se encontra no mesmo período do carbono e possui massa atômica igual a 72 u. O elemento X reage com o oxigênio formando um óxido que apresenta uma relação estequiométrica de 2:1 com o oxigênio. Com base nessas informações, determine: 1) A identidade do elemento X e justifique sua resposta considerando a posição do elemento na tabela periódica e as propriedades dos elementos do grupo 14. 2) Escreva a equação química balanceada para a reação entre o elemento X e o oxigênio, e identifique o tipo de ligação formada na composto óxido resultante. Utilize a massa molar do oxigênio como 16 u/mol.

Tabela Periódica Atual • 'EM13CNT301'

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Dificuldade Médio

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Recentemente, uma empresa de fertilizantes decidiu produzir sulfato de amônio, cuja fórmula é (NH4)2SO4, para aumentar a oferta de nutrientes para as plantas. A reação envolve a combinação do ácido sulfúrico (H2SO4) com a amônia (NH3) e possui a seguinte equação química balanceada: 2 NH3 + H2SO4 → (NH4)2SO4. Em um experimento, foram colocados 68 g de amônia e 98 g de ácido sulfúrico para reagir. Com base nessas informações: a) Identifique qual é o reagente limitante e qual é o reagente em excesso. b) Calcule a quantidade máxima, em gramas, de sulfato de amônio que pode ser formado nesta reação. c) Determine a quantidade, em gramas, do reagente em excesso que restará após a reação estar completa.

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A produção de detergentes biodegradáveis tem sido uma alternativa para minimizar os impactos ambientais causados ​​pela disposição inadequada desses produtos na natureza. A principal diferença entre os detergentes comuns e os biodegradáveis é a presença ou ausência de funções sulfonadas em sua composição. Uma das principais vantagens dos detergentes biodegradáveis é:

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