Entrar

Resumo de Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Matemática

Original Teachy

'EF02MA07'

Multiplicação por 2, 3, 4 e 5


INTRODUÇÃO À MULTIPLICAÇÃO POR 2, 3, 4 E 5

Relevância do Tema

  • Fundamento Matemático: A multiplicação é uma das operações básicas da matemática. Compreendê-la permite aos alunos resolver problemas mais complexos com eficiência.
  • Construção de Habilidades: A prática da multiplicação afia o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo mental, habilidades valiosas para toda a vida acadêmica.
  • Aplicações Práticas: Saber multiplicar é essencial no dia a dia. Por exemplo, ao dobrar receitas ou dividir objetos em grupos.
  • Ponte para Conceitos Avançados: A multiplicação é a base para entender a divisão, frações e conceitos mais avançados em matemática.

Contextualização

  • Bases do Currículo: A multiplicação é introduzida após o domínio da adição e subtração, seguindo a progressão natural do currículo de matemática.
  • Integração Curricular: Está interligada a diversas áreas do conhecimento, como ciências, ao calcular quantidades, e geografia, ao compreender escalas e mapas.
  • Ferramenta para Outros Temas: A multiplicação por 2, 3, 4 e 5 prepara o terreno para a tabuada completa e é fundamental para os próximos anos do ensino fundamental.
  • Desenvolvimento Cognitivo: Neste estágio, os alunos estão prontos para avançar da concretização (uso de objetos para contar) para a abstração (uso de símbolos e números).

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes

  • Multiplicando e Multiplicador: Na multiplicação, temos dois elementos principais: o número que é multiplicado (multiplicando) e o número pelo qual multiplicamos (multiplicador).
    • Multiplicando: O número de vezes que somamos um valor.
    • Multiplicador: O número que indica quantas vezes o multiplicando será somado.
  • Produto: Resultado da operação de multiplicação. Chamamos o número encontrado após multiplicar de produto.
  • Representação com Símbolo: Usamos o símbolo "x" entre dois números para indicar a multiplicação (exemplo: 3 x 4).

Termos-Chave

  • Dobrar: Multiplicar por 2. Significa ter duas vezes a mesma quantidade. Exemplo: Dobrar 5 é 5 x 2.
  • Triplicar: Multiplicar por 3. É ter três vezes uma quantidade. Exemplo: Triplicar 4 é 4 x 3.
  • Quadruplicar: Multiplicar por 4. Ter uma quantidade quatro vezes. Exemplo: Quadruplicar 3 é 3 x 4.
  • Quintuplicar: Multiplicar por 5. Possuir cinco vezes uma quantia. Exemplo: Quintuplicar 6 é 6 x 5.

Exemplos e Casos

  • Dobrando Quantidades:
    • Para dobrar 3, fazemos: 3 x 2. Imaginemos que temos 3 balões e queremos o dobro. Teremos 3 + 3 = 6 balões no total.
  • Triplicar Quantidades:
    • Ao triplicar 2, fazemos: 2 x 3. Se temos 2 gatinhos e queremos três vezes mais, acabaremos com 2 + 2 + 2 = 6 gatinhos.
  • Quadruplicar Quantidades:
    • Quadruplicar 2 seria: 2 x 4. Se pensarmos em 2 carros e quisermos quatro vezes essa quantidade, seriam 2 + 2 + 2 + 2 = 8 carros.
  • Quintuplicar Quantidades:
    • Para quintuplicar 2, calculamos: 2 x 5. Se começamos com 2 pizzas e queremos cinco vezes isso, temos 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10 pizzas.

Cada exemplo mostra que multiplicar é como somar a mesma coisa várias vezes, tornando o cálculo mais rápido e eficiente!


RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • Operação de Multiplicação: A multiplicação é uma forma rápida de adicionar o mesmo número várias vezes. É como um atalho para fazer muitas adições.
  • Multiplicar por 2 (Dobrar): Sempre que dobramos um número, é como se tivéssemos duas vezes mais dele. Por exemplo, 2 cadeiras viram 4 se dobradas (2 x 2 = 4).
  • Multiplicar por 3 (Triplicar): Triplicar é como ter três cópias do mesmo número. Se temos 3 livros e triplicamos, ficamos com 9 livros (3 x 3 = 9).
  • Multiplicar por 4 (Quadruplicar): Imaginem que quadruplicar é ter quatro grupos iguais do que começamos. Por exemplo, 1 pacote de figurinhas se transforma em 4 pacotes (1 x 4 = 4).
  • Multiplicar por 5 (Quintuplicar): Quintuplicar é como ter cinco vezes o que tínhamos. Se começarmos com 2 estrelas, e quintuplicarmos, teremos 10 estrelas (2 x 5 = 10).
  • Visualização com Exemplos Práticos: Vimos que multiplicar ajuda em situações cotidianas, como calcular quantas rodas têm 3 bicicletas (3 x 2 = 6 rodas).

Conclusões

  • Multiplicação é Prática: Entendemos que a multiplicação simplifica o processo de adição repetida e nos ajuda a contar mais rapidamente.
  • Construção de Conhecimento: Aprendemos que multiplicar por 2, 3, 4 e 5 é um primeiro passo fundamental antes de nos aprofundarmos nas tabelas de multiplicação maiores.
  • Conceito de Produto: Reforçamos que o produto é o resultado da multiplicação e que devemos nos familiarizar com essa linguagem matemática.

Exercícios

  1. Dobrar e Triplicar: João tem 4 bolas. Ele quer dobrar a quantidade de bolas. Quantas ele terá? Depois, ele decide triplicar a quantidade original de bolas. Quantas bolas terá agora?
  2. Quadruplicar na Prática: Lara tem 3 pacotes de adesivos. Cada pacote tem 4 adesivos. Se ela quadruplicar a quantidade de pacotes, quantos adesivos ela terá no total?
  3. Quintuplicar e Somar: Pedro encontrou 5 conchas na praia. Se ele quintuplicar o número de conchas encontradas, quantas terá? E se ele adicionar ainda mais 3 conchas à sua coleção, quantas conchas ele terá ao todo?

Estes exercícios ajudam a entender melhor como usar a multiplicação em diferentes situações e a praticar o cálculo de forma divertida.


Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies