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Resumo de Número de Soluções do Sistema

Matemática

Original Teachy

'EF08MA08'

Número de Soluções do Sistema

Introdução

Relevância do Tema

O estudo do número de soluções de um sistema de equações lineares é um tópico fundamental na matemática. É uma das ferramentas para resolver problemas no mundo real, tais como planejamento de transporte, otimização de produção industrial, mistura de combustíveis e muitos outros. Seus princípios formam a base para conceitos mais avançados, como espaço vetorial e transformação linear, que são amplamente utilizados em ciências da computação, engenharia e física. Desta forma, este tópico atua como um bloco de construção crucial para a matemática aplicada.

Contextualização

O estudo dos sistemas de equações lineares se enquadra dentro da grande área da Álgebra, que é um pilar da matemática. Dentro da Álgebra, este tema é uma extensão natural dos estudos sobre equações lineares individuais. Ao invés de considerar uma única equação linear, passamos a analisar um conjunto de equações que compartilham as mesmas variáveis. A análise do número de soluções, portanto, aprofunda a compreensão da interação entre equações lineares, variáveis e soluções de um sistema. Além disso, este conteúdo se liga, mais adiante, à introdução do conceito de matriz que é um instrumento poderoso para a resolução de sistemas.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Sistema de Equações Lineares: Consiste em um conjunto de equações lineares com as mesmas variáveis. Cada equação é uma restrição que deve ser satisfeita pelas variáveis do sistema. Por exemplo, o sistema

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 6y = 14

    tem duas equações e duas variáveis (x e y).

  • Classificação dos Sistemas: Dependendo da relação entre o número de equações (n) e o número de variáveis (m), um sistema linear pode ser classificado como possível e determinado, possível e indeterminado ou impossível.

    • Sistema Possível e Determinado (SPD): Quando o número de equações é igual ao número de variáveis e todas as equações são linearmente independentes.
    • Sistema Possível e Indeterminado (SPI): Quando o número de equações é menor do que o número de variáveis, mas o sistema tem infinitas soluções.
    • Sistema Impossível (SI): Quando o número de equações é menor do que o número de variáveis e o sistema não tem soluções.
  • Critérios para Identificação da Classificação: Existem diversas maneiras de identificar se um sistema é SPD, SPI ou SI. Alguns critérios importantes são:

    • Critério das Equações Dependentes (SED): Se existir uma equação que pode ser obtida como combinação linear das demais, o sistema é impossível.
    • Critério do Determinante (CD): Se o determinante da matriz dos coeficientes for diferente de zero, o sistema é possível e determinado.
    • Critério do Posto (CP): Se o posto da matriz dos coeficientes for igual ao posto da matriz aumentada do sistema, o sistema é possível e determinado.

Termos-Chave

  • Posto de uma Matriz: É o número de linhas (ou colunas) linearmente independentes da matriz. No contexto de sistemas lineares, o posto da matriz dos coeficientes e o posto da matriz aumentada têm um papel fundamental na classificação do sistema.

  • Determinante de uma Matriz: É um número associado a uma matriz quadrada. No contexto de sistemas lineares, o determinante da matriz dos coeficientes é usado, juntamente com o posto da matriz, para classificar o sistema.

  • Espaço Conhecido ou Solução Espacial (SC/SE): Este termo refere-se ao conjunto de todas as possíveis soluções de um sistema linear. No caso de um SPD, o SE é um único ponto. No caso de um SPI, o SE é uma linha, um plano ou um hiperplano no espaço. No caso de um SI, o SC é vazio.

Exemplos e Casos

  • Exemplo 1 - Sistema Possível e Determinado (SPD): Considere o sistema de equações

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 5y = 14

    Neste caso, o número de equações (2) é igual ao número de variáveis (2) e o determinante da matriz dos coeficientes (2x5-4x3=2) é diferente de zero. Portanto, o sistema é classificado como SPD, ou seja, tem uma única solução (x=1, y=2).

  • Exemplo 2 - Sistema Possível e Indeterminado (SPI): No sistema

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 6y = 14

    O número de equações (2) é menor do que o número de variáveis (2), mas o critério do determinante não se aplica, pois o determinante é zero. Portanto, utilizado o critério das equações dependentes, o sistema é classificado como SPI, ou seja, tem infinitas soluções.

  • Exemplo 3 - Sistema Impossível (SI):

    No sistema

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 6y = 15

    O número de equações (2) é menor do que o número de variáveis (2) e o determinante da matriz dos coeficientes (2x6-3x4=0) é zero. Portanto, o critério do determinante é aplicável e o sistema é classificado como SI, ou seja, não tem solução.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Identificação de um Sistema: A primeira etapa crucial é reconhecer uma coleção de equações como um sistema linear. Esta identificação ocorre quando há uma relação definida entre as equações, especificamente, quando as equações compartilham as mesmas variáveis.

  • Classificação do Sistema: Após compreender um sistema, é fundamental classificá-lo corretamente. Isso é feito considerando o número de equações e o número de variáveis, e aplicando os critérios de Sistema Possível e Determinado (SPD), Sistema Possível e Indeterminado (SPI) ou Sistema Impossível (SI).

  • Uso de Critérios para Classificação: Os critérios de Equações Dependentes (SED), Determinante (CD) e Posto (CP) são ferramentas de análise essenciais para determinar a classificação correta de um sistema. Cada critério possui condições específicas que devem ser satisfeitas para que a classificação seja confirmada.

  • Associação do Problema Real ao Sistema: Definir o problema real em termos de equações lineares, a seguir, identificar o problema real como um sistema, e finalmente, classificar o sistema de acordo com a classificação adequada, é um aspecto prático do estudo de número de soluções dos sistemas.

Conclusões

  • Importância do Conceito: O número de soluções de um sistema linear é uma característica fundamental dos sistemas e tem implicações significativas em matemática aplicada. Portanto, a habilidade de identificar e determinar corretamente o número de soluções de um sistema é uma habilidade essencial em álgebra.

  • Ferramentas de Análise: Os critérios de Equações Dependentes (SED), Determinante (CD) e Posto (CP) são ferramentas poderosas de análise que permitem determinar a classificação correta de um sistema. O seu uso correto e compreensão plena é, portanto, fundamental.

  • Conexão com a Matemática Aplicada: A compreensão do número de soluções dos sistemas é uma base para muitos conceitos de matemática aplicada, como a teoria de otimização, programação linear e muitos outros. Portanto, este tópico serve como um bloco de construção crucial para a aprendizagem da matemática no contexto prático.

Exercícios

  1. Exercício 1: Resolva o seguinte sistema:

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 5y = 14

    Identifique a classificação do sistema e represente as soluções no plano cartesiano.

  2. Exercício 2: Considere o seguinte sistema:

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 6y = 14

    Determine a classificação do sistema. Explique o seu raciocínio, demonstrando por que o sistema se enquadra nessa classificação.

  3. Exercício 3: Para o sistema

    • 2x + 3y = 7
    • 4x + 6y = 15

    Aplique os critérios de classificação (SED, CD, CP) para determinar qual é a classificação do sistema. Justifique sua resposta com base nos critérios aplicados.

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