# Introdução ao Período Simples e Composto
## Relevância do Tema
O estudo do Período Simples e Composto é de vasta importância dentro do currículo de Língua Portuguesa. Os períodos são estruturas que a linguagem utiliza para organizar e expressar as ideias e, entender essa organização permite a elaboração e compreensão de textos mais complexos. Além disso, é uma das bases para o estudo da sintaxe, possibilitando o entendimento das funções sintáticas dos termos, a análise de pontuação e a produção de textos mais diversificados.
## Contextualização
Dentro da gramática, o Período Simples e Composto são o ponto de partida para o estudo da morfossintaxe, que envolve tanto a classificação das palavras (morfologia) quanto a organização dessas palavras em frases e textos (sintaxe). O 8º ano do Ensino Fundamental marca o aprofundamento do estudo da estrutura da língua, saindo das análises mais superficiais e partindo para uma análise mais aprofundada e complexa. O Período Simples e Composto são, então, a porta de entrada para essa etapa do aprendizado, que desembocará em estudos mais avançados de gramática, leitura e produção de textos.
## Desenvolvimento Teórico
### Componentes
- **Período Simples:** É a frase que contém um único verbo, expressando uma ideia completa. Nele não há orações subordinadas. Podemos dizer que é o "blocão" do pensamento.
- **Período Composto:** Formado por duas ou mais orações, chamadas de orações coordenadas. A presença de orações coordenadas dá ao período uma complexidade maior. Seria o "encontrão" de vários pensamentos.
### Cada palavra-chave
- **Oração:** É a unidade de sentido dentro do período, sendo formada por um verbo (núcleo) que indica a ação e os termos que a acompanham.
- **Verbo:** Palavra que indica a ação ou estado do sujeito. No período composto, cada oração possui seu próprio verbo.
- **Sujeito:** É o termo que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. No período composto, cada oração possui seu próprio sujeito.
- **Orações Coordenadas:** São aquelas que possuem sentido completo e independente, mas que se relacionam entre si. Podem ser introduzidas por conjunções coordenativas ou locuções conjuntivas coordenativas. No período composto, temos duas ou mais orações coordenadas.
### Termos Técnicos
- **Núcleo do Período:** O elemento central do período, que pode ser uma oração (no caso do período simples) ou um conjunto de orações (no caso do período composto).
- **Conjunção Coordenativa:** É a palavra invariável que liga duas orações com sentido independente entre si. É o "elo" que une as orações coordenadas no período composto.
- **Coerência Textual:** É a ligação lógica e semântica entre as ideias de um texto. O estudo do período composto ajuda a desenvolver a habilidade de coerência na construção de texto.
### Exemplos e Casos
- **Período Simples:** "O gato dormiu." - Este exemplo apresenta um único verbo expressando uma ideia completa.
- **Período Composto:** "O gato dormiu e o cachorro latiu." - Neste exemplo, temos duas orações independentes unidas por uma conjunção coordenativa.
Resumo Detalhado
Pontos Relevantes:
- O estudo dos Períodos Simples e Composto é fundamental para a análise e construção de textos, já que são eles que organizam e expressam as ideias.
- Um Período Simples tem apenas uma oração com sentido completo e um único verbo.
- Já o Período Composto é composto por duas ou mais orações coordenadas, cada uma com seu próprio verbo e sujeito.
- A presença de orações coordenadas no Período Composto lhe confere complexidade, já que cada oração é independente e, ao mesmo tempo, se relaciona com as outras.
Conclusões:
- O entendimento dos Períodos Simples e Composto permite uma melhor compreensão da sintaxe, ou seja, da organização das palavras em uma frase ou texto.
- É a partir do estudo desses períodos que se inicia a análise mais aprofundada da estrutura da língua, que junta a morfologia (classificação das palavras) com a sintaxe (organização das palavras na frase).
Exercícios:
- Classifique a estrutura dos seguintes períodos: "O sol brilhou e a chuva caiu." - "O sol brilhou e as crianças foram à praia." - "João corria e Maria brincava."
- Transforme os seguintes Períodos Simples em Períodos Compostos, mantendo o mesmo sentido: "João estudou." - "Maria comeu uma maçã." - "O time ganhou o jogo."
- Escreva um pequeno texto usando apenas Períodos Compostos, mostrando a relação entre as ideias expressas em cada oração.