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Resumo de Texto Literário e não Literário

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Texto Literário e não Literário

Introdução

Relevância do Tema

O estudo do Texto Literário e não Literário é um marco fundamental dentro da disciplina de Português, pois fornece as ferramentas necessárias para a identificação e a compreensão dos variados gêneros textuais. Ao dominar essa diferenciação, os alunos conseguem desenvolver habilidades de leitura e interpretação mais precisas, ampliando, assim, suas capacidades comunicativas e críticas.

A capacidade de identificar e distinguir um texto literário de um não literário é uma habilidade transversal que se apresenta em várias esferas da vida do estudante. Ela permite que reconheçam os elementos formais e informais da linguagem, otimizem a interpretação de textos diversos e consigam adequar sua expressão às diferentes situações de comunicação.

Contextualização

O estudo do Texto Literário e não Literário desempenha um papel crucial na estrutura curricular, situando-se após o aprofundamento dos gêneros textuais e antes do início das análises literárias mais complexas. Sua localização estratégica na disciplina de Português permite ao aluno construir uma base sólida de compreensão textual, o que irá facilitar a assimilação de conteúdos futuros.

Este tema se insere dentro do eixo de estudos da literatura, e atua como uma ponte entre a leitura e a escrita, uma vez que a diferenciação entre textos literários e não literários dá ao aluno subsídios para a produção de textos com características específicas. Dessa forma, a matéria também se interconecta com outras áreas do currículo, como redação, história, ciências sociais, dentre outras.

Os alunos, ao final desse estudo, serão capazes de reconhecer e identificar de forma autônoma se um texto é de natureza literária ou não literária, assim como justificar suas escolhas com argumentos fundamentados, promovendo a critérios subjetivos e objetivos.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Texto Literário: São textos criados pelo ato de escrever de forma artística, utilizando a linguagem como forma de expressão. Em geral, são produções criativas que associam imagens e sentimentos, com foco no efeito estético. O Texto Literário possui características específicas, tais como: linguagem elaborada e ao mesmo tempo sugestiva, uso frequente de figuras de linguagem, presença do caráter subjetivo, preocupação com a estética e a harmonia textual.

    • Gêneros Textuais Literários: poema, conto, crônica, romance, novela, etc.
  • Texto não Literário: São textos que não têm esse caráter artístico e não são produzidos com o objetivo de criar beleza estética. Eles têm uma função prática, persuasiva ou informativa. O Texto não Literário se preocupa mais com a objetividade e a transmissão de conhecimentos, e, geralmente, é escrito de forma mais direta e utilitária.

    • Gêneros Textuais não Literários: artigo científico, manual de instruções, notícia de jornal, bula de remédio, etc.

Termos-Chave

  • Linguagem Literária: Usa palavras em seu sentido mais amplo e profundo, criando assim imagens e emoções no leitor. O propósito é transmitir beleza, emoção, reflexão e prazer estético.

  • Linguagem não Literária: Caracteriza-se pelo seu caráter mais objetivo e funcional, visando transmitir informações, instruir, persuadir, entre outros. O foco principal é a clareza e precisão da mensagem.

  • Gêneros textuais: São os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. Cada gênero se caracteriza por suas estruturas específicas e pelos propósitos comunicativos aos quais se destina.

Exemplos e Casos

  • Texto Literário: Um poema de Carlos Drummond de Andrade, no qual o autor, por meio de uma linguagem repleta de metáforas e jogos de palavras, expressa seu olhar sobre o cotidiano e as emoções humanas.

  • Texto não Literário: Uma notícia de jornal, que informa de forma clara e objetiva sobre um evento, sem utilizar recursos estilísticos ou poéticos.

A análise desses exemplos permitirá aos alunos identificar as características distintivas da linguagem literária e não literária, além de demonstrar como essas diferem em sua abordagem, estilo e propósito.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Natureza do Texto: A distinção entre o texto literário e não literário se baseia fundamentalmente em sua natureza: o texto literário é uma criação artística destinada a expressar sentimentos, ideias e emoções, enquanto o texto não literário busca informar, persuadir ou instruir de maneira clara e objetiva.

  • Características da Linguagem: O uso da linguagem é um traço distintivo entre os dois tipos de texto. A linguagem literária é rica, sugestiva, subjetiva e utiliza figuras de linguagem, enquanto a linguagem não literária é mais direta, objetiva e utilitária.

  • Foco e Intenção: O autor de um texto literário está mais preocupado com o efeito estético, o impacto emocional e a reflexão que suas palavras irão gerar no leitor, enquanto o autor de um texto não literário está mais focado na transmissão de informações, persuasão ou instrução.

  • Releitura e Percepção: A capacidade de identificar a natureza do texto é uma habilidade que se aprimora com a prática e a leitura crítica. Além disso, os textos podem conter elementos de ambos os tipos, o que exige uma análise mais minuciosa para determinar sua classificação.

Conclusões

  • A distinção entre o texto literário e não literário está na natureza da linguagem e na intenção do autor, o que se reflete diretamente na percepção e interpretação do leitor.

  • A familiaridade com diferentes gêneros textuais, tanto literários quanto não literários, é essencial para o desenvolvimento de uma leitura e escrita críticas e eficazes.

  • Dominar a diferença entre os dois tipos de texto proporciona uma compreensão mais abrangente da linguagem e gera uma interação mais consciente com os textos em diversas situações de comunicação.

Exercícios

  1. Identificação de Textos: Forneça aos alunos uma lista de textos variados e solicite que identifiquem se cada um é de natureza literária ou não literária. Peça que justifiquem suas escolhas com base nas características da linguagem e no foco do autor.

  2. Comparação de Textos: Apresente aos alunos um par de textos, sendo um literário e outro não literário, com temas ou abordagens semelhantes. Peça que identifiquem as diferenças na linguagem, no estilo do autor e no propósito de cada texto.

  3. Reescrita de Textos: Distribua aos alunos trechos curtos de textos e solicite que reescrevam cada um deles, transformando o texto literário em não literário e vice-versa. Isso ajudará a consolidar o entendimento das características específicas de cada tipo de texto.

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