Entrar

Resumo de Genética: 1ª Lei de Mendel

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT205'

Genética: 1ª Lei de Mendel

Introdução

Relevância do Tema

A genética, ramo da biologia que estuda a hereditariedade, é uma das bases fundamentais para a compreensão da vida. As descobertas de Gregor Mendel, conhecidas como as Leis da Hereditariedade, revolucionaram a biologia, estabelecendo as fundações que permitiram a descoberta da dupla hélice do DNA e o desenvolvimento da engenharia genética. A primeira lei de Mendel é um pilar central para a compreensão da herança genética, que é o mecanismo de transmissão das características de uma geração para a outra de seres vivos.

Contextualização

A 1ª Lei de Mendel, também conhecida como Lei da Segregação Independente, é introduzida no tema de Genética após o estudo da célula, suas estruturas e suas funções, aprofundamento na teoria cromossômica da herança e o estudo das bases moleculares da hereditariedade. É um componente crucial dos currículos de Biologia do Ensino Médio, sendo o primeiro marco no estudo da transmissão de traços genéticos. A partir desta lei, aprofunda-se o estudo da herança mendeliana, que é responsável pela transmissão de características básicas como cor dos olhos, tipo de cabelo, grupo sanguíneo, entre outros.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Heredogramas: Ferramenta crucial para visualizar e entender a herança genética. É uma representação gráfica da história da família que usa símbolos para mostrar as relações entre os indivíduos e traços herdados. Aprender a ler e interpretar heredogramas é fundamental para aplicar a 1ª Lei de Mendel.

  • Alelos: Formas alternativas de um mesmo gene. No caso da 1ª Lei de Mendel, cada parente contribui com um alelo para a formação do par de alelos de seus descendentes.

  • Fenótipo e Genótipo: O fenótipo se refere às características físicas observáveis de um organismo (e.g., cor dos olhos), enquanto o genótipo é a constituição genética (e.g., alelo dominante ou recessivo para cor dos olhos).

Termos-Chave

  • Dominante: Alelo que se expressa no fenótipo mesmo estando presente em apenas uma das cópias do gene (heterozigoto). Representado pela letra maiúscula.

  • Recessivo: Alelo que só se expressa no fenótipo quando está presente em ambas as cópias do gene (homozigoto). Representado pela letra minúscula.

  • Heterozigoto: Organismo cujo par de alelos de um determinado gene é formado por alelos diferentes. A primeira lei de Mendel se aplica especialmente na formação de heterozigotos.

  • Homozigoto: Organismo cujo par de alelos de um determinado gene é formado por alelos iguais.

Exemplos e Casos

  • Caso da Cor dos Olhos: Se um homem tem olhos azuis (recessivos genotipicamente) e a mulher tem olhos castanhos (dominantes genotipicamente), e ambos são heterozigotos para a cor dos olhos, seus filhos terão todos a cor dos olhos castanha, expressando apenas o alelo dominante, apesar do pai ter olhos azuis.

  • Caso do Grupo Sanguíneo: Na herança do grupo sanguíneo ABO, o alelo A é dominante sobre o alelo O. Portanto, uma pessoa com genótipo IAIO, por exemplo, terá no fenótipo o grupo sanguíneo A. Este é um exemplo clássico da aplicação da 1ª Lei de Mendel.

  • Exemplo de Ervilhas: Mendel realizou estudos com ervilhas, mapeando a herança de características como cor da semente (amarela ou verde) e formato da semente (lisa ou rugosa). Através da análise dos dados experimentais, ele formulou a 1ª Lei de Mendel.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • A 1ª Lei de Mendel: Também conhecida como Lei da Segregação Independente, é a base do entendimento sobre a herança genética. Segundo essa lei, cada indivíduo recebe um par de alelos para cada característica, que se separam durante a formação dos gametas (óvulos e espermatozoides), garantindo a aleatoriedade e a variabilidade genética na descendência.

  • A importância dos Alelos: Alelos são as diferentes formas que um mesmo gene pode apresentar. Eles são responsáveis pelas variações das características que observamos nos organismos. Na primeira lei de Mendel, os alelos interagem para determinar o fenótipo do indivíduo.

  • A relação com os Heredogramas: Heredogramas são uma ferramenta fundamental para visualizar e analisar a transmissão de características de uma geração para a outra. Eles nos ajudam a entender como os alelos se distribuem e se expressam ao longo das gerações.

  • Os Conceitos de Fenótipo e Genótipo: Fenótipo se refere às características físicas observáveis de um organismo, enquanto genótipo é a constituição genética do organismo. A primeira lei de Mendel nos ajuda a entender como o genótipo, mais especificamente o par de alelos, se relaciona com o fenótipo.

Conclusões

  • A 1ª Lei de Mendel é uma lei universal da natureza e continua válida para grande parte dos organismos, desde plantas até animais.

  • O entendimento dos conceitos de dominante, recessivo, heterozigoto e homozigoto, aliado ao uso de heredogramas, nos permite prever os resultados de cruzamentos e entender a herança de características.

  • Embora o estudo original de Mendel tenha sido feito em ervilhas, as leis por ele formuladas são aplicáveis a qualquer organismo que utilize reprodução sexuada.

Exercícios

  1. Um casal de pais heterozigotos para cor dos olhos (sendo o olho azul uma característica recessiva) tem três filhos. Todos os três filhos têm olhos azuis. Explique como isso é possível à luz da 1ª Lei de Mendel.

  2. No grupo sanguíneo ABO, o alelo IA é dominante sobre o alelo IO, e o alelo IB é codominante com o alelo IA e dominante sobre o alelo IO. Um casal de pais tem grupo sanguíneo A (IAIB) e B (IBIO). Quais são as possíveis combinações de genótipos e grupos sanguíneos para seus filhos? Justifique sua resposta usando a 1ª Lei de Mendel.

  3. Represente graficamente a transmissão da cor dos olhos, usando um heredograma, de uma avó de olhos castanhos (heterozigota) e um avô de olhos azuis (homozigoto recessivo) para seus netos. Lembre-se de que a cor dos olhos é determinada por um gene com alelo dominante para cor castanha e alelo recessivo para cor azul.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies