Entrar

Plano de aula de Matrizes Estéticas e Culturais

Artes

Original Teachy

'EF15AR03'

Matrizes Estéticas e Culturais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Fazer com que os alunos reconheçam e identifiquem exemplos de diferentes matrizes estéticas e culturais nas artes visuais. Isso pode incluir estilos artísticos de diferentes épocas e culturas, como arte renascentista, arte aborígene australiana ou arte moderna.

  2. Promover a compreensão dos alunos sobre como as matrizes estéticas e culturais influenciam a arte visual, incluindo como essas influências podem afetar a escolha do tema, a técnica usada e a interpretação da obra de arte.

  3. Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e refletir sobre a influência das matrizes estéticas e culturais nas artes visuais. Isso envolverá discussões em sala de aula, análise de exemplos de arte e talvez a criação de suas próprias obras de arte inspiradas em uma matriz estética e cultural específica.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor começará relembrando os alunos sobre o que é arte e como ela é uma forma de expressão que reflete a cultura e o tempo em que foi criada. Eles revisarão conceitos básicos sobre estilos artísticos, formas, cores e texturas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor irá propor duas situações que estimulem os alunos a pensar sobre a influência das matrizes estéticas e culturais na arte:

    a) "Imagine que você é um artista na época dos cavaleiros e castelos. Que tipo de arte você acha que criaria? Como seria diferente se você fosse um artista hoje?"

    b) "Pense em um desenho animado ou filme que você gosta. Que influências culturais e estéticas você acha que os artistas usaram ao criar os personagens e cenários?" (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização do tópico: O professor irá explicar que todas as artes visuais que vemos, seja em um museu, em um livro ou na TV, são influenciadas pelas matrizes estéticas e culturais de seu tempo e lugar. Eles mostrarão alguns exemplos práticos, como a influência da cultura japonesa na anime ou o estilo distinto do grafite urbano. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre o tema:

    a) "Você sabia que a arte aborígene australiana é considerada uma das mais antigas formas de arte do mundo? Ela tem mais de 30.000 anos e muitas de suas técnicas e temas ainda são usados hoje!"

    b) "Alguma vez você já ouviu falar sobre o estilo de arte chamado 'Cubismo'? Foi inventado por dois artistas famosos, Picasso e Braque. Eles queriam mostrar objetos de muitos ângulos diferentes ao mesmo tempo, então eles os 'quebraram' em formas geométricas!" (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

Atividade 1: "O Tesouro da Arte Mundial"

  1. O professor dividirá a sala em grupos de até 5 alunos e dará a cada grupo um verdadeiro "tesouro da arte mundial", uma compilação de imagens impressas de várias peças de arte de diferentes culturas e períodos de tempo, incluindo arte aborígene australiana, arte renascentista italiana, arte contemporânea africana, entre outras. (3 - 4 minutos)

  2. Cada grupo é desafiado a agrupar as peças de arte de acordo com seu estilo artístico, com base nas características que aprenderam durante a introdução à aula. Durante essa atividade, os alunos estarão praticando a observação cuidadosa dos detalhes da obra de arte e a aplicação do que aprenderam ainda mais. (6 - 8 minutos)

  3. Após os grupos terem agrupado suas obras de arte, o professor passará com cada grupo para confirmar ou corrigir suas escolhas, facilitando uma discussão e explicando a influência da matriz estética e cultural na obra de arte. Esta será uma oportunidade para o professor destacar como uma matriz estética e cultural informa o conteúdo, estilo e técnica da arte visual. (6 - 8 minutos)

Atividade 2: "Criação de Arte com Colagem"

  1. Para consolidar o aprendizado, o professor propõe uma atividade lúdica onde os alunos irão criar suas próprias obras de arte por meio da técnica de colagem. Cada grupo receberá materiais para a atividade, tais como papéis de várias cores, tesouras, cola e canetas coloridas. (3 - 4 minutos)

  2. O desafio é que os alunos escolham uma das matrizes estéticas trabalhadas na atividade anterior e criem uma obra de arte inspirada nela. Para isso, os alunos deverão fazer colagens utilizando os materiais, baseando sua criação em uma matriz artística específica. Se originalmente a matriz é bidimensional, como a arte aborígene, eles poderiam fazer uma cena usando formas de papel, se for tridimensional, como sculpture, eles podem dobrar, enrolar, ou manipular o papel para criar volume. Para tornar a atividade ainda mais lúdica, os alunos poderão batizar a sua obra de arte com um nome, assim como os artistas fazem. (10 - 15 minutos)

  3. Após a criação da colagem, cada grupo fará uma breve apresentação para a classe, compartilhando sua obra de arte, o nome que escolheram e a matriz estética e cultural que os inspirou, explicando porque escolheram tal matriz e quais as características usadas. (5 - 7 minutos)

O importante a ser lembrado aqui é que estas são sugestões de atividades para o professor abordar o tópico com os alunos, no fim, ele deverá escolher aquela que melhor se adequa ao perfil e necessidade dos seus alunos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor reunirá todos os alunos para uma conversa em grupo sobre as criações de arte. Ele incentivará os alunos a compartilhar suas opiniões sobre as obras de arte criadas por seus colegas, focando na matriz estética e cultural que inspirou cada obra. O objetivo desta discussão é refletir sobre os diferentes estilos e matrizes estéticas e culturais e como eles foram interpretados e aplicados pelos alunos em suas criações. O professor também aproveitará a oportunidade para reforçar, com base nas criações dos alunos, o conceito de matrizes estéticas e culturais e sua influência na arte.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Para garantir a consolidação do aprendizado, o professor fará uma recapitulação da teoria discutida na aula, fazendo conexões com as atividades práticas realizadas pelos alunos. Ele pode, por exemplo, pegar uma obra de arte criada por um dos grupos e discutir como os elementos da matriz estética e cultural escolhida foram representados nessa obra. O professor também pode fazer perguntas diretas aos alunos, como "Quais elementos vocês usaram em suas obras de arte para representar a matriz estética e cultural que escolheram?" ou "Como a matriz estética e cultural influenciou as decisões que vocês tomaram ao criar suas obras de arte?".

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor pedirá aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer isso usando duas perguntas simples:

    a) "O que você aprendeu hoje sobre a influência das matrizes estéticas e culturais na arte?"

    b) "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em suas próprias criações artísticas no futuro?"

  4. Feedback do Professor (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor dará feedback aos alunos sobre suas participações e suas criações artísticas, elogiando o esforço e a criatividade de todos. Ele também pode aproveitar a oportunidade para lembrar aos alunos a importância de respeitar as diferentes culturas e estilos artísticos, reforçando assim o valor da diversidade e do respeito mútuo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor irá recapitular os principais pontos abordados na aula. Ele irá reafirmar a importância das matrizes estéticas e culturais na arte visual, destacando como elas influenciam a escolha do tema, a técnica utilizada e a interpretação da obra de arte. O professor também irá relembrar os diferentes estilos artísticos que foram discutidos e como os alunos os aplicaram em suas próprias criações.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor irá explicar como as atividades práticas ajudaram a reforçar a teoria. Ele irá ressaltar como os alunos conseguiram aplicar o conhecimento teórico na prática, criando suas próprias obras de arte inspiradas em diferentes matrizes estéticas e culturais. O professor poderá também destacar exemplos específicos de trabalhos de alunos que demonstraram uma compreensão clara e aplicação da teoria.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor irá sugerir alguns recursos adicionais para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir livros de arte para crianças, links para museus virtuais ou vídeos educativos sobre arte de diferentes culturas. O professor também pode sugerir que os alunos continuem a explorar a arte visual em casa, criando suas próprias obras de arte inspiradas em diferentes matrizes estéticas e culturais.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Para concluir, o professor irá reforçar a relevância do que foi aprendido na aula. Ele pode explicar que a arte não é apenas uma forma de expressão pessoal, mas também uma maneira de entender e apreciar diferentes culturas e períodos históricos. O professor pode indicar que a habilidade de analisar e apreciar a arte pode enriquecer a experiência dos alunos ao visitar museus, olhar livros de arte, assistir filmes e até mesmo ao observar o mundo ao seu redor. Além disso, o professor pode ressaltar que, ao criar suas próprias obras de arte, os alunos não estão apenas se divertindo, mas também desenvolvendo habilidades importantes, como pensamento crítico, criatividade e consciência cultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies