🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Espaço na Construção dos Movimentos Dançados

Artes

Original Teachy

'EF15AR10'

Espaço na Construção dos Movimentos Dançados

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a relação entre o espaço e a dança: os alunos devem ser capazes de entender como o espaço influencia nos movimentos de dança, seja em relação à amplitude dos movimentos, à interação com outros dançarinos ou ao ambiente como um todo.

  2. Experimentar diferentes formas de orientação no espaço na dança: os alunos devem ter a oportunidade de experimentar diferentes posições, direções e movimentos no espaço durante a dança. Isso pode incluir a variação de movimentos no mesmo lugar, o deslocamento pelo ambiente, ou a orientação em relação a um ponto ou a outros dançarinos.

  3. Desenvolver a percepção espacial através da dança: além de compreender a importância do espaço na dança, os alunos também devem ser capazes de aprimorar sua percepção espacial, ou seja, a habilidade de perceber e interagir com o ambiente ao seu redor durante a dança.

Objetivos secundários:

  • Promover a expressão corporal através da dança: enquanto exploram o espaço na dança, os alunos também terão a oportunidade de expressar sentimentos e emoções através dos movimentos corporais.

  • Estimular a cooperação e o respeito mútuo: ao dançar em grupo, os alunos aprendem a respeitar o espaço do outro e a cooperar para que todos possam se movimentar livremente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: o professor deve começar relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de dança que foram discutidos em aulas anteriores, como ritmo, movimento, e expressão corporal. Isso ajudará a estabelecer a base para a discussão sobre como o espaço influencia na dança. (3-4 minutos)

  2. Situações-problema: o professor pode propor duas situações-problema para iniciar a discussão:

    a. Imagine que você está dançando numa sala pequena e lotada. Como a falta de espaço pode limitar seus movimentos de dança?

    b. Agora imagine que você está dançando num palco grande e espaçoso. Como o excesso de espaço pode influenciar seus movimentos de dança? (5-6 minutos)

  3. Contextualização: o professor pode contextualizar a importância do espaço na dança com exemplos práticos. Ele pode falar sobre como os bailarinos profissionais precisam ter uma boa percepção espacial para se movimentarem no palco sem esbarrar nos outros dançarinos, ou como os coreógrafos usam o espaço para criar padrões visuais interessantes na dança. (3-4 minutos)

  4. Introdução do tópico: para introduzir o tópico da aula de maneira divertida e interessante, o professor pode mostrar vídeos de diferentes tipos de dança, como balé, dança de rua, dança contemporânea, etc., e perguntar aos alunos como eles acham que o espaço é usado em cada um desses estilos de dança. Além disso, ele pode contar algumas curiosidades sobre como os dançarinos famosos usam o espaço em suas performances, ou como a dança pode transformar um espaço comum em algo mágico e extraordinário. (4-5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Teoria (10 - 15 minutos)

  1. Espaço na dança: O professor iniciará o tema abordando o conceito de espaço na dança. Este tópico enfatizará que o espaço é uma parte integrante da dança, e pode ser usado para expressar diferentes emoções e sentimentos através de movimentos dançados. Interaja com os estudantes, faça perguntas e encoraje-os a pensar sobre como o espaço pode ser usado na dança, tanto na sala de aula como em locais mais amplos. (3-4 minutos)

  2. Uso eficiente do espaço: O próximo tópico discute como usar o espaço eficientemente na dança. Diferentes danças requerem diferentes usos do espaço. Por exemplo, um dançarino de balé precisa de espaço para saltos e giros completos, enquanto um dançarino de breakdance usa o espaço de maneira diferente, às vezes dançando perto do solo. Use exemplos visuais para demonstrar esta variação. (3-4 minutos)

  3. Percepção espacial: No tópico seguinte, o professor discutirá sobre a percepção espacial. Ensine aos alunos que a percepção espacial é a sensação e consciência do próprio corpo no espaço em relação aos objetos ao redor. Esta é uma habilidade essencial para a dança. Faça com que os alunos se movam dentro da sala de aula para reforçar esta teoria. (3-4 minutos)

  4. Respeito ao espaço alheio: Por fim, discuta a importância de respeitar o espaço dos outros na dança, especialmente ao dançar em grupo. Explique às crianças que a dança é uma forma de expressão cooperativa e que cada dançarino precisa ter espaço para se expressar. (1-2 minutos)

Atividades Práticas (10 minutos)

  1. Exercício de percepção espacial - Crie um espaço de dança improvisado. Peça aos alunos que andem pelo local sem esbarrar uns nos outros. Em seguida, peça-lhes para experimentar diferentes movimentos de dança sem invadir o espaço do outro. Isso ajudará os alunos a entenderem a importância de respeitar o espaço dos outros enquanto eles dançam. Faça uma observação, pergunte como se sentiram e reforce a noção de respeito ao espaço do próximo. (4-5 minutos)

  2. Utilização de espaço - Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo recebe uma quantidade diferente de espaço para dançar. Alguns terão um espaço grande, outros um espaço médio e outros um espaço pequeno. O objetivo é fazer com que os alunos experimentem diferentes maneiras de usar o espaço durante a dança. Faça perguntas para cada grupo sobre sua experiência e sobre o que aprenderam. (4-5 minutos)

Estas duas atividades práticas permitirão que os alunos apliquem a teoria aprendida sobre a importância do espaço na dança. É importante que o professor monitore as atividades práticas, esclarecendo dúvidas, fornecendo feedback e garantindo que todos os alunos estejam envolvidos e aprendendo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deverá reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as experiências que cada equipe teve ao utilizar espaços variados para dançar. Os alunos serão incentivados a compartilhar como se sentiram dançando em espaços grandes, médios e pequenos, e como esses espaços influenciaram seus movimentos de dança.
    • O professor deverá fazer perguntas para estimular a reflexão e a participação de todos os alunos. Algumas possíveis perguntas seriam: "Como vocês se sentiram dançando em um espaço pequeno? E em um espaço grande? Vocês tiveram que adaptar seus movimentos de alguma forma? Como?".
    • O objetivo dessa discussão é permitir que os alunos entendam a conexão entre o espaço disponível e a dança, e como é importante considerar o espaço ao criar e executar movimentos de dança.
  2. Revisão da Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deverá retomar os principais conceitos discutidos na parte teórica da aula, como a importância do espaço na dança, o uso eficiente do espaço, a percepção espacial e o respeito ao espaço alheio.
    • O professor deverá fazer perguntas para verificar se os alunos compreenderam esses conceitos e foram capazes de aplicá-los durante as atividades práticas. Algumas possíveis perguntas seriam: "Vocês conseguiram perceber a importância do espaço na dança? Como o espaço influenciou seus movimentos de dança? Vocês tiveram que adaptar seus movimentos de acordo com o espaço disponível? Como?".
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deverá pedir aos alunos que parem por um momento para refletir sobre o que aprenderam.
    • O professor deverá fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão: "O que você aprendeu hoje sobre a relação entre o espaço e a dança? Como você pode aplicar esse aprendizado nas suas futuras experiências com a dança?".
    • O professor deverá enfatizar que a reflexão é uma parte importante do processo de aprendizado, pois permite que os alunos internalizem o que aprenderam e façam conexões com suas próprias experiências.
    • Ao final da reflexão, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem suas respostas com o resto da classe, se sentirem confortáveis. Isso irá promover uma sensação de comunidade e incentivará os alunos a aprenderem uns com os outros.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve começar a conclusão revendo brevemente os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a importância do espaço na dança, como o espaço pode ser usado eficientemente, o conceito de percepção espacial e a necessidade de respeitar o espaço dos outros ao dançar. Isso servirá para reforçar os conceitos aprendidos e assegurar que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara do conteúdo apresentado. (2-3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor deve explicar como as atividades práticas realizadas durante a aula estavam diretamente relacionadas aos conceitos teóricos discutidos. Por exemplo, os exercícios de percepção espacial e uso do espaço na dança serviram para ilustrar e reforçar a teoria apresentada. O objetivo é que os alunos entendam que a teoria e a prática estão intrinsecamente ligadas e que uma complementa a outra. (2-3 minutos)

  3. Materiais Complementares: O professor pode então sugerir materiais adicionais para os alunos expandirem seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir vídeos de danças de diferentes estilos e culturas, livros ou artigos sobre a história da dança e a importância do espaço na dança, e até mesmo jogos ou aplicativos que ajudem a desenvolver a percepção espacial. É importante que esses materiais sejam adequados para a idade e o nível de compreensão dos alunos. (1-2 minutos)

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve concluir a aula explicando como a compreensão do espaço na dança pode ser útil no cotidiano dos alunos. Ele pode mencionar como a percepção espacial é uma habilidade útil em muitas atividades, como esportes, jogos e até mesmo tarefas simples como caminhar ou subir escadas. Além disso, ele pode ressaltar como a dança, além de ser uma forma de expressão artística, também pode ser uma maneira divertida de se exercitar e se manter saudável. (2-3 minutos)

O professor deve então encerrar a aula agradecendo aos alunos pela participação e incentivando-os a continuar explorando e aprendendo sobre o mundo da dança.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies