Plano de Aula | Metodologia Técnica | Dramaturgia e o Teatro Contemporâneo
Palavras Chave | Teatro Contemporâneo, Práticas Teatrais, Teatro Imersivo, Performance Multimídia, Interação com o Público, Inovações Tecnológicas, Habilidades Práticas, Mercado de Trabalho, Criatividade, Colaboração |
Materiais Necessários | Computador com acesso à internet, Projetor e tela, Caixas de som, Materiais de escrita (papel, canetas), Recursos multimídia (vídeos, imagens), Equipamentos de iluminação, Dispositivos de projeção, Espaço para ensaio e apresentação, Roteiros temáticos |
Códigos BNCC | EF69AR27: Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.; EF69AR29: Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.; EF69AR30: Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara sobre as diferentes formas de se fazer teatro, destacando as práticas contemporâneas. Ao desenvolver habilidades práticas e reflexivas, os alunos poderão reconhecer as demandas e tendências do mercado de trabalho no campo teatral, tornando-se mais preparados para possíveis carreiras artísticas.
Objetivos principais:
1. Compreender as diversas formas de se fazer teatro.
2. Identificar as características do teatro contemporâneo.
Objetivos secundários:
- Explorar a evolução histórica das práticas teatrais.
- Analisar exemplos de produções teatrais atuais.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara sobre as diferentes formas de se fazer teatro, destacando as práticas contemporâneas. Ao desenvolver habilidades práticas e reflexivas, os alunos poderão reconhecer as demandas e tendências do mercado de trabalho no campo teatral, tornando-se mais preparados para possíveis carreiras artísticas.
Contextualização
Contextualização: O teatro contemporâneo é uma forma artística que reflete a complexidade e diversidade do mundo atual. Ele vai além das formas tradicionais de representação, explorando novas maneiras de interação entre ator e público, e utilizando tecnologias modernas. Essa abordagem permite que o teatro aborde questões sociais, políticas e culturais de maneira inovadora e impactante. A compreensão dessas novas formas teatrais é essencial não apenas para apreciadores da arte, mas também para aqueles que desejam seguir carreira no campo artístico.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Curiosidades e Conexão com o Mercado: Atualmente, o teatro contemporâneo inclui uma variedade de práticas como teatro imersivo, performances multimídia e teatro interativo. Por exemplo, o teatro imersivo coloca o público no centro da ação, permitindo uma experiência mais envolvente. No mercado de trabalho, essas habilidades são valorizadas em produções que buscam inovação e impacto, como festivais de arte, produções de grandes companhias teatrais e projetos independentes que utilizam tecnologia para criar novas formas de expressão. Além disso, profissionais com conhecimento em teatro contemporâneo podem encontrar oportunidades em áreas como direção artística, produção e educação teatral.
Atividade Inicial
Atividade Inicial: Inicie a aula exibindo um curto vídeo de 5 minutos sobre uma performance de teatro contemporâneo, como uma peça de teatro imersivo ou uma performance multimídia. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: "Como vocês acham que o uso da tecnologia e a interação direta com o público podem transformar a experiência teatral?". Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e reflexões.
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o teatro contemporâneo através de atividades práticas que estimulem a criatividade, a colaboração e a aplicação de conceitos teóricos na prática. Ao realizar o mini desafio, os alunos desenvolvem habilidades relevantes para o mercado de trabalho no campo teatral, como a utilização de tecnologias e a criação de experiências interativas.
Tópicos a Abordar
- Evolução histórica das práticas teatrais.
- Características do teatro contemporâneo.
- Inovações tecnológicas no teatro.
- Teatro imersivo e interativo.
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como as novas formas de teatro contemporâneo, como o teatro imersivo e as performances multimídia, impactam a maneira como o público se envolve com a arte teatral. Questione sobre a importância da tecnologia e da interação direta com o público na criação de experiências teatrais mais dinâmicas e envolventes.
Mini Desafio
Mini Desafio: Criando uma Cena de Teatro Contemporâneo
Nesta atividade prática, os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar uma cena curta de teatro contemporâneo, incorporando elementos de teatro imersivo e multimídia.
Instruções
- Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
- Cada grupo deve escolher um tema contemporâneo relevante (por exemplo, questões sociais, políticas ou culturais).
- Incentive os alunos a utilizarem tecnologias disponíveis, como projeções, sons e iluminação, para enriquecer a cena.
- Os grupos devem criar uma cena de 5 a 7 minutos que envolva o público de maneira interativa.
- Dê um tempo para planejamento e ensaio (30 - 35 minutos).
- Cada grupo apresentará sua cena para a turma (25 - 30 minutos).
Objetivo: Desenvolver habilidades práticas na criação de teatro contemporâneo, estimulando a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de promover a compreensão das novas formas de interação teatral.
Duração: 55 - 65 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Descreva em um parágrafo como o teatro imersivo difere do teatro tradicional.
- Liste três características principais do teatro contemporâneo.
- Explique como a tecnologia pode ser utilizada para enriquecer uma performance teatral.
- Discuta em grupo como as novas formas de teatro podem influenciar o futuro das produções teatrais.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo uma reflexão crítica sobre o conteúdo estudado e as atividades práticas realizadas. Ao discutir e recapitular os principais pontos, os alunos podem internalizar melhor as informações e compreender a relevância do teatro contemporâneo tanto na esfera artística quanto no mercado de trabalho.
Discussão
Promova uma discussão aberta com os alunos sobre as experiências que tiveram durante a criação das cenas de teatro contemporâneo. Pergunte como foi utilizar elementos de teatro imersivo e multimídia, e como isso afetou a percepção deles sobre o teatro. Incentive-os a refletirem sobre os desafios e aprendizados, e a compartilharem suas opiniões sobre como essas novas formas de teatro podem influenciar o futuro das produções teatrais.
Resumo
Resuma os principais conteúdos abordados na aula, destacando a evolução histórica das práticas teatrais, as características do teatro contemporâneo, e as inovações tecnológicas aplicadas no teatro. Reforce a importância do teatro imersivo e interativo, e como essas formas contemporâneas estão transformando a experiência teatral.
Fechamento
Explique como a aula conectou a teoria e a prática, permitindo que os alunos aplicassem conceitos teóricos na criação de cenas práticas. Destaque a relevância dessas habilidades no mercado de trabalho, onde a inovação e a capacidade de criar experiências imersivas são altamente valorizadas. Conclua enfatizando a importância do teatro contemporâneo e suas aplicações no dia a dia, estimulando a criatividade e a sensibilidade artística dos alunos.