Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender o conceito e o contexto histórico do Renascimento Moderno, identificando suas principais características e influências artísticas.
-
Analisar obras de arte renascentistas, desenvolvendo a capacidade de apreciação crítica e de interpretação dos elementos estéticos e simbólicos presentes nas mesmas.
-
Comparar e contrastar o Renascimento Moderno com outros períodos artísticos, reconhecendo as contribuições e as rupturas que este trouxe para a história da arte.
Objetivos Secundários:
-
Estimular o pensamento crítico e a percepção estética dos alunos, incentivando a expressão de opiniões e reflexões sobre as obras de arte apresentadas.
-
Promover a interdisciplinaridade, relacionando os conteúdos estudados na disciplina de Artes com os de História e Filosofia.
-
Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura e síntese, por meio da busca de informações sobre o Renascimento Moderno e de sua aplicação na análise das obras de arte.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Relembrando Conteúdos Necessários: 1.1. O professor inicia a aula relembrando brevemente os conteúdos sobre a Idade Média e o contexto histórico e cultural que antecedeu o Renascimento. 1.2. Destaca-se a importância da Igreja Católica no período medieval, a valorização da religiosidade e a consequente influência disso na produção artística da época. 1.3. Também é importante revisar o conceito de feudalismo e das estruturas sociais e políticas vigentes na Idade Média.
-
Situações-Problema para Despertar o Interesse: 2.1. O professor propõe duas situações para instigar a curiosidade dos alunos: 2.1.1. "Por que a arte renascentista é tão diferente da arte medieval?" 2.1.2. "Como a arte pode refletir as mudanças sociais e culturais de uma época?" 2.2. Essas perguntas servem como ponto de partida para a exploração do Renascimento Moderno e da sua importância no Desenvolvimento da arte e da cultura ocidental.
-
Contextualização do Assunto: 3.1. O professor contextualiza a importância do Renascimento Moderno, explicando como ele representou uma ruptura com a visão de mundo medieval e abriu caminho para o pensamento científico, a valorização do indivíduo e o humanismo. 3.2. Destaca-se a influência do Renascimento na formação da mentalidade contemporânea, ressaltando a relevância de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
-
Introdução do Tópico - O Renascimento Moderno: 4.1. O professor apresenta o conceito de Renascimento Moderno, explicando que se trata de um período de intensa transformação cultural e artística que se estendeu do século XIV ao XVI, principalmente na Europa. 4.2. Ressalta-se a importância do termo "renascimento", que sugere um Retorno aos ideais da Antiguidade Clássica, mas de uma forma renovada e adaptada à realidade da época. 4.3. O professor pode citar alguns dos principais artistas renascentistas e suas contribuições para a arte, como a perspectiva geométrica de Brunelleschi, a técnica do sfumato de Leonardo da Vinci e a grandiosidade das esculturas de Michelangelo. 4.4. Para despertar a curiosidade dos alunos, pode-se mencionar algumas das grandes obras de arte do Renascimento, como a Mona Lisa e a Capela Sistina, e propor a eles que imaginem como foi a reação das pessoas da época ao verem essas obras pela primeira vez.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade 1 - "Viajando pelo Renascimento" (10 - 12 minutos) 1.1. O professor divide a turma em pequenos grupos e entrega a cada um deles uma lista de artistas e obras renascentistas. 1.2. O objetivo da atividade é que os alunos "viajem" pelo Renascimento, pesquisando sobre os artistas e as obras de arte da lista. 1.3. Cada grupo deve escolher uma obra de arte para estudar mais a fundo, pesquisando sobre o artista, o contexto histórico em que a obra foi criada e os elementos estéticos e simbólicos presentes na obra. 1.4. Os alunos podem utilizar seus smartphones ou tablets para realizar a pesquisa, ou o professor pode disponibilizar alguns livros ou materiais de referência sobre o assunto. 1.5. Após a pesquisa, cada grupo deve apresentar a sua obra de arte para a turma, explicando o que descobriu e o que achou mais interessante na obra. 1.6. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a fazerem conexões entre as obras de arte e o contexto histórico e cultural do Renascimento.
-
Atividade 2 - "Criando um Mural Renascentista" (10 - 12 minutos) 2.1. Ainda em seus grupos, os alunos recebem uma grande folha de papel e diversos materiais de desenho e pintura (lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas, etc.). 2.2. O desafio agora é criar um mural renascentista, representando os principais elementos e características da arte deste período. 2.3. Cada grupo deve decidir quais elementos e características irá representar no mural, levando em consideração o que aprendeu durante a pesquisa e as apresentações. 2.4. Os alunos podem desenhar e pintar livremente no mural, mas o professor deve orientá-los a representar de forma clara e organizada os elementos escolhidos. 2.5. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar o seu mural para a turma, explicando o que cada elemento representa e por que foi escolhido. 2.6. O professor deve aproveitar as apresentações para reforçar os conceitos do Renascimento e para fazer conexões entre o mural e as obras de arte estudadas.
-
Atividade 3 - "Debates Renascentistas" (5 - 7 minutos) 3.1. A aula é finalizada com debates curtos, onde cada grupo tem a oportunidade de defender a importância de sua obra de arte escolhida para o Renascimento. 3.2. Os alunos devem argumentar com base no contexto histórico, nas características da obra e em como ela reflete o espírito do Renascimento. 3.3. O professor deve moderar os debates, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que as discussões se mantenham focadas no Renascimento e na arte.
Retorno (10 - 12 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 4 minutos) 1.1. O professor reúne todos os alunos em um círculo e promove uma discussão em grupo, onde cada grupo compartilha as soluções ou conclusões encontradas em suas atividades. 1.2. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar as principais descobertas de sua pesquisa, o processo de criação do mural e os argumentos utilizados no debate. 1.3. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e a comentarem sobre as apresentações dos colegas, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.
-
Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos) 2.1. Após as apresentações, o professor retoma os conceitos teóricos abordados no início da aula e faz uma conexão com as atividades práticas realizadas. 2.2. O professor destaca como as obras de arte estudadas e o mural criado pelos alunos representam as características e influências do Renascimento Moderno. 2.3. Além disso, o professor ressalta a importância do debate como uma ferramenta para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos) 3.1. O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. 3.2. Para guiar a reflexão, o professor faz as seguintes perguntas: 3.2.1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" 3.2.2. "Quais questões ainda não foram respondidas?" 3.3. Os alunos têm um minuto para pensar sobre as perguntas.
-
Compartilhando Reflexões (2 - 3 minutos) 4.1. Após a reflexão individual, o professor convida alguns alunos a compartilharem suas respostas com a turma. 4.2. O professor deve ressaltar que não há respostas certas ou erradas, e que o objetivo é estimular a reflexão e a consciência sobre o próprio aprendizado. 4.3. O professor também deve se comprometer a responder às perguntas que ficaram sem resposta, seja na próxima aula, seja por meio de pesquisa individual por parte dos alunos.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos) 1.1. O professor inicia a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de Renascimento Moderno, suas características e influências na arte. 1.2. Ele faz um breve resumo das obras de arte renascentistas estudadas e dos artistas analisados, destacando as contribuições e o impacto de cada um no movimento renascentista. 1.3. O professor também relembra as principais conclusões e argumentos apresentados pelos alunos durante as atividades de pesquisa, criação do mural e debates.
-
Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos) 2.1. Em seguida, o professor faz a conexão entre a teoria apresentada e as práticas realizadas, ressaltando como as atividades permitiram aos alunos vivenciarem e compreenderem de forma mais profunda o Renascimento Moderno. 2.2. Ele destaca como a pesquisa e a análise das obras de arte e a criação do mural proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicarem os conceitos teóricos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, interpretação e expressão artística.
-
Materiais Complementares (1 - 2 minutos) 3.1. O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos aprofundarem seus estudos sobre o Renascimento Moderno, tais como livros, documentários, sites e museus virtuais. 3.2. Ele pode, por exemplo, indicar a leitura de biografias de artistas renascentistas, a visita virtual a museus que possuam obras de arte do período e a visualização de documentários que explorem o contexto histórico do Renascimento e a criação de suas obras de arte.
-
Importância do Renascimento no Mundo Atual (1 minuto) 4.1. Por fim, o professor explora brevemente a importância do Renascimento no mundo atual, destacando como as ideias e os ideais deste período continuam influenciando a sociedade e a cultura contemporâneas. 4.2. Ele pode mencionar, por exemplo, a valorização do conhecimento científico e da razão, a importância do indivíduo e dos direitos humanos, e a busca pela harmonia e pela beleza que caracterizam a arte renascentista.