Entrar

Plano de aula de Linguagem Artísticas Diversas

Artes

Original Teachy

'EF15AR23'

Linguagem Artísticas Diversas

Objetivos (5 minutos)

  1. Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar e descrever as diferentes linguagens artísticas, incluindo pintura, escultura, dança, teatro, música, poesia e cinema.
  2. Proporcionar aos alunos o entendimento das relações processuais entre as diversas linguagens artísticas, ou seja, como uma forma de arte pode influenciar e ser influenciada por outra.
  3. Estimular o pensamento crítico e a apreciação artística, permitindo que os alunos façam conexões entre as diferentes formas de arte e suas próprias experiências.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre as diversas formas de arte que eles já aprenderam nas aulas anteriores. Pode-se perguntar a eles sobre o que lembram de cada uma delas, como pintura, escultura, dança, teatro, música, poesia e cinema.

  2. Em seguida, é sugerido que o professor apresente duas situações problemas. A primeira pode ser: "Como vocês acham que uma música pode influenciar a criação de uma pintura?". A segunda pode ser: "Vocês acham que um filme pode ser influenciado por uma peça de teatro? Como?" Essas questões têm como objetivo fazer com que os alunos comecem a pensar sobre as possíveis relações processuais entre as diferentes linguagens artísticas.

  3. O professor deve então explicar para os alunos a importância do assunto. Pode-se dizer, por exemplo, que entender as diversas linguagens artísticas e suas relações pode ajudá-los a apreciar melhor todas as formas de arte, além de poder estimular a criatividade e a expressão individual de cada um. Além disso, pode-se mencionar que muitas profissões envolvem a compreensão e o uso de diferentes linguagens artísticas, como design de interiores, publicidade, cinema, música, entre outras.

  4. Para introduzir o tópico de forma mais atraente para os alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre o tema. Por exemplo, pode-se contar que muitos artistas famosos exploraram diferentes linguagens artísticas em suas carreiras. Pablo Picasso, por exemplo, além de pintor, também foi escultor, ceramista, desenhista e poeta. Outra curiosidade é que muitos filmes famosos foram inspirados por livros, peças de teatro ou obras de arte, mostrando que as diferentes linguagens artísticas podem se complementar e se influenciar mutuamente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Segue abaixo sugestões de atividades práticas e interativas que o professor pode escolher para realizar em sala de aula. São atividades lúdicas que têm como objetivo ajudar os alunos a entender e familiarizar-se com as diferentes linguagens artísticas e suas possíveis relações. Fique à vontade para escolher a que melhor se alinhar ao perfil da turma.

Atividade 1: "Criando a Nossa Obra Coletiva"

  1. O professor deve dividir a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Cada grupo deve escolher uma música que eles gostem. O professor pode deixar que eles escolham ou pode oferecer uma playlist previamente selecionada.

  3. Após a escolha da música, o grupo deve usar materiais de artes, como tintas, papéis coloridos, massinha de modelar ou materiais reciclados, para criar uma obra de arte física que represente o que eles sentem ao ouvir a música escolhida.

  4. Durante o processo, os alunos devem discutir e compartilhar entre si as ideias e sentimentos que a música desperta e como eles podem representar isso de forma visual. O objetivo aqui é trabalhar a colaboração e a comunicação, além de explorar a relação entre arte visual e arte sonora.

Atividade 2: "Recriando Cenas através da Arte Corporal"

  1. O professor deve dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá um pacote contendo algumas imagens de pinturas e esculturas famosas.

  2. O desafio do grupo será reenactar (recriar) a obra de arte utilizando seus próprios corpos (somente). Eles podem usar gestos, expressões faciais e poses para replicar o máximo possível a obra de arte. Outros alunos ou o professor podem fotografar as poses para registrar o processo.

  3. Esta prática permitirá aos alunos explorarem a relação entre artes visuais e arte corporal (dança, teatro, etc) e entender como diferentes formas de arte podem dialogar entre si.

Atividade 3: "Transformação de Histórias"

  1. Para esta atividade, o professor deve organizar a turma em grupos. Cada grupo receberá um texto curto (pode ser um conto, uma fábula ou um pedaço de uma história maior).
  2. O desafio do grupo é transformar o texto que eles receberam em um curta-metragem. Eles deverão criar um storyboard (desenhos sequenciais que representam cenas), identificando os personagens, os ambientes, as ações importantes e os diálogos principais.
  3. Depois, eles devem usar uma câmera (pode ser a de um celular) para filmar o curta-metragem, interpretando os personagens e aplicando o storyboard criado.
  4. Esta tarefa ajudará os alunos a apreciar a relação entre literatura, arte e cinema.

Essas atividades visam promover a aprendizagem ativa e a colaboração entre os alunos, sempre com o foco na compreensão das diversas linguagens artísticas e suas relações. A escolha de qual atividade realizar deve levar em consideração o perfil da turma, os recursos disponíveis e a preferência do professor.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua criação e explicar o processo que utilizou para chegar ao resultado final.

    1.1. Para a Atividade 1, os grupos devem explicar como a música influenciou na criação da sua obra de arte. O professor pode questionar: "Quais elementos da música vocês tentaram representar na obra?" e "Como vocês expressaram seus sentimentos em relação à música através da arte?".

    1.2. Para a Atividade 2, os alunos devem descrever a obra de arte que escolheram recriar e explicar as decisões que tomaram ao reencenar a obra utilizando seus corpos. O professor pode perguntar: "Quais foram os desafios encontrados ao tentar replicar a obra de arte?" e "Como vocês conseguiram expressar a emoção da obra original através da arte corporal?"

    1.3. Para a Atividade 3, os grupos devem exibir o curta-metragem que criaram e discutir sobre o processo de transformação do texto em filme. O professor pode questionar: "Quais foram as principais dificuldades na adaptação do texto para o curta-metragem?" e "Como vocês usaram as artes visuais para ajudar a contar a história?"

  2. O professor deve então dirigir a discussão para o objetivo principal da aula, que é entender as relações processuais entre as diversas linguagens artísticas. Pode-se perguntar aos alunos: "Como as diferentes formas de arte se relacionam entre si?" e "Como uma forma de arte pode influenciar e ser influenciada por outra?".

  3. Em seguida, o professor deve pedir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a aula e como as atividades práticas se relacionam com a teoria que foi discutida no início da aula. Pode-se perguntar: "Como as atividades que realizamos hoje ajudaram vocês a entender melhor as diferentes linguagens artísticas e suas relações?" e "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em suas próprias criações artísticas?".

  4. Finalmente, para encerrar a aula, o professor deve propor duas perguntas reflexivas para os alunos pensarem individualmente por um minuto. As perguntas podem ser: "Qual foi a descoberta mais interessante que você fez hoje sobre as relações entre as diferentes linguagens artísticas?" e "Como você poderia explorar ainda mais essas relações em suas próprias criações artísticas?".

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas próprias vidas. Também proporciona uma oportunidade para o professor avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes para futuras lições, se necessário.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula. Ele/ela pode relembrar as várias linguagens artísticas que foram exploradas (pintura, escultura, dança, teatro, música, poesia e cinema) e como elas podem se relacionar e influenciar umas às outras. Também pode enfatizar a importância de considerar a interação entre diferentes formas de arte ao criar ou apreciar uma obra de arte.

  2. O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele/ela pode destacar como as atividades práticas ajudaram os alunos a entender e experimentar a relação entre diferentes formas de arte. Também pode mencionar como a discussão e a reflexão final permitiram que os alunos fizessem conexões entre o conteúdo da aula e suas próprias experiências e criações artísticas.

  3. Em seguida, o professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejem explorar mais sobre o assunto. Pode-se sugerir livros sobre arte e artistas, documentários sobre diferentes formas de arte, sites com jogos e atividades interativas relacionadas à arte, ou visitas a museus e galerias de arte. O professor também pode incentivar os alunos a continuar explorando as relações entre diferentes formas de arte em suas próprias criações.

  4. Por fim, o professor deve resumir brevemente a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele/ela pode mencionar como a compreensão das diferentes linguagens artísticas e suas relações pode enriquecer a apreciação dos alunos pela arte em todas as suas formas. Além disso, pode-se explicar como essa compreensão pode ser útil em várias profissões e atividades do cotidiano, desde o design de interiores até a publicidade e a produção de filmes.

  5. Para encerrar a aula, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e incentivar a continuidade do estudo e exploração das linguagens artísticas. Pode-se também abrir um espaço para perguntas finais e comentários dos alunos sobre a aula.

Esta etapa de conclusão é essencial para encerrar a aula de forma estruturada e coerente, reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuar aprendendo e explorando o assunto fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies