🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Construção das Artes Visuais

Artes

Original Teachy

'EF15AR02'

Construção das Artes Visuais

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Construção das Artes Visuais

Palavras ChaveArtes Visuais, Cor, Linha, Ponto, Criatividade, Expressão Individual, Profissões, Design Gráfico, Arquitetura, Vídeo Educativo, Atividade Prática, Mural Coletivo, Reflexão, Trabalho em Equipe, Quiz
Materiais NecessáriosPapel kraft grande, Lápis de cor, Giz de cera, Canetinhas, Adesivos coloridos, Computador ou projetor para exibição de vídeo, Folhas de papel, Lápis, Borrachas
Códigos BNCCEF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa introduzir os alunos aos elementos básicos das artes visuais, como cor, linha e ponto, e demonstrar como esses conceitos são fundamentais tanto na criação artística quanto em diversas profissões relacionadas ao mercado de trabalho. Ao desenvolver essas habilidades práticas, os alunos serão capazes de perceber e aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções artísticas e em outras atividades cotidianas que envolvem design e expressão visual.

Objetivos principais:

1. Explorar os elementos constitutivos das artes visuais, como cor, linha e ponto.

2. Reconhecer a importância e a aplicação desses elementos em diferentes contextos visuais.

Objetivos secundários:

  1. Estabelecer uma base sólida para futuras explorações artísticas.
  2. Fomentar a criatividade e a expressão individual através da prática artística.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade despertar o interesse dos alunos pelo tema das artes visuais, mostrando a relevância desses conceitos em situações reais e no mercado de trabalho. Ao conectar os elementos básicos das artes visuais com profissões conhecidas, os alunos compreendem a importância e aplicação prática dos conhecimentos que irão adquirir.

Contextualização

Contextualização: As artes visuais estão presentes em nosso dia a dia de várias formas, desde os desenhos animados que assistimos na TV até as embalagens dos produtos que compramos no supermercado. Todos esses elementos visuais são criados usando conceitos básicos como cor, linha e ponto. Esses elementos são a base para qualquer criação artística e desempenham um papel crucial na forma como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: Sabia que muitos designers de jogos, ilustradores de livros infantis e até arquitetos começam seus projetos pensando em cores, linhas e pontos? Por exemplo, um designer gráfico usa cores e linhas para criar logotipos que representam marcas. Um arquiteto utiliza linhas para desenhar plantas de casas e edifícios. Esses profissionais aplicam os mesmos conceitos que vamos explorar hoje em sala de aula, mostrando como as artes visuais são importantes tanto na arte quanto em diversas carreiras.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Para iniciar nossa aula, exiba um vídeo curto (2-3 minutos) que mostra diferentes profissões que utilizam elementos das artes visuais. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora aos alunos: 'Vocês conseguem imaginar como seria nossa vida sem cores, linhas e pontos?' Incentive-os a pensar e compartilhar suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os elementos constitutivos das artes visuais através de atividades práticas e interativas. Ao envolver os alunos em um processo criativo e colaborativo, consolidam-se os conceitos de cor, linha e ponto, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em contextos diversos.

Tópicos a Abordar

  1. Elementos básicos das artes visuais: cor, linha e ponto.
  2. Aplicação prática dos elementos visuais em diferentes profissões.
  3. Reconhecimento e exploração de cores, linhas e pontos em atividades práticas.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as cores, linhas e pontos estão presentes em sua vida cotidiana. Incentive-os a pensar em objetos e ambientes ao seu redor e como esses elementos visuais influenciam suas emoções, percepções e decisões diárias. Pergunte: 'Como seria o mundo se não tivéssemos cores, linhas e pontos? Como isso afetaria nossa forma de ver e interagir com o mundo?'

Mini Desafio

Criando um Mural de Elementos Visuais

Nesta atividade prática, os alunos irão criar um mural coletivo utilizando cores, linhas e pontos. O objetivo é que eles explorem os elementos básicos das artes visuais de forma colaborativa, aplicando os conceitos aprendidos.

Instruções

  1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
  2. Distribua materiais como papel kraft grande, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e adesivos coloridos.
  3. Cada grupo deve escolher um tema para o mural (ex: natureza, cidade, espaço) e decidir como irão utilizar as cores, linhas e pontos para representar esse tema.
  4. Incentive os alunos a experimentarem diferentes tipos de linhas (retas, curvas, onduladas) e combinações de cores.
  5. Após finalizarem o mural, cada grupo deve apresentar sua criação para o restante da turma, explicando as escolhas visuais que fizeram e como utilizaram os elementos estudados.

Objetivo: Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe, explorando os elementos visuais de forma prática e lúdica.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que desenhem, individualmente, um objeto de sua escolha utilizando apenas pontos e linhas. Incentive a criatividade e a experimentação com diferentes tipos de linhas e padrões de pontos.
  2. Proponha um jogo de adivinhação em que cada aluno desenha um objeto utilizando apenas cores, linhas e pontos, e os colegas devem adivinhar o que é.
  3. Crie um quiz com perguntas sobre os conceitos de cor, linha e ponto, como 'Qual é a diferença entre uma linha reta e uma linha curva?' ou 'Como as cores podem influenciar nossas emoções?'

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem a finalidade de consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo uma reflexão sobre a importância dos elementos das artes visuais tanto no contexto artístico quanto em diversas áreas do mercado de trabalho e na vida cotidiana. A discussão e o resumo final ajudam a fixar os conceitos e a motivar os alunos a aplicarem esses conhecimentos de forma prática e criativa.

Discussão

Discussão: Promova uma discussão entre os alunos sobre os elementos das artes visuais explorados durante a aula. Pergunte como eles se sentiram ao trabalhar com cores, linhas e pontos e quais foram as dificuldades e descobertas que tiveram. Incentive-os a compartilhar como poderiam aplicar esses conhecimentos em outras áreas de suas vidas, como na decoração de seus quartos, na criação de cartões de aniversário, ou até mesmo em projetos escolares futuros.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a importância dos elementos básicos das artes visuais: cor, linha e ponto. Relembre as atividades práticas realizadas, como o vídeo inicial, o mural coletivo e os exercícios de fixação. Enfatize como cada atividade contribuiu para a compreensão e aplicação desses conceitos.

Fechamento

Fechamento da Aula: Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos elementos das artes visuais. Reforce a ideia de que esses conceitos não são apenas fundamentais para a criação artística, mas também são amplamente utilizados em diversas profissões e aspectos do dia a dia. Incentive os alunos a continuar explorando e experimentando com cores, linhas e pontos em suas atividades cotidianas.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies